Close

Marrakech é uma cidade que permite que cada visitante tenha uma experiência diferente. Há os que podem fazer uma viagem de aventura com o tour pelo Deserto do Saara; há os que podem ter uma viagem para conhecer de perto os costumes e a culinária local em lugares tradicionais como a Praça Jemma el-Fna; e há os que podem ter uma viagem estritamente cultural conhecendo os Palácios Badi, Bahia e as Tumbas Saadianas. Nós, sempre procuramos fazer de tudo e por isso incluímos em nosso roteiro também uma visita ao Madraçal Ben Youssef e o Museu de Marrakech. E não nos arrependemos.

Ben Youssef – a escola islâmica

Ben Youssef Museu de Marrakech patio central madracal estudo alcorao Marrocos
Pátio principal do Madraçal Ben Youssef

Visitar Igrejas como uma forma de turismo é uma atividade comum no Brasil e no Mundo também, tanto que muitas delas hoje cobram até uma taxa para entrada, como acontece em Tiradentes (MG) e na Catedral de São Patrício, em Dublin. No entanto, as regras islâmicas são outras e somente os muçulmanos têm o direito de entrar em uma Mesquita. Por essa razão locais como a Koutoubia só podem ser vistos por não seguidores dos Islã pelo lado de fora, mas para quer entender um pouco mais de como são esses templos por dentro, uma opção é visitar o Madraçal Ben Youssef

Ben Youssef Museu de Marrakech patio central detalhes incricoes árabe

Ben Youssef Museu de Marrakech detalhes sala quarto dos estudantes
Detalhes das janelas onde eram os quartos dos estudantes

Madraçal (ou Medersa, em francês) significa escola islâmica. Era lá que as crianças estudavam e memorizavam o Alcorão, algo como acontece com o catecismo na Igreja Católica. Estimam-se que mais de 800 estudantes tenham morado lá. Fundado no século XIV, hoje a Ben Youssef é aberta apenas para visitação.

É possível visitar o quarto dos estudantes, mas a grande atração do lugar com certeza é o pátio principal, que reúne todos os elementos do estilo árabe/andaluz.

Ben Youssef Museu de Marrakech Marrocos arquitetura árabe

Ben Youssef Museu de Marrakech vista quarto dos estudantes
Vista para o pátio central da janela de um dos quartos dos estudantes
Ben Youssef Museu de Marrakech Marrocos quarto dos estudantes
Caminho por dentro do Madraçal para os quartos dos estudantes

Museu de Marrakech

Há poucos passos do Madraçal Ben Youssef está o Museu de Marrakech. Ele abriga desde pinturas modernas até peças de vestuário antigos. Contudo, não é seu acervo que chama atenção e sim o impressionante prédio no qual ele está instalado. O casarão data do século XIX e não perde em nada para o Palácio Bahia, por exemplo.

Apesar do espaço ter sido adaptado para se tornar um Museu, as salas ainda mantém as características originas incluindo as famosas fontes de água. O salão principal é o mais bonito, com um imponente lustre e decoração bem característica do Marrocos.

Ben Youssef Museu de Marrakech salao principal lustre
Salão principal do Museu de Marrakech
Ben Youssef Museu de Marrakech fachada entrada
Entrada do Museu de Marrakech. É muito fácil passar pela rua sem percebê-la.

Preços dos ingressos

Para visitar o Madraçal Ben Youssef é preciso comprar um ingresso no valor de 20 dirhans (cerca de € 2 e R$6) e é possível no mesmo momento já comprar o bilhete que inclui a visita ao Museu de Marrakech por mais 10 dirhans, totalizando 30 dirhans para o ingresso das duas atrações.

Assim como em uma viagem alguns lugares nos desapontam, outros nos surpreendem. O último aconteceu com o Madraçal Ben Youssef e o Museu de Marrakech. Com certeza vale o passeio, principalmente para aqueles que gostam de apreciar decoração e arquitetura.

Ben Youssef Museu de Marrakech Marrocos


Vai para o Marrocos e ainda não contratou seguro de viagem? Clique aqui e garanta 15% de desconto na Mondial Assistance.

Quer saber mais de Marrakech? Confira também!

Palácios no Marrocos – Badi, Bahia e Tumbas Saadianas

Praça Jemma el-Fna e Koutoubia – os símbolos de Marrakech

Marrakech – A cidade vermelha e seus contrastes

Vai para Marrakech? Confira aqui opções de Hoteis e Riads!

banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.