Close

Amsterdam definitivamente nos conquistou. Após viagens para diversas cidades incríveis da Europa como ParisLondres ou Sevilha, no último dia de viagem já não tínhamos mais dúvidas. Amsterdam foi a cidade mais bonita e legal, ou seja, mais completa que nós já conhecemos.

holanda-amsterdam-foto-europa-barcos-canais

Antes de começarmos a sequência de artigos sobre Amsterdam, vamos dar um panorama geral de como é a cidade e passar várias dicas bem práticas para você planejar a sua viagem. Então vamos ao que interessa!

A cidade de Amsterdam

Amsterdam ou Amsterdã (em português) é a capital da Holanda (Países Baixos). Os canais e as centenas de pequenas pontes a tornam uma cidade única. Embora possua estrutura de cidade grande em relação a transporte e organização, ainda mantém todo um charme de cidade pequena. Uma cidade alegre, de gente jovem, bonita e alta! Jéssica nunca se sentiu tão baixa na vida (palavras dela).

holanda-amsterdam-foto-europa-barcos-canais-paisagem-noite

Quando ir para Amsterdam?

Cada época tem suas vantagens e desvantagens.

Inverno

A baixa temporada é no inverno (dezembro até março) quando faz muito frio e as temperaturas ficam próximas a 0ºC. Nessa época do ano os dias são mais curtos. As chuvas são mais frequentes e pode nevar. Os canais podem congelar e o lago que fica em frente ao letreiro Iamsterdam congela e vira uma pista de patinação no gelo. O ponto positivo de ir no inverno é para quem vai conhecer os museus. A cidade fica mais vazia e você não precisa encarar longas filas para entrar nos museus, nem disputar um espaço para ver um quadro do Van Gogh, por exemplo.

Verão

De junho até setembro, é a alta temporada. A cidade fica bem cheia, os dias ficam claros até as 22h. As temperaturas giram na casa dos 25ºC e os passeios ao ar livre, como ir ao Vondelpark, se tornam muito agradáveis. O ponto negativo fica pelo alto preço dos hotéis e pelas filas nas atrações. Obs: Por mais que você viaje no verão, não deixe de levar algumas roupas de frio. É comum mesmo no verão, que chova do nada e que a temperatura caia bastante principalmente a noite.

Outono

De setembro a dezembro, também pode ser uma boa época para visitar Amsterdam. As temperaturas ficam na casa dos 4ºC e 14ºC mas por outro lado, costuma chover bastante nessa época do ano. A paisagem é bonita, com folhas amarelas e vermelhas caindo das arvores. Além disso, por não ser alta temporada, o preço das hospedagens em geral é mais baixo.

Primavera

De março a junho, foi a época em que fomos (mais precisamente na primeira quinzena de abril) e é considerada a melhor época para conhecer Amsterdam. Os dias não são tão frios e anoitece por volta das 20h. Para vocês terem uma ideia, pegamos praticamente todos os dias de céu azul. As vezes ficava nublado durante a manhã, mas de tarde abria o tempo. Não pegamos nenhum dia de chuva. Além disso, o Keukenhof, o famoso parque das tulipas, só abre na primavera. Se não quiser pegar a cidade tão cheia como nós pegamos, evite ir no feriado de Páscoa.

holanda-amsterdam-foto-tulipas-parque-das-flores-keukenhof-campos

Em que área se hospedar

Antes de pensar em onde se hospedar por Amsterdam, abra o Google Maps e dê uma olhada no mapa da cidade. Procure pelas principais atrações para você ter uma noção da distância de cada uma e após isso, veja qual será a melhor localização para você.

Na minha opinião a melhor opção é o chamado  Cinturão de Canais, pois você estará bem próximo as atrações principais e provavelmente não precisará pegar transporte público para se locomover.

Outra boa opção é o bairro Jordaan, que fica bem ao lado do Cinturão de Canais. Por aqui é bem fácil encontrar apartamentos e Bed & Breakfast.

Achar um hotel na área do Museumplein também é uma excelente opção. A área possui boas opções de hospedagem, os preços não são tão altos como no centro e dá para ir andando até as principais atrações. Além de possuir uma excelente infraestrutura para transportes.

Nós detalhamos mais dessas regiões e falamos de outras mais no post Onde se hospedar em Amsterdam – dicas de bairros e hotéis.

holanda-amsterdam-foto-letreiro-museu-iamsterdam-museumplein-parques

O que fazer em Amsterdam

Amsterdam possui uma infinidade de coisas para se fazer: praças, parques, museus, passeios pelos canais, cervejarias, coffeeshops, etc. São dezenas de atrações para agradar a todo o t ipo de viajante. Além disso tudo, a cidade por si só já é uma grande atração. Passear pelas ruas de Amsterdam cruzando os canais já é uma excelente forma de aproveitar a sua viagem.

gopro-amsterdam-canais-casal-europa-holanda

Alguns desses passeios são imperdíveis. Para os amantes de museu, o Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank e o Rijksmuseum são imperdíveis. Para os amantes de cerveja, a Heineken Experience e a Cervejaria Brouwerij ‘t IJ não podem faltar no roteiro (Leia: O que fazer em Amsterdam: Roteiro de 3, 5 ou 7 dias ). Quem quiser relaxar em algum parque, o Vondelpark é o lugar certo. E se estiver procurando uma pracinha para sentar, comer algo e tomar uma cerveja, basta ir para a Leidseplein.

