Close

Visitar uma cidade da Europa e não aproveitar para ir a de seus parques urbanos é um verdadeiro desperdício! Não falo isso como uma dica de mais um ponto turístico para se visitar, mas porque sempre tenho a impressão de que nesses parques é possível ter um contato mais próximo com o ritmo e o estilo de vida dos moradores locais. E se Londres tem o Hyde Park e Dublin, o Saint Stephen’s Green, Amsterdam tem o gigantesco Vondelpark!

O Vondelpark fica pertinho de duas regiões que qualquer turista em Amsterdam vai visitar o Leidseplein, uma rua cheia de restaurantes e bares de todos os tipos e preços e a Museinplein, onde está o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e o letreiro Iamsterdam. Mas se pretende colocar uma visita ao parque com tempo contado, nem precisa. O Vondelpark é um daqueles lugares para você visitar sem pressa, sem horário para voltar.

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip
O dia estava lindo e ensolarado, mas mesmo assim um casaco continuava bem vindo.

A história do Vondelpark

O parque foi originalmente construído em 1864 por um grupo de moradores que queria preservar uma área verde na cidade, já que outro parque da época, o Plantage, tinha acabado de ser fechado para ser transformado em mais residências. Embora tenha sido aberto a público já em 1865, foi só em 1877 que todo o projeto do parque foi concluído. Em 1953 o parque acabou tendo que ser vendido para a prefeitura de Amsterdam, devido aos altos custos de manutenção, mas com a condição de que o mesmo continuasse aberto a público.

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip coreto

A história do Vondelpark de certa forma mostra a evolução da cidade de Amsterdam. Do início quando a prefeitura só pensava em expandir a qualquer preço a cidade até a consciência da importância de um espaço verde como esse; da liberação do acesso de ciclistas no espaço até a polêmica sobre a suposta liberação para os visitantes fazerem sexo no parque…

O Vondelpark é um espaço que nasceu do povo e ainda pertence a ele. Até o seu nome, foi “escolhido” pela pela população. Na verdade o nome era algo como “Novo Parque”. Até que colocaram lá a estátua do escritor holandês Joost van den Vondel. Daí em diante os frequentadores do parque começaram a chamar o local de “parque do Vondel”

O que ver no Vondelpark?

Não há um roteiro fechado do que ver e fazer no Vondelpark. Ao menos eu não consigo pensar em um. A graça é justamente entrar e se deixar perder entre os caminhos que rodeiam o lago. No primeiro dia que visitamos o parque compramos um cachorro quente na barraquinha do lado de fora em frente ao Hard Rock Cafe e fomos comer sentados no parque.

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip

De lá vimos de tudo: pessoas se exercitando, pessoas dormindo na grama, grupos de jovens conversando, pessoas que obviamente estavam em dia de trabalho relaxando no seus intervalos de almoço e também o pessoal que já chegava com uma garrafinha de água nas mãos e se dirigia aos cantos mais distantes do parque (veja mais em Sobre a maconha em Amsterdam).

Dentro do parque existem barraquinhas de sorvete e pelo menos dois restaurantes. Ambos são muito agradáveis, mas o que é em frente ao lago nos chamou mais atenção justamente por ter mesas ao ar livre bem de frente para o laguinho. Mas, como nosso orçamente era apertado, nem pensamos em sentar e comer e seguimos com nosso passeio.

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip

Bicicletas no Voldenpark

Para quem adora um passeio de bicicleta, mas que não se sente muito a vontade no transito hard-core das ciclovias de Amsterdam (foi o transito mais louco que já vi na vida; e nós viemos do Rio!), uma ótima opção é alugar uma bike e desfrutar o parque com ela.

Para eles já é natural, mas nós nos espantávamos e achamos muita graça das bicicletas com compartimentos para “carregar crianças”. Já tínhamos visto um modelo desses nas lojas de Dublin, mas nunca havíamos visto uma na rua por lá. Já em Amsterdam é super normal colocar as vezes até quatro crianças ali e sair com elas pela cidade.

vondelpark amsterdam passeio parque holanda europa eurotrip

vondelpark amsterdam parque bicicleta baú para crianças holanda europa
modelo de bicicleta com um “compartimento para crianças”

É possível ver os diferentes modelos pela cidade inteira, mas no Vondelpark é mais fácil de observar como é normal e seguro andar pela cidade com as crianças de 4, 5 anos ali.

Muitas pessoas também deixam seus cachorros soltos no Vondelpark, o que me deu a chance de “atacar” alguns e matar um pouco as saudades do meu.

vondelpark amsterdam parque portão de achados e perdidos
Portão de achados dentro do Vondelpark. Detalhe para a tradução também em português.

Resumindo: quando você estiver em Amsterdam e se sentir cansado ou fazendo tudo “ligado no automático”, dê uma passada no Vondelpark e se permita descansar um pouco. Na loucura de aproveitar ao máximo os dias de uma viagem à Europa, afinal, sabemos que não é nada barato, às vezes no estressamos mais do que relaxamos. Faça como os moradores de Amsterdam, tire férias da cidade ali no parque. É perto e é de graça!


Vai vistar Amsterdam? Clique aqui é garanta o seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem Amsterdam? Confira também:

Imperdível em Amsterdam – O Museu Van Gogh

Keukenhof – Como é o parque das tulipas em Amsterdam

Heineken Experience – Um parque de diversões para adultos

Confira aqui as melhores opções de hospedagem em Amsterdam!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.