Arraial do Cabo é uma cidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro que reúne algumas das praias mais bonitas do Brasil. A cidade que também é conhecida como a capital do mergulho, recebe o apelido de Caribe Brasileiro por suas águas límpidas e de cores que variam entre verde esmeralda e azul piscina, muito parecida com as praias do Caribe.

Costumo dizer aos meus amigos que depois de Ilha Grande, Arraial do Cabo é o meu lugar preferido no Rio de Janeiro. Porém, mesmo já tendo viajado diversas vezes para lá, nunca tínhamos feito o famoso passeio de barco.

A convite da empresa Arraial Vip Turismo, fomos até Arraial do Cabo conferir esse tour que todos consideram imperdível e vamos contar um pouco a vocês sobre a nossa experiência.

Passeio de barco em Arraial do Cabo - Gruta do amor
Olha o barco deles lá atrás!

Passeio de barco com a Arraial Vip Turismo

O passeio começa no pier da Praia dos Anjos, bem em frente a Associação de Barqueiros de Arraial. Lá você paga a taxa municipal de embarque no valor de R$ 3,00 por pessoa.

Foi lá onde encontramos o dono da empresa, um cara gente finíssima chamado João. Enquanto esperávamos juntar todas as pessoas para o tour, conversamos um pouco sobre como seria o passeio e quais lugares iríamos passar.

O passeio de barco custa R$60,00 por pessoa e conta com duas paradas para mergulho, na Praia do Farol (considerada a praia perfeita do Brasil) e nas Praias do Pontal do Atalaia. Durante o trajeto é possível conhecer também a Gruta Azul, a Fenda de Nossa Senhora dos Remédios, a Cratera do Meteorito, a Pedra do Macaco, a Gruta do Amor e a famosa Praia do Forno. Ao todo o passeio dura em média 2 horas.

Passeio de barco em Arraial do cabo ilha do farol
Praia da Ilha do Farol, um dos pontos altos do passeio

Esqueça também aquelas grandes escunas entupidas de gente,  tocando música (muitas vezes de gosto duvidoso) no último volume. A embarcação tem capacidade para 24 pessoas e por opção do João (e na minha opinião um ponto positivo) eles não colocam som no barco. Durante o passeio são servidos água e refrigerante (já incluídos no preço do passeio) e a embarcação conta com um banheiro a bordo e, é claro, colete salva vidas para todos.

Começando o passeio

Entramos no barco, o João deu todas as orientações de segurança necessárias e começamos o passeio. Nossa primeira parada foi na Praia da Ilha do Farol, onde ficaríamos por 40 minutos. A única forma de se chegar até a praia é de barco e o acesso é controlado pela Marinha do Brasil. Apenas embarcações autorizadas podem atracar na praia.

A Ilha do Farol é incrivelmente linda e ao chegar lá pudemos entender o motivo dela ter sido considerada a praia perfeita do Brasil. Areia branca e um mar tranquilo de águas límpidas formam uma paisagem de tirar o folego.

Passeio de barco em Arraial do Cabo - praia do farol
Olha a praia da Ilha do Farol lá atras!

Passeio de barco em Arraial do cabo arraial vip turismo ilha do farol

Passeio de barco em Arraial do cabo arraial vip turismo farol

Não é permitido desembarcar com nenhum tipo de sacola plástica, garrafa ou qualquer tipo de material que possa poluir a praia.

Passado os 40 minutos retornamos ao barco e partimos em direção às Prainhas do Pontal do Atalaia. No caminho é possível observar a Fenda de Nossa Senhora dos Remédios (padroeira de Arraial do Cabo), a Pedra do Macaco, a Gruta Azul e a Cratera do Meteorito (onde alguns pesquisadores acreditam que a rocha foi atingida um meteorito).

Passeio de barco em Arraial do cabo arraial vip turismo fenda nossa senhora
Fenda da Nossa Senhora

Durante o trajeto até as Praias do Pontal do Atalaia, vimos diversas tartarugas! Não foram nem uma nem duas não, foram várias!

