займ онлайнкредиты онлайн
Close

Ah! Portimão! A cidade é uma das maiores e mais populares como destino turístico de todo o Algarve. Apesar de disso, conserva uma certa atmosfera de cidade pequena. Todo o comércio e negócios da cidade são voltados para seu maior tesouro: as belíssimas praias. E falar em “tesouro” não é exagero algum. Em Portimão encontramos praias de todos os tipos: desde aquelas com grande faixa de areia e água rasa até com ondas fortes. Sempre, é claro, com as típicas formações rochosas que tornam o Algarve uma região única.

portimao-algarve-praia-tres-irmaos-ferias-verao-europa-portugal

A cidade de Portimão

Portimão é subdividida em três regiões: Alvor, Portimão e Mexilhoeira Grande, sendo que as praias são localizadas nas duas primeiras. Embora a pesca seja bem importante na região é o turismo que realmente movimenta a cidade. Passeios de barco dos mais variados, restaurantes com cozinha de todo o mundo, pubs e boates… Tudo se concentra principalmente na orla da Praia da Rocha buscando aproveitar ao máximo a alta temporada do turismo.

Embora a cidade estivesse bastante cheia quando a visitamos, o que os moradores locais contam é que o movimento dura basicamente até a segunda semana de setembro, quando as aulas nas universidades da Europa começam e os visitantes voltam para seus países de origem. No inverno, a maior parte do comércio fecha para evitar prejuízos. Mesmo no início de setembro já encontramos bares e boates simplesmente fechados em pleno sábado a noite.

Nós últimos cinco anos Portugal tem passado por uma grande crise econômica. Isso fez com que muitos projetos e empreendimentos simplesmente parassem. Na Praia da Rocha, a mais famosa da região, encontramos na orla um hotel gigantesco simplesmente abandonado. No entanto, com foco maior no turismo e aproveitando a eleição da Praia da Dona Ana em Lagos como a mais bonitas do mundo, Portimão está voltando a prosperar.

portimao-algarve-mapa-praias-viagem-ferias-verao-portugal-europa

Onde ficar em Portimão

Nossa primeira opção para estadia no Algarve era Lagos, mas os preços na cidade inflacionaram muito após a Praia da Dona Ana ganhar fama mundial. Especialmente se compararmos as facilidades e serviços oferecidos nos hotéis em Lagos e Portimão, a diferença de preços se torna ainda maior. Optamos assim por nos hospedarmos em Portimão por um preço mais baixo e muito mais conforto (veja aqui onde ficamos).

O deslocamento pela cidade não é tão simples como pode parecer no mapa. Existem muitas estradas com passagem apenas para carros, os taxis não são tão certos mesmo no centro da cidade (o serviço funciona muito na base do “chame a central”) e contamos nos dedos os ônibus que vimos circular pela cidade. Assim, se você busca somente relaxar em sua viagem e não quiser se estressar com nada, a dica é procurar uma hospedagem bem próxima à orla. Afinal, nada melhor do que acordar e ir tomar café da manhã numa cafeteria de frente para a praia.

portimao-praias-algarve-portugal-europa-eurotrip-verao-ferias

As praias de Portimão

As praias de Portimão são tão próximas uma às outras que, por muitas vezes é difícil entender em qual se está. Como características dominantes estão as rochas e falésias que provocam um misto de encantamento e por vezes medo. Isso porque é comum ver nas praias placas de “perigo de desabamento”, mas ao se olhar para a praia como um todo somente os pensamentos positivos permanecem.

Uma característica não tão agradável é a presença de “áreas de guarda-sol”. São faixas imensas de areia tomadas por espreguiçadeiras e barracas de sol oferecidas aos visitantes pelo singelo aluguel de € 10 a € 20 por pessoa! Além do absurdo do preço cobrado, mesmo se as cadeiras não estiverem sendo usadas elas continuam lá montadas tomando espaço de areia na praia.

portimao-praias-algarve-portugal-area-guarda-sol-verao-ferias-europa-eurotrip

portimao-algarve-portugal-placa-area-guarda-sol-viagem-europa

As praias, com exceção da do Alvor, ficam em um nível bem abaixo da cidade. Para chegar até a areia é preciso por muitas vezes descer escadas bem longas. Também não é possível conhecer todas em apenas um dia, a menos que se vá de carro e não passe muito tempo em cada uma. A dica é dividir a orla em dois lados e um dia explorar a parte oeste e em outro, a leste. As caminhadas podem ser bem longas, principalmente se o caminho escolhido for as trilhas por cima que contornam todas as praias, mas no final, todo sacrifício vale a pena.

portimao-algarve-mirante-caminho-praias-verao-ferias-viagem-portugal-europa

Praia da Rocha

A Praia da Rocha é a mais famosa de Portimão. Ela é bem grande em extensão e sua orla é a mais agitada da cidade (encontra-se de tudo por ali). Para quem vem do Porto da cidade, onde o ônibus vindo de Faro faz ponto, a Praia da Rocha é a primeira que surge na costa.

Uma característica que observamos nas praias é que elas parecem que surgiram de um grande desabamento. Para chegar até a areia é preciso sempre descer uma infinidade de escadas. É como se a praia se formasse num grande barranco. A descrição pode não ser das melhores, mas é exatamente isso o que confere um charme a mais às praias do Algarve. Sentados na areia, a sensação é que estamos sendo abraçados pelas rochas e falésias, cujo tom amarelo se mistura com o da areia.

portimao-algarve-praia-da-rocha-lua-viagem-ferias-verao-portugal-europa

Praia Três Castelos

Seguindo em direção leste, logo a após a Praia da Rocha encontra-se a Praia Três Castelos. A divisão entre as praias não é tão visível como nas praias do Rio de Janeiro, por exemplo. Aqui, a principal referência são as rochas. Quando a maré está alta, as formações rochosas é que definem onde se incia e onde termina cada praia.