Outras atrações ao ar livre também não podem faltar no roteiro, como um passeio de barco pelos canais, um tour de bicicleta por Amsterdam e um tour pelo famoso Red Light District.

amsterdam-aluguel-bicicleta-canais-holanda

Além disso tudo, se sua viagem for na primavera, não deixe de ir ao Keukenhof, o famoso parque das tulipas, que fica bem próximo a Amsterdam.

Descriminalização da maconha em Amsterdam

Muita gente fala de Amsterdam em relação as drogas, como se fosse um grande “oba oba”. A verdade é que não é bem assim. Existem regras e elas são cumpridas (falamos mais detalhadamente no post Sobre a maconha em Amsterdam).

Ao contrário do que muita gente pensa, a maconha não é totalmente liberada na Holanda. Ela é tolerada para consumo individual (até 5g por pessoa). Além disso, você só pode fumar em coffeeshops, na sua casa e alguns hotéis permitem que você fume no quarto.

holanda-amsterdam-foto-coffeeshops-maconha-drogas

Para ser sincero, até hoje eu não sei se é permitido fumar nos parques ou não. O que eu vi nessa viagem, foi um respeito bem interessante entre os usuários de maconha e quem não fuma. Não vimos pessoas fumando pelas ruas (o que realmente não é permitido). Nos parques, nós não vimos ninguém fumando maconha perto das áreas mais movimentadas. Quem fuma vai para um canto mais vazio do parque e quem não fuma, ou não gosta, passa direto sem se importar.

Os coffeeshops são as lojas que vendem maconha em Amsterdam. Essas lojas não vendem bebida alcoólica e curiosamente, é proibido fumar tabaco dentro de qualquer local fechado na Holanda, inclusive nos coffeeshops. São lugares pequenos, e é possível entrar só para conhecer, ver como é. Não necessariamente precisa comprar ou consumir alguma coisa. Só não se esqueça de algum documento de identificação, a maioria dos coffeeshops pedem na entrada.

No geral achamos bem interessante como funciona o consumo e a venda da maconha em Amsterdam. Quem vende paga imposto e quem consome tem que seguir as regras impostas pelo Governo. Além disso, o respeito entre quem fuma e quem não fuma nos chamou atenção. Cada um respeitando o espaço do outro e vida que segue.

Quantos dias são necessários

Outra pergunta bem relativa é em relação a quantidade de dias para ficar em Amsterdam. Para ser bem sincero, nós ficamos 5 dias e voltamos querendo ficar mais. Mas é claro que essa não é a realidade de quem vai fazer um mochilão pela Europa. Às vezes o viajante tem 20 dias para distribuir em um ou quatro países, sem contar no tempo de deslocamento entre os destinos.

Na minha opinião, o mínimo de dias para se ficar em Amsterdam e conseguir aproveitar são três dias. O ideal para conhecer a cidade com bastante calma sugeriria cinco ou seis dias.

holanda-amsterdam-foto-canais-barco-europa

Vale a pena?

Definitivamente, sim! Como já falamos aqui no blog, a cidade está no topo da minha lista de melhores cidades para se visitar na Europa. Se você estiver planejando um mochilão, não deixe de incluir Amsterdam no seu roteiro. Além de muito bonita, a cidade possui uma infinidade de coisas para fazer para agradar a todo o tipo de viajante. Se você quer uma viagem romântica, você consegue. Se quer visitar museus, aqui é o lugar. E se seu objetivo é ter diversão… Nem preciso falar nada né?

Importante: A Holanda faz parte do Espaço Schengen, ou seja, o seguro de viagem com cobertura mínima de €30 000 é obrigatório. Se você ainda não tem seguro, clique aqui para conseguir 15% de desconto para os leitores no blog na Mondial Assistance.

amsterdam-gopro-letreiro-selfie


Vai vistar Amsterdam? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Veja mais sobre nossa viagem à Amsterdam. Confira também:

O que fazer em Amsterdam: Roteiro de 3, 5 ou 7 dias

Red Light District e a prostituição em Amsterdam

Letreiro I Amsterdam e a Museumplein

Sobre a maconha em Amsterdam

Vai para Amsterdam? Confira aqui mais de 1.000 opções de hospedagem!

banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Danielle Rocha

    Amsterdam realmente é apaixonante e também fiquei com o gostinho de quero mais!!! Vou seguir suas dicas e ficar pelo menos 5 noites na cidade em minha próxima viagem ;D

    • Amsterdam é sensacional Dani! 5 dias é um bom tempo para aproveitar a cidade com calma!