Close

Pense na Irlanda. Quais são as primeiras coisas que vêm à sua cabeça? Não tenha medo de parecer preconceituoso ou simplista. Você provavelmente deve ter pensado em pessoas ruivas, frio, leprechauns, nos pubs de Dublin e cerveja… muita cerveja. Mas não se trata de qualquer cerveja e sim da Guinness!

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja irlandeses

A cerveja Guinness é considerada um grande símbolo pelos irlandeses não só por ser uma cerveja bem “pesada” (os irlandeses bebem muito e todas as cervejas são bem mais fortes que as do Brasil), mas também por seu criador, Arthur Guinness ter sido um grande benfeitor de Dublin e da Irlanda em geral.

Entre as mais notáveis contribuições de Arthur Guinness para a cidade está o Saint Stephen’s Green Park. Em 1877, ele comprou e pagou todas as dívidas do parque, que na época era de uso privado, realizou uma reforma completa e logo após o doou ao público. Essa e muitas outras histórias são contadas na visita à Fábrica da Guinness ou Guinness Storehouse; além é de muitas outras atrações.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja irlandeses portão

Como é a visita à Fábrica da Guinness

A Fábrica da Guinness é dividida em 5 andares. O primeiro andar é onde está a mega loja de souvenirs da marca. Dos tradicionais copos de pint até roupas íntimas, tem de tudo na loja.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja loja lembranças souvenir marca

Os ingressos custam € 18,00 para adultos e € 14,50 para estudantes. Já incluso no valor do ingresso está o audioguia, que está disponível também em português. Não gostamos muito de audioguias mas, assim como na Whiskey Experience em Edimburgo, preferimos usar o recurso para não perder nada das explicações mais técnicas.

Os visitantes são orientados a se reunirem no centro do salão para esperar o primeiro host fazer uma introdução a tudo que a Fábrica da Guinness oferece, mas a verdade é que todos ficam bem livres para fazer o que quiserem.

Os andares seguintes mostram o passo a passo da fabricação da cerveja a começar pelos ingredientes. A história do próprio Arthur Guinness, criador da cerveja, é contada por quadros animados que mais lembram os da série Harry Portter.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja ingredientes

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja fermentação

E é claro, não poderia faltar a degustação da cerveja com direito a explicação sobre o porquê dos aromas que só a Guinness tem. Atenção: só pode participar dessa parte do passeio quem for maior de 18 anos.

Também estão lá os personagens criados para as peças de propaganda da Guinness. Por sinal, os comerciais de TV da Guinness são muito bons e na Fábrica há uma super sala voltada apenas para a exibição de alguns filmes. Vale a pena sentar alguns minutos e apreciar os filmes.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja publicidade

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja exposição

Guinness Academy

Localizada no quarto andar, a Guinness Academy é onde os visitante aprendem a “tirar” a pint perfeita da cerveja Guinness. Parece fácil, mas não é. Existe toda uma técnica de posição do copo, medida, põe para descansar, depois põe mais, mas não pode deixar espuma… Agora imagina fazer isso num bar cheio.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja pint

O mais divertido da “aula” é que uma câmera instalada no teto a frente de cada estação ou bar fica tirando fotos automaticamente (se a Fábrica estiver muito cheia só dá tempo da foto em grupo final) e depois as mesmas podem ser enviadas para o seu e-mail ou postadas diretamente em sua página no Facebook. Depois de algumas situações onde o envio por e-mail falhou, como as que tiramos no Centro de Visitantes do Cliffs of Moher sempre preferimos postar direto na timeline e já conferir se funcionou.

Ao final da aula os visitantes também ganham um diploma de graduados na Guinness Academy! Ideia simples e até um pouco boba, mas todo mundo quer o seu diploma no final (inclusive eu!).

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja academy

Gravity Bar

O quinto andar é uma grande “praça de alimentação” só que com restaurantes e pubs de verdade, nada de fast-food. E mais acima (7° andar pelo elevador) está o Gravity Bar cuja grande atração é a vista panorâmica de toda Dublin.

Embora seja uma atração dedicada a cerveja e em vários andares seja possível comprar sua Guinness, não é permitido usar as escadas rolantes segurando o copo de pint, por motivos de segurança. Aos que estão curiosos pelo passeio, mas não gostam da Guinness em si ou mesmo de cerveja, os restaurante do quinto andar oferecem outras opções de bebidas.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja gravity bar

Mesmo depois de tanto tempo vivendo na Irlanda não me acostumei a beber Guinness. Não só pelo gosto meio amargo, mas porque ela é pesada; beber uma pint dá a mesma sensação de comer um hamburguer. No entanto, aprendi a gostar bastante de outro rótulo irlandês, a Smithwicks, cuja fábrica (para visitação) fica em Kilkenny.

irlanda dublin visita fabrica da guinness cerveja gravity bar


Vai viajar para a  Irlanda e ainda não tem o seguro de viagem? Clique aqui para conseguir 15% de desconto para leitores do blog pela Mondial Assistance.

Quer ver mais Fábricas de bebidas famosas ao redor do mundo? Confira também:

Edimburgo – O que vale a pena fazer? (sobre a Scott Whisky Experience)

Heineken Experience – um parque de diversões para adultos

Vai conhecer Dublin? Confira aqui mais de 200 opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.