Close

A cidade de Stavanger, na Noruega é mais conhecida como ponto de partida para as trilhas para a Kjeragbolten (aquela pedra que está presa sob um abismo) e a para a Preikestolen, além dos fiordes noruegueses. No entanto, a cidade é bem simpática, é ponto de parada de vários cruzeiros e muito devido a isso desenvolveu uma certa estrutura para receber e entreter turistas.

Cidade portuária

Stavanger é uma cidade portuária por definição. O porto é o grande centro da cidade que tem cerca de 120 000 habitantes. Particularmente eu sempre tenho muita dificuldade em “entender” o tamanho de uma cidade apenas com esse número de habitantes. Então, para efeito de comparação vamos usar Niterói. Minha cidade natal é considerada um “ovo” e conta com estimativa de 496.000 habitantes, com 129,3 km2 contra apenas 71 km2 de Stavanger. Já deu para perceber o quão pequena é a cidade norueguesa, certo?

stavanger-noruega-cidade-portuaria-porto-cruzeiros-escandinavia-europa-viagem
Feirinha de artesanato “recepcionando” os turistas vindos do cruzeiro.

Mas isso não quer dizer que ela não tenha seu charme. Logo contornando o porto está o coração da vida noturna da cidade. Vários pubs e restaurantes se enfileiram oferecendo ao visitante desde karaokê e comida mexicana até opções mais requintadas e música ambiente. Infelizmente, assim como tudo na Noruega, o preço é um pouco alto para bolsos brasileiros, mas vale a pena “esbanjar” um pouco em pelo menos um dia.

A maior parte desses restaurantes possui também mesas na área externa e mesmo em dias mais frios é possível apreciar a vista para o porto com cobertores fornecidos pelos próprios estabelecimentos e aquecedores que dá vontade de passar o dia inteiro ali. Algo como alguns bares também oferecem na Leidseplein, em Amsterdam.

Cidade Viking!

Impossível falar de qualquer região da Escandinávia sem falar dos Vikings! Esses guerreiros sempre sedentos por mais território saíram das regiões da Noruega, Dinamarca e Suécia e foram parar em vários outros territórios da , como a Irlanda por exemplo(lembram de um evento muito legal que aconteceu em Dublin comemorando a derrota dos invasores Vikings?).

A Noruega se orgulha muito do seu passado Viking e em toda Stavanger é fácil encontrar referências a esses guerreiros. As lojas de lembranças são lotadas de tudo com a “marca” Viking em produtos de todo tipo, livros contando as histórias de conquistas são fáceis de encontrar, assim como referências na decoração de restaurantes também.

Catedral de Stavanger

A Catedral fica bem próxima ao porto e ao seu redor está um simpático parque daqueles que fazem lembrar filmes antigos com coreto e chafariz no centro. Não ficamos muito tempo na Igreja pois além de estar fechada ela acabou se transformando em ponto dos chamados “ciganos” que ficavam pedindo esmolas.

stavanger-catedral-cidade-noruega-viagem-europa-estilo-gotico-medieval

stavanger-catedral-parque-noruega-centro-chafariz-viagem-europa-primavera

Torre Valberget

Essa torre fica no topo de uma colina. O caminho é facilmente acessível direto do centro comercial da cidade. Do topo é possível ter a visão de todo o porto. Por sinal, uma das funções dessa torre ao longo dos anos foi servir de ponto de vigia de navios inimigos. Estima-se que a torre tenha sido construída em 16002.

stavanger-torre-valbergt-cidade-noruega-turismo-escandinavia-europa-viagem

Museu do Petróleo

O Museu do Petróleo de Stavanger geralmente é atração escolhida pelos turistas que desembarcam de cruzeiros devido a proximidade com o centro. O prédio construído para o museu é imenso e mostra todo o o processo de extração do petróleo até suas utilidades; e do lado de fora peças de estaleiros foram reaproveitadas e transformadas em brinquedos para as crianças. O ingresso custa 100 NOK por adulto.

stavanger-museu-do-petroleo-noruega

As três espadas

E se você quiser se sentir num cenário digno de Game of Thrones ou O Senhor dos Anéis, vale ir conhecer o monumento “Espadas na Montanha”. Trata-se literalmente de três diferentes espadas de 10 metros de altura enterrados na terra à beira mar. O monumento foi construído em homenagem à Batalha do Fiorde de Hafrs, que resultou na união de todos os reinos que hoje formam a Noruega que conhecemos.

stavanger-espadas-na-montanha-sverd-i -fjell-noruega-monumento

Confesso que achamos que as espadas eram bem maiores do quando chegamos lá, mas mesmo assim é um monumento bem interessante (principalmente para quem adora fotografia).

Quando fomos o dia tinha amanhecido com sol, mas logo nublou. Porém em dias de sol também é legal parar no parque de frente para o lago logo ao lado e fazer um piquenique. Várias famílias faziam isso enquanto crianças brincavam com cachorros. Para quem gosta de natureza e de fazer longas caminhadas, uma grande área verde com árvores fechadas formam uma espécie de caminho. Nós começamos a andar, mas era bem longo e não queríamos gastar muita energia ali, afinal, no dia anterior tínhamos feito a trilha para a Kjeragbolten e no dia seguinte era hora da Preikestolen.

stavanger-espadas-na-montanha-sverd-i -fjell-noruega-monumento-turismo

stavanger-espadas-na-montanha-sverd-i -fjell-noruega-monumento-lago

Para chegar no monumento e no parque ao lado é só pegar o ônibus 29, saindo em frente à estação de ônibus (a mesma onde pegamos o ônibus da Tide Reiser para as trilhas). O bilhete custou cerca de €3 é válido por uma hora.

Bônus! Os trolls

E é claro! Assim como os Vikings outra figura presente em toda a Escandinávia são os Trolls! Os trolls fazem parte do folclore da Escandinávia assim como o saci-pererê faz parte do nosso. As histórias são muitas, assim como as suas digamos, subdivisões com um tipo sendo mais alto, outro sendo mais feio ou mais raro. A verdade é que não importa a história, para nós essa é uma cultura tão diferente e mágica que qualquer lenda é uma surpresa.

stavanger-cidade-noruega-trolls-escandinavia

A Trolltunga tem esse nome em referência às lendas dos Trolls que se escondiam em cavernas para se proteger da luz solar. O nome da pedra significa Língua do Troll.

Trilha para a Trolltunga na Noruega landscape
Nós, na ponta da Trolltunga!

Vai para a Noruega? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance

Quer saber mais da nossa viagem pela Noruega? Confira também:

Noruega: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Como planejar sua viagem de aventura à Noruega

Oslo – Passeio de 1 dia pela capital da Noruega

Confira aqui as melhores opções de hospedagem em Stavanger:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Lene Antônia

    ADOREI, MAS COMO CONSEGUIRAM TIRAR AQUELA FOTO NO TROLLTUNGA?

    • Oi Lene, pedimos para um casal tirar as fotos quando estávamos juntos na pedra =)