займ онлайнкредиты онлайн
Close

O assunto parece ser antigo, mas já pensou o quanto você deixa de fazer ou viver por medo? Observando minha timeline no Facebook durante os últimos dias devo ter passado os olhos em pelo menos vinte matérias sobre pessoas que jogaram tudo para o alto e decidiram dar a volta ao mundo. Todas as matérias tinham mil compartilhamentos e curtidas e seguiam com comentários como “ai que inveja” e “gostaria de estar no lugar dele(a)”. Por que essas matérias chamam tanta atenção? Simples! Ainda hoje, decisões como essa – a de trocar uma vida regrada e segura por um sonho – ainda são vistas como uma mistura de “coisa de maluco” com muita coragem.

cachoeira-da-fumacinha-chapada-diamantina-mais-bonita-brasil-mochilao-dicas-fotos-viagem-ibicoara-trilha

Há pouco tempo fui convidada pelo Vida Sem Barreiras, consultoria de desenvolvimento pessoal da minha amiga Lívia Diniz para um entrevista. Minha primeira reação ao convite foi “serio? eu?”. Não me considero, nem nunca me considerei exemplo para ninguém, mas como adoro contar histórias topei. Clique aqui para ler a entrevista.

A verdade é que somos criados para viver em uma lógica pré-determinada que vai muito além do nascer, procriar e morrer. Eu diria que seria algo como nascer, ir para escola, passar em todas as séries sem repetir, crescer, passar no vestibular, ir para uma boa universidade, namorar e casar (de preferência acertar a escolha do parceiro logo de primeira), conseguir um bom emprego, aí sim procriar, ser promovido para conseguir pagar a escola particular das crianças, trabalhar, trabalhar, trabalhar e morrer… Mas, o que acontece quando algo dentro dessa lógica não da certo? Afinal, mesmo fazer uma boa universidade não é garantia de bom emprego; conseguir um bom emprego também não significa que você o terá para sempre. Isso sem falar nas questões de relacionamento.

paris-museus-orsay-museu-relogio-estacao-franca-europa

A questão é, a vida não segue nenhuma lógica então porque nos esforçamos tanto para viver dentro de uma? Por que tantas pessoas, mesmo desejando uma vida diferente, continuam fazendo tudo igual? Claro as decisões de cada um também são feitas segundo fatores como filhos, necessidade de ajudar os pais e, também o medo nosso de cada dia.

Mudar não é fácil, não importa o tamanho da mudança em si. Muitas vezes é preciso um empurrão do destino – como no nosso caso, uma demissão inesperada – mas não é algo que é possível apenas para esses tantos exemplos de pessoas que aparecem nas matérias que falei acima. É possível para você também!

Lendo o blog Mikix, a Mirella fala de forma bem direta: Imigrar para o Canadá não deve ser um sonho! Embora ela use o exemplo de morar no Canadá, as dicas dela valem para tudo na vida. O sonho, por si só não leva a lugar nenhum. É preciso ação! E não estou falando apenas de curtir ou compartilhar uma história de sucesso. Leia essas histórias e inspire-se. O que essa pessoa fez que eu não? Como posso me organizar para fazer meu sonho acontecer?

O nosso sonho era conhecer o mundo e morar fora do Brasil, mas seu sonho não precisa ser esse. Pode ser apenas conhecer um determinado lugar como o Deserto do Saara ou mudar de carreira. Não importa o tamanho do seu sonho ou a mudança necessária para que ele aconteça. Trace um caminho para realizá-lo e não tenha medo. Se não, um dia você pode acordar e perceber quantas coisa o medo roubou de você.


Veja também outras reflexões:

A Geração Y está ganhando o mundo

Viajar ou morar fora do país?

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.