Close

A região do Algarve não é a primeira opção para quem vai à Portugal. Cidades mais tradicionais como Porto e Lisboa estão como prioridades para quem vai conhecer o país, mas para nós foi diferente. Após completarmos um ano sem uma boa praia aqui na Irlanda, não poderíamos deixar escapar essa oportunidade. Arrumamos as malas e partimos para cinco dias de muita praia no Algarve!

Praia do Camilo vista por cima - Algarve, Portugal
Praia do Camilo

Entendendo a região

O Algarve é a região mais ao sul de Portugal e é bem conhecida pelas suas lindas praias de águas quentes e cristalinas e por suas grutas marinhas. Ao todo são 16 cidades espalhadas pelos 200 km de costa, cada um com um atrativo diferente, mas todos com uma característica em comum: lindas praias!  O clima ameno durante todo o ano faz da região um lugar perfeito para viagens em qualquer época, mas se você está a procura de sol e muita praia, escolha o mês certo para visitar o Algarve!

Faro é a principal cidade do Algarve e porta de entrada para quem vem de outro país. O Aeroporto Internacional de Faro recebe milhares de turistas durante todo o ano e a boa notícia é que empresas low cost como a Ryanair fazem voos para Faro com excelentes preços.

Quando visitar o Algarve?

A alta temporada para visitar o Algarve vai de junho a agosto, com média de temperatura máxima de 30ºC. Porém, essa é uma época em que as praias e hotéis ficam completamente lotados e conseguir um taxi ou mesmo ser atendido num restaurante podem se tornar tarefas complicadas. Nossa viagem foi na primeira quinzena de setembro e gostamos bastante. Os preços das hospedagens já não estavam altos e as cidades não estavam tão cheias. Pegamos apenas um dia de chuva e nos dias de sol a temperatura chegou aos 28ºC.

Praia dos Estudantes - Algarve, Portugal
Praia dos Estudantes

Pela experiência que tivemos e depois de conversar com os moradores locais, acreditamos que setembro seja a melhor época para conhecer a região do Algarve sem pagar muito caro e aproveitando bem as praias. Talvez a segunda quinzena do mês seja até melhor para pegar as praias um pouco mais vazias, já que as aulas das universidades e escolas começam nesse período e muitos estudantes voltam para seu país de origem. Outubro pode ser interessante também, mas o risco de pegar mais dias de chuva aumenta bastante.

Em que cidade ficar no Algarve?

Esse foi um dos pontos que tivemos muitas dúvidas na hora do nosso planejamento. Se a sua ideia for conhecer as praias mais bonitas do Algarve e sair de noite para um bar ou restaurante, recomendamos que fique em  Lagos, Portimão ou Albufeira. Todas essas cidades tem lindas praias e vida noturna. Mas não é preciso se hospedar um dia em cada local para conhecer todas eles. É bem fácil e barato se deslocar de uma cidade para a outra usando ônibus ou trem. Dessa forma, você pode escolher uma como ponto base e de lá fazer passeios bate e volta para as cidades vizinhas. Veja também nosso post Algarve sem carro? É possível!

Mapa do Algarve

As históricas Sagres e Vila do Bispo podem ser uma boa opção para quem quer uma cidade mais calma. E lá que está o famoso Cabo de São Vicente e onde o Infante Dom Henrique instalou a Escola Naval no século XV, que possibilitou que Portugal se tornasse a grande potência marítima e assim “descobrisse” o nosso Brasil.

A cidade possui mirantes com vistas incríveis da costa portuguesa e ainda fica pertinho de Lagos, sendo fácil fazer uma viagem de bate e volta para conhecer as praias mais famosas do Algarve.

Caso conhecer essas praias mais badaladas (e subir e descer centenas de degraus para visitá-las) não seja sua prioridade, ficar na região leste do Algarve pode ser a melhor escolha, podendo ficar na capital Faro, que apesar de não ter lindas praias, é uma cidade bem estruturada e com um centro histórico bem bacana para conhecer, ou Tavira, que além dos diversos atrativos culturais, você também terá a opção de fazer um passeio de barco até a Ilha de Tavira.

