Close

O Museu Van Gogh figura em todas as listas de atrações imperdíveis em Amsterdam. Claro que as obras do pintor que dá nome ao lugar e seu reconhecimento mundial já atraem por si só muita atenção, mas o interessante do Museu é que ele abriga não só trabalhos de Vincent Van Gogh, mas também obras que ele e seu irmão colecionavam de outros artistas, traçando uma linha do tempo de como e de onde vinham as inspirações de Van Gogh, seus mil estudos, seu “selfies” e muito mais.

Por que visitar o Museu Van Gogh?

Arrastar o Bruno para um museu é tarefa difícil, mas como tivemos a oportunidade de ver de perto muitas obras de Van Gogh em nossa passagem por Paris, no Museu Orsay, foi bem fácil convencê-lo a ir ao Museu Van Gogh. Muitos de seus quadros são pequenos e até despretensiosos. Os temas se repetem no esforço do artista para encontrar sua própria técnica e estilo.

Amsterdam Museu Van Gogh museum entrada frente museinplein visita viagem eurotrip
Imagem : Lin ChangChih

Como falei acima, o interessante desse museu é que ele expõe não só as obras de Van Gogh, mas as gravuras, desenhos e pinturas de outros artistas que ele admirava e se inspirava. A coleção montada com o apoio de seu irmão, Theo, reúne desde gravuras com temas tradicionais japoneses até trabalhos de artistas como Paul Gauguin. Ver as obras “originais” e as tentativas do artista em reproduzir algumas das técnicas e temas, humaniza a imagem de que o visitante tem de Van Gogh. Ali é possível ver, por meio de suas obras, seu esforço e sofrimento para evoluir como artista.

Amsterdam Museu Van Gogh museum visita galeria arte viagem eurotrip
Museu Van Gogh: sempre lotado!

Chegamos a brincar que Van Gogh foi o inventor dos “selfies”, diante dos constantes auto-retratos que ele fez buscando aprimorar sua técnica.

Quem procura ver quadros com o estilo que consagrou o artista após sua morte, pode se decepcionar um pouco. O Museu funciona para entender um pouco mais da vida do artista, seu processo de aprendizado de tentativa e erro, inspirações e sua relação com o irmão Theo.

Mas quem também espera ver um Van Gogh digamos “tradicional”, vai se encantar com “Girassóis”. A versão do quadro com fundo amarelo é o grande destaque do Museu.

Amsterdam-Museu-Van-Gogh-museum-quadro-girassois-obra-arte

Compra de ingressos e fila

Estima-se que o Museu Van Gogh receba um milhão e meio de visitantes por ano! Em outras palavras isso quer dizer que sempre há filas para entrar. Fomos em abril, no feriado de Páscoa e Amsterdam estava lotada. Para driblar as filas optamos por adquirir um voucher para o ingresso. Assim pegamos uma fila específica só para a troca de ingressos que foi feita já na entrada do Museu.

Você pode comprar esse voucher nas lojas “Tour & Tickets” espalhadas por Amsterdam ou já adiantar o seu lado e ainda nos ajudar a manter o blog comprando por aqui. O preço é o mesmo, você pula fila e ainda nos ajuda!

O Museu Van Gogh fica no Museunplein, pertinho do Rijksmuseum e do letreiro Iamsterdam. Por sinal, essa também é uma ótima região para se hospedar como falamos em Dicas de bairros e Hotéis.


Vai vistar Amsterdam? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem por Amsterdam? Veja também:

Amsterdam: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Heineken Experience – Um parque de diversões para adultos

Keukenhof – Como é o parque das tulipas em Amsterdam

Confira aqui as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Claudia Fernandez

    Olá Jéssica! Estou viajando para Amsterdam no final de maio. Comprei os ingressos para o Museu Van Gogh através do site de vocês, mas gostaria de comprar mais algumas excursões, tipo para Haia, Rotterdam ou Delft. Vi que o site de vocês direciona essas excursões para o site da empresa Ticketbar.
    Gostaria de saber se vocês endossam a aquisição nessa empresa e se é uma empresa confiável.