Close

Passamos três dias em Edimburgo e experimentamos de tudo: desde o prato com “miúdos de carneiro” ao famoso whisky. No entanto, a Escócia é muito mais do que os kilts e gaitas de fólio, o país é rico em história e andar pelas ruas de Edimburgo é como entrar em um verdadeiro túnel do tempo.

A cidade é dividida em “nova” e “velha”. A “old town” foi construída ao redor do Castelo de Edimburgo; por sinal, a própria cidade foi nomeada Edimburgo devido ao castelo. É nessa área onde estão os monumentos históricos e as construções mais antigas. Sem dúvida a região mais procurada pelos turistas.

edimburgo walking tour

Para ajudar no seu planejamento de viagem, montamos esse guia inicial, com informações gerais sobre Edimburgo, dicas e até duvidas que nós tínhamos antes da viagem, que só conseguimos descobrir a resposta lá.

Quando ir para Edimburgo?

O clima de Edimburgo é bem parecido com o de Dublin. Além do frio e do vento forte, é comum ver dias nublados e com chuva. A melhor época para conhecer a cidade é entre abril e setembro, quando os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas. Nossa viagem foi em março e não temos muito do que reclamar do clima.

edimburgo-walking-tour-caminhada-cidade-pontos-turisticos-escocia-vista-calton-hill

Outra excelente época para conhecer Edimburgo, apesar do frio e dos altos preços é no Ano Novo. Nesse artigo do blog Juntando Mochilas vocês podem ter um gostinho de como são as festas por lá: A autenticidade de Edimburgo.

Como ir do aeroporto até o centro?

Sem dúvida a melhor opção é pegar um ônibus chamado Airlink. Os tickets podem ser comprados num guichê logo na saída do Aeroporto e custam £4 para apenas uma viagem ou £7 para um bilhete de ida e volta. Para pegar o ônibus de volta em direção ao aeroporto é possível comprar a passagem direto com o motorista.

O ônibus é equipado com wi-fi e uma gravação semelhante a do metrô no Brasil anuncia os próximos pontos e os nomes dos hotéis mais famosos próximos a cada parada. Isso torna o trajeto bem fácil mesmo para os passageiros mais enrolados. O intervalo de tempo entre cada ônibus é de 15 minutos, ou seja, super tranquilo.

Ficamos hospedados no Cityroomz e o ponto no qual descemos era em frente ao hotel e o nome do mesmo também foi a anunciado no ônibus antes da parada.

O que fazer na cidade?

Edimburgo é uma cidade bonita, mas na minha opinião, não há tanto o que fazer. Entre museus, parques, monumentos e ruas, os passeios mais clássicos pela cidade são o do Castelo de Edimburgo, Whisky Experience, Calton Hill, Princess Gardens, Scott Monument, Palácio de Holyrood, Princes Street e The Royal Mile.

Falamos sobre essas atrações nos artigos abaixo:

Quantos dias são necessários?

Essa pergunta é clássica e, é claro, vai depender muito de cada viajante. Na minha opinião, três dias completos são suficientes para conhecer a parte antiga cidade, mas é possível fazer um roteiro bem corrido em dois dias. Por mais que a cidade seja muito bonita, Edimburgo não tem tantas atrações que prendam o turista por mais de três dias na cidade (a não ser que você opte por fazer passeios bate e volta na cidade). Além disso, as atrações são próximas uma das outras, o que facilita bastante o deslocamento.

Em três dias, sem pegar qualquer meio de transporte, conseguimos rodar por todos os pontos que planejamos com bastante folga.

edimburgo-william-wallace-foto

E o Lago Ness?

A essa altura do post você já deve estar se perguntando: Mas ele não vai falar sobre o famoso Lago Ness? Bom, vamos lá. Nós não fizemos esse tour até o Lago Ness durante a nossa viagem, pois após muita pesquisa, chegamos a conclusão que o passeio é uma grande furada, mas vamos explicar um pouco.

O Lago Ness fica em uma região na escócia chamada Highlands. A região é realmente muito bonita e vale a pena uma viagem para essa área se você tiver mais tempo para ficar no país. Com o tempo limpo, as paisagens são realmente de tirar o fôlego. Fora isso, esquece que é furada.

O tour até o Lago Ness é feito em um ônibus desses de excursão e o tempo médio do passeio é de 12 horas. Além disso, lemos relatos de pessoas que pagaram entre £30 e £40 pelo passeio, mesmo em baixa temporada!

Agora junte todas informações e tire sua própria conclusão. Será que vale a pena o passeio? Pra mim, não. Mas caso você ainda não tenha se convencido e realmente quer fazer esse tour, não esqueça de checar a previsão do tempo para tentar pegar um céu azul.

Edimburgo vale a pena?

Sem dúvida. Pra mim toda viagem vale a pena, mas é sempre bom pensar em prioridades e custo X benefício. Se a viagem for para passar o Ano Novo, aí vale ainda mais. Como já falamos, o Reveillon em Edimburgo é bem famoso e considerado um dos melhores da Europa (detalhe: a comparação é com outros países da Europa, não com o Brasil cujas festas de virada do ano são gratuitas).

Se for para um mochilão, eu já não tenho tanta certeza. Olhando pelo lado custo X benefício, Edimburgo é uma cidade cara, não só pela libra ser a moeda oficial, mas pelos preços em geral. Já a região norte da Escócia e as Ilhas do país são bem bonitas com paisagens incríveis. Infelizmente não pudemos visitar essa região pelo tempo que tínhamos e pela temperatura média da época do ano (que era bem baixa).

Edimburgo escocia - gaita de folio

Dicas Gerais

  • A melhor localização para se hospedar na “old town” é o mais perto possível da Princes Street ou na Royal Mile. Nosso hotel era bem pertinho da Princes Street e como falamos nesse artigo, não precisamos pegar transporte público em nenhum dia para completar o nosso roteiro.
  • As libras da Inglaterra, apesar das notas serem diferentes, são aceitas em Edimburgo.
  • Sempre leve em sua mala uma jaqueta impermeável, mesmo que a previsão seja de sol. Assim como Dublin, Edimburgo também tem um clima bem maluco e mesmo num dia de sol pode começar a chover do nada. Usar guarda-chuva é furada, o vento é tanto que você só irá se estressar com ele e ainda ficar todo molhado.
  • Na hora de comer, prefira bares e restaurantes fora da Royal Mile. Nas ruas transversais sempre existem ótimas opções e mais baratas.

Vai para a Escócia e ainda não contratou seguro de viagem? Clique aqui e garanta 15% de desconto na Mondial Assistance.

Quer ver mais sobre Edimburgo? Veja também:

Castelo de Edimburgo – a fortaleza que dá nome a capital da Escócia

Edimburgo – walking tour pela cidade

Edimburgo – o que vale a pena fazer?

Confira mais de 500 opções de hotéis em Edimburgo!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.