Por volta das 14h é quando a maré está mais cheia e essas divisões tornam-se claras; já às 18h a maré vai abaixando e é possível atravessar de uma praia a outra pela areia (sem ter que subir as infinitas escadas das quais falei) e as praias se tornam uma só.

portimao-praia-tres-castelos-algarve-portugal-viagem-eurotrip-europa

Praia do Amado

A Praia do Amado foi a primeira que visitamos e, portanto, foi nela nosso primeiro com as belezas únicas do Algarve. Seguindo o conselho do contato com quem tratamos o aluguel do nosso studio, fomos conhecer essa praia que ele jurava ser a mais bonita e ainda não tinha a confusão de aluguel de barracas como nas praias da Rocha e Três Castelos. Encontramos uma praia menor, mas bem mais tranquila. É uma ótima opção para quem quiser fugir de dividir espaço na areia com famílias gigantes e barracas de sol.

portugal-algarve-dicas-fotos-praia-amado-portimao

Careanos, Vau e Barranco das Canas

Seguindo em direção ao Leste após a praia do Amado, encontram-se as praias do Careano, Vau e o Barranco das Canas, respectivamente. Embora pareçam bem perto no mapa, para conhecer todas essas praias é preciso fazer uma boa caminhada.

Embora sejam também bonitas, a dica é caminhar pelas trilhas de cima (sem descer as escadas que levam às praias em si). De lá é possível ver paisagens incríveis e a travessia por cima é ainda mais rápida. Se a sua viagem contar com pelo menos 5 dias só em Portimão, vale conhecer todo o litoral, se não, guarde suas energias para caminhar e chegar à Praia dos Três Irmãos e sua Prainha.

portimao-algarve-portugal-praia-do-vau-verao-ferias-viagem-europa

portimao-praia-do-vau-algarve-ferias-portugal-viagem-europa-verao-eurotrip

Prainha e Praia Três Irmãos

Sem dúvida as praias mais bonitas de Portimão. Para dizer mais, até hoje estamos pensando se são as mais bonitas que visitamos no Algarve (superando até as famosas praias de Lagos). A Praia Três Irmãos é mais fácil de identificar para quem vem de Alvor (sentido oeste). Nesse caminho possível ver as rochas surgindo no meio da areia e as tão famosas cavernas e falésias se formando. É uma praia bastante conhecida, e por isso, é comum encontrar pequenos restaurantes erguidos em meio aos barrancos. Mais uma vez, a descrição não parece das melhores, mas é exatamente assim. As construções em toda a orla de Portimão parecem terem sido feitas sem muito planejamento. Existem até hotéis bem à beira do barrancos/falésias, para aproveitar a vista do mar.

portugal-algarve-dicas-fotos-praia-tres-irmaos

Assim como na Praia da Rocha e na Três Castelos, existem aqui as gigantescas “áreas de guarda-sol” só que aqui ainda bem perto de placas que indicam que há perigo de desabamento.

A Prainha é como uma extensão da Três Irmãos. É chamada assim porque as formações rochosas junto com a maré alta, formam pequenas praias. A dica é visitar essa área bem cedo, pois com o aumento da maré ao longo do dia, muitos espaços só se tornam acessíveis por barco. E apesar de parecer que o mar fica bem calmo como piscina, foi na Prainha que vimos ondas como as de Arraial do Cabo.

portimao-praia-tres-irmaos-prainha-algarve-portugal-eurotrip-europa-verao-viagem-ferias

portimao-algarve-praia-tres-irmaos-prainha-rochas-caverna-verao-portugal-ferias-europa

Praia do Alvor

A praia do Alvor é a “última” praia de Portimão (sentido leste, indo para Lagos). É a praia mais “comum” de todas as que conhecemos. Isso porque é a única onde não é preciso descer para se chegar até ela e não existem as famosas rochas e falésias no Alvor. Em compensação, ela é a que possui a maior faixa de areia e também é bem grande em extensão. É uma praia bonita, mas mais indicada para famílias, pois o que não falta é espaço para crianças se divertirem ou até para adultos praticarem esportes como frescobol, por exemplo.

portimao-praia-do-alvor-verao-algarve-portugal-viagem-ferias-europa

Existem restaurantes grandes na orla, assim como lojas de “apoio à praia” com utilidades como protetor solar. Aqui também foi onde vimos as maiores áreas de barracas de sol. No entanto, o espaço dessa praia é tão grande que isso aqui não nos incomodou tanto.

Para chegar aqui o ideal é vir de taxi e pedir para saltar entre o meio e o final da praia (saindo da Praia da Rocha gastamos € 5 nesse percurso).

portimao-algarve-praia-tres-irmaos-viagem-ferias-verao-portugal-europa


Portugal faz parte do Espaço Schengen, onde o seguro de viagem com cobertura mínima de € 30 000 é obrigatório. Clique aqui e garanta desconto de 15% na sua cotação com a Mondial Assistance.

Conheça mais do Algarve. Confira também:

Lagos: Roteiro das praias mais bonitas

Algarve: Lindas praias no sul de Portugal

Faro – A porta de entrada para o Agarve

Pretende viajar para o Algarve? Confira aqui a lista de hotéis em Portimão:

banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.