Faro é a capital do Algarve, ao sul de Portugal. É nessa cidade onde localiza-se o Aeroporto Internacional e, por isso é considerada a grande porta de entrada da região. E não poderia haver recepção melhor do que desembarcar em uma cidade que reúne o clima íntimo de cidade do interior, ruas e monumentos históricos e ainda shoppings e comércio com as melhores lojas.

Faro -Algarve-Portugal-largo-da-se-viagem-passeio-centro-historico

A cidade de Faro

Portugal é dividido em cinco grandes regiões: Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Faro é a capital da região sul do país, o Algarve. Mesmo com sua posição de destaque, não é uma cidade grande, principalmente se comparada com outras capitais praianas como Natal (RN), por exemplo.

Pelo contrário, o charme de Faro está em misturar todas as facilidades de uma cidade moderna, mas preservando o clima histórico e íntimo das cidades de interior. Na “Baixa” é onde estão localizados os bares e restaurantes tipicamente portugueses (embora muito da comida de toda a região tenha influências da Espanha também), lojinhas de artesanato e souvenirs e comércio em geral.

Faro -Algarve-Portugal-passeio-Baixa-viagem-bares-restaurantes

Faro -Algarve-Portugal-centro-Baixa-comercio-passeio-viagem

Essa região é muito parecida com o Centro do Rio de Janeiro, com suas calçadas de pedras portuguesas e ruas bem estreitas. Foi impossível não sentir um clima de familiaridade ao andar por aquelas ruelas. O comércio fecha por volta das 18h, mas muitos restaurantes continuam abertos até as 2h da manhã durante o verão.

Em “Vila Adentro” é onde encontramos mais ainda referências à antiga Portugal e até com nosso Brasil. As Igrejas, as praças, até as flores! Tudo ao nosso redor nos dava uma sensação de “estar em casa”, mesmo ainda bem longe…

Como andar em Faro

Andar por Faro é muito fácil. Como já falamos, a cidade é pequena e tanto a Baixa quanto a Vila Adentro ficam bem perto dos terminais de Comboio (o trem) e da Rodoviária. No entanto, se você fizer como nós e se hospedar longe do Centro, há a opção de usar um taxi.

A tarifa de taxi em todo o Algarve é baixa (ainda mais se comparada à Dublin). A partida começa entre € 2 e € 3, dependendo do horário. Numa corrida do Hotel Mónaco, onde ficamos hospedados, até a Rodoviária pagamos € 5. Dividindo por dois então, era um ótimo negócio.

Faro -Algarve-Portugal-centro-historico-arco-da-vila-viagem-europa-ferias

Já para quem optar por alugar um carro, as estradas são bem sinalizadas e, assim como as que encontramos indo para Sevilha (Espanha) possuem várias rotatórias (lá chamadas de “rotundas”) perfeitas para os perdidos de plantão.

O que fazer em Faro

Desembarcamos em terras portuguesas por volta das 23h e depois de um dia inteiro de trabalho, correria para o Aeroporto num trânsito infernal de final de campeonato de Hurling… Nós só queríamos saber de uma coisa: comer!

No dia seguinte levantamos cedo, fizemos o check-out e fomos para o centro de Faro. Nosso plano era andar livremente pela cidade até o horário do nosso ônibus para Portimão.

Nossa primeira parada foi no Arco da Vila. Trata-se de uma construção neoclássica encomendada após o terremoto de 1755. Foi inaugurada apenas em 1812 e se tornou um importante símbolo para a cidade.

Passando pelo Arco entramos em um ruela que dá acesso ao Largo da Sé. Lá estão a Câmara Municipal, o Paço Episcopal e o mais importante, a Catedral da Sé.

Faro -Algarve-Portugal-centro-historico-largo-da-se-catedral-praca-visita-tour-viagem

A Catedral é um dos prédios mais antigos de toda a cidade. Na verdade, conta-se que todas as demais construções de Faro foram erguidas tendo como ponto de partida ou referência a localização da Catedral. Assim como várias Igrejas na Europa como a Saint Patrick’s Catedral em Dublin ou a Notre Dame em Paris, ela foi construída em estilo gótico entre os séculos XII e XIII, mas nos séculos XVII e XVIII passou por reformas e ganhou influência do nosso tão conhecido estilo barroco.

faro-algarve-portugal-viagem-visita-cidade-historia-centro-largo-da-se-catedral-camara-municipal

Não pudemos deixar de reparar nos vários limoeiros carregados no Largo da Sé, como não lembrar das laranjeiras em Sevilha?

Nossa próxima parada foi na Praça D. Afonso III. Uma grande estátua do Rei marca a praça. O monarca é sempre lembrado na região por ter sido o líder que conquistou o Algarve do domínio dos mouros. Por sinal, o que conta-se da região é que muitas das muralhas que rodeiam a cidade foram construídas pelos mouros, tal como as que cercam e protegiam Alhambra, em Granada.

Faro -Algarve-Portugal-centro-historico-muralhas-visita-viagem-ferias

Como nosso objetivo era só passear e contemplar a cidade, não chegamos a visitar o Museu Arqueológico do Faro, localizado exatamente atrás da estátua de D. Afonso.

Terminamos a tarde comendo em um dos vários e deliciosos cafés da Baixa e seguimos para Portimão.

Faro-Algarve-Portugal-centro-historico-estatua-rei-dom-afonso-III

Praias em Faro

Embora Faro seja o destino mais conhecido de todo o Algarve, as praias mais bonitas não estão nessa cidade. Na verdade o que há na cidade são passeios de barco que levam o visitante até as Ilhas de Faro, Ilha  do Farol de Santa Maria e Ilha Deserta. São opções para quem quiser curtir mais do que a piscina do hotel, mas se você quiser praias paradisíacas de verdade, o melhor é ir para Portimão e Lagos.

Compras em Portugal

Embora nossas viagens não tenham como objetivo principal fazer compras, também não deixamos de aproveitar uma boa oportunidade de economia (sempre é bom pensar na viagem de amanhã, certo?).

Quando falamos que Portugal é um pais “barato” não estamos falando somente dos preços de estadia em hotéis e passeios. O custo de vida na terrinha é bem mais baixo que em outros países como Inglaterra ou França. Sendo assim, também é fácil encontrar lá roupas, sapatos, acessórios e etc por um preço bem amigo. O Jumbo /Shopping Algarve possui lojas internacionais (o primeiro é um hipermercado que fica anexo ao shopping e é um ótima referência para os taxistas). Fora do shopping, mas na mesma área há também a Decatlon, para apaixonados por esportes de aventura e escalada em rocha, como nós.

faro

Portugal faz parte do Espaço Schengen, onde o seguro de viagem com cobertura mínima de € 30 000 é obrigatório. Clique aqui e garanta desconto de 15% na sua cotação com a Mondial Assistance.

Quer saber mais das nossas férias no Algarve? Confira também:

Algarve – tour pelas famosas grutas de Lagos

Lagos: Roteiro das praias mais bonitas

Algarve: Lindas praias no sul de Portugal

Pretende viajar para o Algarve? Confira aqui a lista de hotéis em Faro:banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

• MrJancksdetarcio

Gostei das informações, parabéns.