A Praia do Pontal do Atalaia é outra incrível! A cor da água é de impressionar e na minha opinião é uma das praias mais bonitas de Arraial do Cabo. O local não possui muita estrutura para turistas, ou seja, do jeito que a gente gosta. Existem apenas um ou dois ambulantes vendendo bebidas e as praias não são tomadas por barracas.

Passeio de barco em Arraial do cabo prainha do pontal do atalaia
Praia do Pontal do Atalaia – Essa foto não foi tirada durante o passeio mas é possível entender um pouquinho como é a praia.

Quando chegamos de barco em frente a praia, o João nos perguntou se gostaríamos de desembarcar numa área bem ao lado da praia, chamada Gruta do Amor. Até então eu não conhecia esse lugar, mas como ele nos garantiu que o lugar é incrível, confiamos e fomos na dica dele.

Foi mais um lugar incrível que conhecemos em Arraial do Cabo! Água tão (ou mais) límpida quanto na Praia da Ilha do Farol e absolutamente ninguém no local! É possível entrar na gruta e quando você tira fotos de dentro para fora, é possível fazer o efeito silhueta, onde o formato da gruta forma um coração! Simplesmente incrível! É possível chegar na Gruta margeando a Praia pelo canto esquerdo, mas para isso é preciso que a maré esteja baixa e com poucas ondas.

Passeio de barco em Arraial do Cabo - Gruta do amor
Olha a cor dessa água!
Bem em frente a Gruta do Amor com os amigos do passeio. De preto o dono do Arraial Vip Turismo, o João
Gruta do Amor

Após 40 minutos voltamos ao barco para a última parada, na praia do Forno. Do barco é possível ter um visual diferente (e tão bonito quanto) ao do que temos quando fazemos a trilha para a praia.

Passeio de barco em Arraial do cabo arraial vip turismo praia do forno

Após esse passeio incrível, era hora de voltar para a Praia dos Anjos e terminarmos o passeio.

No final, a experiência foi incrível. O passeio é muito bonito e o atendimento / atenção do João e da sua equipe foi demais. Todos sempre muito atenciosos nos oferecendo água e refrigerante, ajudando no embarque e desembarque de cada um dos passageiros (e das mochilas com os equipamentos fotográficos) e explicando detalhadamente a história de cada lugar. Outro diferencial do passeio, é que o João fotografa com uma GoPro os passageiros e posta as fotos na Fanpage da empresa.

E para fechar o artigo, uma recomendação que nós sempre damos aos nossos leitores tanto na hora de reservar um hotel ou ou passeio como esse. Procurem avaliações e relatos de outros viajantes que já fizeram o tour. Na fanpage do Arraial Vip Turismo é possível encontrar uma avaliação de 4.9 num total de 5, além de diversos comentários avaliando o serviço prestado pela empresa. Ou seja, podem ir de olhos fechados que os caras são realmente bons no que fazem!

Arraial Vip Turismo

Valor do passeio: R$ 60,00
Tel e Whatsapp: (22) 99766-6027 ou (22) 99819-8183
Fanpage: https://www.facebook.com/arraialvipturismo/
Instagram: https://www.instagram.com/arraialvipturismo/

Nós fizemos o tour à convite da empresa Arraial Vip Turismo, mas todas as opiniões aqui no post são reais e baseadas nas experiências durante o passeio. Podem fechar o passeio com eles que o atendimento é VIP mesmo!

Quer saber mais sobre Arraial do Cabo? Confira também:

Arraial do Cabo: o paraíso do Atlântico

As 5 melhores praias de Arraial do Cabo

4 das melhores pousadas em Arraial do Cabo

Confira também outras opções de hospedagem em Arraial do Cabo!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

• Lorrane Julien

Oi! Nessa gruta do amor é o local que tem um trampolim?