займ онлайнкредиты онлайн
Close

Você já viu uma foto como essa? Sabe onde é esse penhasco e porque nos últimos meses tantos malucos aparecem pendurados nele? A trilha da Pedra do Telégrafo ficou famosa depois que fotos como essa apareceram aos montes no Instagram. Como nós adoramos um desafio, resolvemos conferir de perto como é essa pedra é aproveitar para conhecer um pouco mais da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

pedra do telegrafo trilha rio de janeiro foto beira penhasco abismo

Como chegar na Pedra do Telégrafo?

A Pedra do Telégrafo fica em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A região fica a cerca de 50km de distância do Centro. Já mostramos aqui como é a trilha da Pedra do Pontal no Recreio, também nessa região e agora fomos um pouco mais longe para descobrir mais dessa área ainda pouco explorada por pessoas de fora.

Para chegar de carro basta ir em direção à Barra da Tijuca (pegue a Av. das Américas), passe pelo Recreio e pegue a saída em direção à Barra de Guaratiba (cuidado para não entrar para Guaratiba, a placa precisa dizer Barra de Guaratiba). Pegue a Estrada Roberto Burle Marx até chegar ao Campo de Prova de Marambaia, área restrita do Exército.

DCIM102GOPRO

pedra do telegrafo vista barra de guaratiba rio de janeiro trilha praias

Logo depois da antiga ponte da Restinga de Marambaia você verá uma subida à esquerda com alguns bares logo na entrada. Embora seja bem íngreme, tente subir com o carro até o final (isso já vai te economizar muito esforço). Em muitos momentos parece que o caminho não vai dar em lugar nenhum ou que o carro não vai aguentar, mas siga em frente sempre para cima.

Você vai chegar em uma área um pouco mais aberta onde há uma parede na qual está escrito “Moradores novos e antigos mantenham essa área limpa. Visitantes também”. Dali ainda é possível ver uma subida suficientemente ampla para subir com o carro, mas estacione ali embaixo mesmo. No canto direito é possível ver a marca de uma “pegada de bota”. Esse símbolo indica o caminho da trilha.

pedra do telegrafo inicio comeco da trilha barra de guaratiba rio de janeiro
Início da trilha. Atenção à bandeira vermelha que indica onde virar.

Indo de ônibus é preciso ir até a Barra, no Terminal Alvorada e depois pegar o BRT até a estação Ilha de Guaratiba. Depois pegue um ônibus até Barra de Guaratiba, salte no ponto do Campo do Exército.

Levamos de carro um pouco mais de uma hora para chegar até Barra de Guaratiba, um casal que conhecemos já voltando pela trilha disse que levaram três horas de ônibus indo do Flamengo até lá.

Como é a trilha?

A trilha da Pedra do Telégrafo já é bem conhecida dos moradores locais nem tanto pela agora famosa pedra do penhasco, mas porque a mesma trilha também dá acesso a trilhas para praias selvagens da região.

Com a alta popularidade da pedra, a trilha principal até o topo está bem aberta e é preciso prestar atenção apenas nas bifurcações, que levam até as trilhas para as praias. Siga sempre rumo acima, pois não há muitas sinalizações na trilha. Em alguns trechos vimos um saco amarrado entre as árvores ou o símbolo da pegada pintado na pedra, mas são poucos.

pedra do telegrafo como e a trilha rio de janeiro barra de guaratiba

A trilha é de nível leve / intermediária e dura em média 40 minutos. Não há muito visual ao longo dos 354 metros da trilha, já que as árvores altas cobrem boa parte do caminho, o que é bom pois protege quem estiver subindo do sol. Somente a parte final da trilha é descoberta e exposta ao sol.

pedra do telegrafo como e a trilha rio de janeiro passeio carioca barra de guaratiba

O que levar?

Água! Principalmente no verão leve bastante água, pois a subida constante pode ser bem desgastante. Repelente também é uma boa já que existem muitos mosquitos na trilha. Procure também usar roupas leves e confortáveis e tênis. A trilha é curta então não há necessidade de levar comida e ainda evita peso na mochila.

Como tirar a foto perfeita na Pedra do Telégrafo?

Primeiro vamos esclarecer um ponto. A Pedra do Telégrafo real é onde existe a bandeira do Brasil no topo, por isso a trilha se chama trilha da Pedra do Telégrafo. Não se sabe ao certo quando e quem descobriu que aquela pedra daria um ótimo ângulo para foto, mas assim que as primeiras fotos ganharam o Instagram a trilha ficou famosa e a pedra ficou conhecida pelo nome de sua vizinha. Na verdade o seu nome real é Pedra do Cavalo.

pedra do telegrafo trilha rio de janeiro barra de guaratiba passeio

A essa altura você já deve saber que o segredo da Pedra é o ângulo da fotografia, certo? Na verdade a pedra fica em uma inclinação, mas não num penhasco ou abismo como as fotos sugerem. Se você cair ali com certeza vai se machucar um pouco, mas nada fatal como as fotos dão ideia. Ao fundo é possível ver toda a Restinga de Marambaia, um pouco da Barra da Tijuca e até a Pedra da Gávea.

pedra do telegrafo foto penhasco barra de guaratiba rio de janeiro

pedra do telegrafo trilha pedra do cavalo rio de janeiro barra de guaratiba

Para tirar a foto perfeita é preciso ficar quase sentado no chão para pegar bem toda a orla ao fundo. E aí vale soltar a criatividade para fazer diversas poses.

Melhor dia para fazer a trilha

A popularidade dessa Pedra trouxe mais do que vários likes no Instagram, trouxe muuuuitos visitantes para a trilha. Em finais de semana chega-se a ter que esperar duas horas em uma fila para poder tirar uma foto. Fomos numa segunda-feira de manhã e quando chegamos só havia um único grupo de cinco turistas lá.

pedra do telegrafo foto beira ponta penhasco abismo barra de guaratiba rio de janeiro

Procure fazer a trilha o mais longe possível do final de semana e também cedo para evitar sol quente e, é claro, filas.

Depois de inúmeros cliques, retornamos e aproveitamos para almoçar frutos do mar (especialidade dos restaurantes na estrada) e seguimos para outro lugar secreto do Rio de Janeiro: a Praia do Secreto!

pedra do telgrafo foto beira abismo penhasco rio de janeiro trilha barra de guaratiba

pedra do telegrafo alto trilha rio de janeiro barra de guaratiba

pedra do telegrafo foto beira do penhasco rio de janeiro


Quer ver mais passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro? Confira também:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro – Dicas de bairros e hotéis

O que fazer no Rio de Janeiro – 51 boas ideias para você aproveitar a cidade

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Trilha do Pão de Açúcar – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra da Gávea – Rotas Cariocas

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Que dica legal, as fotos ficam realmente muito lindas e divertidas!

    • Jessica Veneravel

      Valeu Bárbara! 🙂