Close

Quem está acompanhando os artigos da nossa viagem de aventura pela Noruega, já deve estar esperando por esse artigo. Depois da nossa trilha para a Kjeragbolten, chegou a hora de conhecermos a famosa Preikestolen, também conhecida como Pulpit Rock, ou Pedra do Púlpito, em português.

Preikestolen é uma falésia de 604 metros que fica bem de frente para o Lysefjord. O topo da rocha é praticamente todo plano e por alguns ângulos até lembra um pouco a paisagem do Cliffs of Moher, na Irlanda.

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 10
Olha eu ali na pontinha da pedra!

Por ser incrivelmente bonito, ficar bem próximo a Stavanger e pela trilha não ser muito difícil, o hiking até a Preikestolen é um dos mais populares da Noruega.

Como chegar até a base da trilha?

A melhor maneira de chegar até o início da trilha é pegando um ferry de Stavanger até Tau e depois um ônibus da estação de ferry em Tau até a base da trilha.

A empresa Tide Reiser faz esse trajeto nos meses de julho, agosto e setembro. O preço é de 250 Nok (cerca de € 27) e está incluso todo o translado até a base da trilha (ferry + ônibus), ida e volta. Clicando aqui você pode comprar o bilhete e consultar a tabela de horários.

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega como chegar tide reiser

Caso o seu planejamento seja igual ao nosso, e você pretenda ir até Odda para fazer a trilha da Trolltunga, a mesma empresa oferece um ônibus direto (apenas nos meses de julho e agosto) que ajuda muito nessa logística. O ônibus sai pontualmente às 14h45 da base da trilha e que vai direto para Odda. Isso mesmo, acabou a trilha já entra no ônibus seguir viagem.  Esse trajeto custa 595 Nok (cerca de € 65) e você pode comprar e buscar mais informações clicando aqui.

A trilha para a Preikestolen

Assim que desembarcamos do ônibus, às 10h da manhã, procuramos algum lugar onde poderíamos deixar nosso mochilão. Lembra que eu falei que depois da trilha a gente iria direto para Odda? Então, nós estávamos com toda a nossa bagagem e não rolava fazer a trilha com todo aquele peso. Para a nossa sorte, na base da trilha há um hotel onde eles deixam um espaço reservado para quem quiser deixar suas mochilas, sem precisar pagar nada.

mapa da trilha da Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega

Já eram 10h30 quando começamos a caminhada. A trilha é tranquila e muito bem demarcada, em alguns momentos parecia somente uma grande escada. Diferente das trilhas para o Kjeragbolten e para a Trolltunga, o caminho é composto de ora uma estrada de madeira, ora de escada de pedra, mas sempre com uma espécie de cerca. Não há necessidade de contratar um guia.

trilha Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega

Por ser uma das trilhas mais populares da Noruega, vimos famílias inteiras (crianças, idosos e novamente muitos cachorros) no caminho; o que deixava a subida por vezes bem lenta devido à quantidade de gente que estava na trilha.

Ao todo são quase 4km de trilha e a média de tempo para fazê-la é de 2 horas. Nós fizemos a trilha em um bom ritmo e fechamos em 1h30 (que isso, hen?). Fizemos pouquíssimas paradas para descansar e como o tempo não tava muito bom também não paramos tanto no caminho para fazer fotos e vídeos.

trilha para a Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega

Ao chegar lá em cima, uma surpresa bastante desagradável, o tempo estava completamente nublado! A frustração foi imensa. Não dava para enxergar nada, só se via nuvem! A medida que subíamos a montanha já percebemos que em alguns trechos estava bem nublado, mas ainda tínhamos esperança de que no topo estivesse mais aberto.

neblina na Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega

Como eu tinha visto na previsão do tempo que o sol iria abrir a partir das 12h, ficamos para esperar. Não poderia sair de lá sem ver aquela paisagem linda do fiorde Lyse. O problema é que a gente tinha que pegar o ônibus que iria nos levar até Odda, às 14h45!

Após 40 minutos esperando, finalmente o tempo começou a abrir e a gente a se animar! Às 13h o tempo abriu completamente e surgiu uma questão importante: até que horas a gente fica aqui? Em quanto tempo será que a gente consegue fazer a trilha de volta? Eram 13h e a gente estava começando a contemplar a vista do lugar e a tirar as fotos. Deixamos essa preocupação de lado e resolvemos aproveitar ao máximo a Pulpit Rock.

Primeiro fizemos essas fotos onde você fica na pontinha da pedra, com o fiorde bonitão lá em baixo!

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 2

Depois subimos mais umas montanhas para ver a pedra de cima, e na minha opinião essa foi a melhor parte. O lugar é realmente incrível!

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 5

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 6

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 7

Já eram 14h quando resolvemos descer a trilha e vou falar uma coisa, a descida foi tensa! Em 45 minutos o nosso ônibus estaria partindo para Odda! A pergunta era: será que a gente consegue fazer a volta em 40 minutos?

Não foi fácil descer a trilha correndo, pulando de pedra em pedra, se esquivando das pessoas (a Jéssica gosta de falar que eu saí “atropelando todo mundo”) pela trilha, mas sim, nós conseguimos! Fizemos a volta em 35 minutos. Pegamos nossos mochilões e entramos no ônibus quando ele já estava prestes a sair.

Dica importante! Os ônibus são super pontuais, tanto o que pegamos para o Kjeragbolten quanto os que pegamos indo e saindo da Preikestolen saíram exatamente nos horários marcados, nem um minuto a mais, nem a menos.

A viagem até Odda foi simplesmente a viagem mais bonita de onibus que eu já fiz na minha vida, mas isso fica para outro artigo.

Gostamos muito do hiking até a Preikestolen e é um passeio que pode ser feito com crianças. Recomendo que chegue o mais cedo possível para pegar a rocha mais vazia e caso você siga para Odda depois da trilha, para não passar o aperto que nós passamos!

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 1

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 4

Pulpit Rock ou Preikestolen a pedra do pulpito na noruega 8


HeaderLogoTide

Para essa viagem, o blog Deixa de Frescura recebeu o apoio da empresa Tide Reiser que nos ofereceu o transporte até a base das trilhas da Kjeragbolten, Pulpit Rock e até a cidade de Odda.


Vai para a Noruega? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance

Quer saber mais da nossa viagem para a Noruega? Confira também:

Noruega: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Kjeragbolten: A rocha presa em uma fenda a 1.000 metros de altura

Trolltunga – A trilha mais incrível que fizemos na Noruega

Confira aqui as melhores opções de hospedagem pela Noruega!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.