Close

Montar nosso roteiro pelo Algarve não foi tão difícil. Já tínhamos em mente os lugares que gostaríamos de conhecer, as praias que iríamos visitar. Era só uma questão agora de organizar os dias e, uma vez que decidimos não alugar carro, descobrir como chegar em cada lugar de transporte público. Separamos sete dias para essa viagem, mas só teríamos cinco dias inteiros para aproveitar com calma.

Chegamos em Faro após quase 4 horas de viagem, saindo de Dublin. Como nossa viagem foi de noite e chegamos bem tarde em Portugal, nos organizamos para chegar no Aeroporto, pegar um taxi e ir direto para o Hotel Mônaco comer e dormir, para começar a viagem no dia seguinte!

Roteiro pelo Algarve

Dia 1 – Tour pelo centro de Faro e viagem de ônibus para Portimão

Acordamos bem cedo, fizemos check-out no Hotel Mônaco e fomos direto para a Rodoviária de Faro comprarmos a passagem para Portimão. Como o primeiro ônibus era só 12h20, aproveitamos para rodar um pouquinho pelo centro histórico da cidade. Depois de um rápido almoço partimos em direção a Portimão, local onde decidimos montar base no Algarve.

Chegamos no final da tarde e após pegarmos as chaves do studio que alugamos próximo à Praia da Rocha, fomos andando para conhecer e fotografar as principais praias da cidade. Ainda tinha um sol bem gostoso e até rolou um mergulho. De noite, aproveitamos para passear pela orla, onde jantamos e compramos algumas coisas para deixar no studio.

portimao-algarve-portugal-praia-do-vau-verao-ferias-viagem-europa

Dia 2 – Lagos

Separamos o segundo dia para conhecer uma cidade bem próxima de Portimão, a famosa Lagos. Acordamos bem cedo para pegarmos o trem até Lagos. Nossa ideia era passar pelas principais praias da cidade, tentando conhecer bem cada uma delas. Ao chegarmos na cidade, pegamos um taxi em direção a última praia que iríamos conhecer, para fazer o caminho de volta até o centro andando e parando nas praias.

O taxista nos deixou na Praia do Camilo e, como planejado, fomos conhecendo cada uma das lindas praias de Lagos. (Confira um roteiro pelas praias de Lagos)

Terminamos o dia dando uma voltinha pelo centro histórico da cidade que também é bem bonito e voltamos para Portimão no último trem, por voltas das 18h30.

portugal-algarve-dicas-fotos-praia-camilo

Dia 3 – Dia de chuva!

Esse foi o único dia em que pegamos chuva na nossa viagem. Nesse dia, deveríamos ter ido até a cidade de Carvoeiro para fazer o passeio de barco pelas grutas, mas por causa da chuva, não foi possível.

Acordamos cedo para tomar o café da manhã e aí o tempo começou a virar. Vimos que não daria praia e aproveitamos para ficar andando pelas lojas na orla da Praia da Rocha. De tarde começou a chuva forte e ficamos num barzinho, comendo e tomando cerveja.

No final da tarde o sol deu as caras novamente e caminhamos pelas praias de Portimão para fotografar.

Dia 4 – Passeio de barco pelas grutas de Lagos

Voltamos à Lagos, dessa vez, para fazermos o passeio de barco pelas grutas. Terminamos o passeio lá pelo meio dia e após o almoço ficamos relaxando na Praia dos Estudantes. Novamente pegamos o último trem de volta para Portimão.

portugal-lagos-algarve-passeio-de-barco-praias-dona-ana

Dia 5 – Praia dos Estudantes / Prainha

Acordamos cedo para fazer o check-out do studio e após deixarmos os mochilões guardados na recepção, pegamos um taxi em direção a Praia do Alvor. Nossa ideia era irmos para a a praia dos Três Irmãos/Prainha, mas como ela fica ao lado da Praia do Alvor, resolvemos dar uma passada por lá para conhecer também.

Esse foi sem dúvida um dos melhores dias da viagem. A Praia Três Irmãos / Prainha foi uma das mais bonitas que estivemos em Portugal e é uma das praias imperdíveis em uma viagem pelo Algarve.

portimao-algarve-praia-tres-irmaos-viagem-ferias-verao-portugal-europa

Nesse dia voltamos para Faro de trem. Nosso voo de volta para Dublin era as 5 horas da manhã do dia seguinte. De noite ainda aproveitamos para conhecer o Shopping Algarve e comprar algumas coisas. O lugar é um excelente local para gastar um tempo antes do seu voo, pois é bem perto do aeroporto e espalhados pelo shopping ficam algumas telas com os horários e o status de cada voo!

Apesar do Algarve não ser uma região muito grande, é impossível conhecer tudo em cinco dias de viagem, por isso focamos em Portimão, Lagos e um pouco de Faro. Caso você tenha mais tempo, ir até Sagres e Tavira são ótimas opções.

Dentro dos dias que tivemos, acho que conseguimos montar um excelente roteiro, sem ser corrido e passando pelas principais e mais bonitas praias do Algarve.


Portugal faz parte do Espaço Schengen, onde o seguro de viagem com cobertura mínima de € 30 000 é obrigatório. Clique aqui e garanta desconto de 15% na sua cotação com a Mondial Assistance.

Quer saber mais sobre o Algarve? Confira também:

Lagos: Roteiro das praias mais bonitas

Faro – A porta de entrada para o Agarve

Portimão – Férias no paraíso do Algarve

Pretende viajar para o Algarve? Confira aqui uma lista de hotéis!banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Viva, Viaje! !

    Olá! Já conheço o blog há algum tempo mas só agora me toquei que você também mora em Dublin. Cheers! Estou planejando nossa próxima viagem e não conseguimos decidir entre Marrocos ou Lisboa+Algarve. Pela experiência de vocês nos dois lugares, qual vocês sugerem? A viagem será na primeira semana de setembro.

    Vivian

    • Oi Vivian! Desculpe a demora.

      Nós vamos completar dois anos morando aqui em Dublin já =)

      Se tivesse que escolher entre os dois destinos em setembro, eu iria para o Algarve. Tudo muito barato e as praias são lindas. Lisboa eu não posso falar, pois ainda não fomos =p

      Valeu!

  • Clara Rosa Cardoso

    Olá, esse passeio foi em qual mes? estamos planejando nossa viagem para ultima semana de novembro, mas tememos que a vista não será tao bonita – nublada e com chuva. thx

    • Oi Clara, nossa viagem foi em setembro! Pode ser que vocês peguem tempo aberto sim, só não sei se vai dar para entrar na água. A média de temperatura máxima em novembro é de uns 19ºC. Se o tempo estiver aberto, a sensação pode chegar a 22ºC. Pensamento positivo =)

  • Carol Carquejeiro

    Muita loucura ir para lá no começo de janeiro? Digo por causa do frio e chuva.

    • Oi Carol, meu amigo foi perto dessa época e eu não recomendo. Todos os os restaurantes ficam fechados e as cidades muito vazias. Talvez seja bom para fotografar as praias, mas impossível dar um mergulho e curtir a noite no Algarve essa época =)

  • Kelly Ferreira

    Achei perfeito este post de vocês! Que lugares da região faltou vocês visitarem?

    E no mês de junho acha que é aconselhável ir a esta região? Eu e meu namorado estaremos em Portugal em junho/2017 para o aniversário de minha afilhada,

    • Muito obrigado, Kelly!
      Faltou a gente conhecer a Ponta da Piedade em Lagos! Se tivéssemos mais dias nessa viagem, também iríamos até Albufeira =)

      Junho é um bom mês sim. Vai pegar um sozinho bom.