Praias do Algarve

As praias do Algarve se caracterizam por sua água cristalina e pelas formações rochosas ao redor delas, muitas vezes formando pequenas grutas. Nós já tínhamos uma ideia do que iríamos encontrar no Algarve. Pesquisamos bastante , afinal são mais de 100 praias, e vimos muitas fotos de cada praia para montar o nosso roteiro. Mas ao chegar lá, tudo fica especial e ainda mais surpreendente.

Algumas praias, acabaram sofrendo com a popularização após sair um filme (como aconteceu com a Maya Bay após o lançamento do filme “A Praia”) ou um “título”, como aconteceu com a Praia Dona Ana, localizada em Lagos. Ela foi eleita a melhor praia do mundo pela revista espanhola Condé Nast Traveller e após isso, milhares de turistas correram para conhecê-la. Como a praia já não é muito grande em extensão, ela parece estar sempre muito cheia.

Praia da Dona Ana, eleita a mais bonita de Portugal - Lagos, Algarve
Praia da Dona Ana

Mesmo sem ser mencionadas em artigos, outras praias nos conquistaram de primeira! Aconteceu com a Praia do Amado, em Portimão. Além de ser a mais próxima do lugar onde ficamos hospedados, as rochas ao redor da praia e a água calma e cristalina tornam o lugar especial!

Praia do Amado - Algarve, Portugal
Praia do Amado

O mesmo aconteceu com a Praia Três irmãos (ou Prainha), também em Portimão. Diferentemente da Praia do Amado, essa tem uma faixa de areia maior e pelo menos no dia em que fomos, o mar estava um pouco agitado, com algumas ondas. Ao redor da praia, uma infinidade de grutas que vão levando a praias menores, uma do lado da outra. Sem dúvidas, a nossa praia preferida!

Praia dos Três Irmãos - Algarve, Portugal
Praia dos Três Irmãos

Durante nosso planejamento de viagem, pesquisamos bastante coisa sobre o Algarve em alguns blogs brasileiros. Destaques para o Viagens Cinematográficas do nosso amigo Fábio Pastorello, o blog 13 anos depois, da Mirelle Matias e o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire.

Como deu para ver a região do Algarve é muito rica com atrações para todos os gostos. E como são muitas dicas e detalhes de cada lugar, a partir de hoje vamos começar uma série de artigos contando tudo sobre a nossa viagem para esse lugar ainda pouco conhecido dos brasileiros. Além das lindas fotos que tiramos, vamos escrever sobre cada cidade pela qual passamos, dar dicas detalhadas sobre as praias mais bonitas, sobre as melhores opções de hospedagem e sobre como se deslocar entre as cidades sem carro. Ah! Sem deixar de dar aquela força com o nosso roteiro de 5 dias pela região!

portugal-algarve-dicas-fotos-praia-amado-selfie-gopro


Portugal faz parte do Espaço Schengen, onde o seguro de viagem com cobertura mínima de € 30 000 é obrigatório. Clique aqui e garanta desconto de 15% na sua cotação com a Mondial Assistance.

Viaje com a gente! Confira também:

Faro – A porta de entrada para o Algarve

Lagos – A queridinha do Algarve

Portimão – Férias no paraíso do Algarve

Pretende viajar para o Algarve? Confira aqui uma lista de hotéis!banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Giovana Gnata

    Ola bruno, gostaria de saber como vcs fizeram para conhecer o maximo possivel sem alugar carro.. os horarios de transporte sao flexiveis? Obrigada

  • Emerson Zaro

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo blog….Gostaria de saber se o acesso próximo a essas praias são tranquilos para chegar de carro?….irei em final de junho para o Algarve e vou alugar um carro em Lisboa e passar seis dias por lá……

    • É sim, Emerson. Por ser alta temporada, talvez você terá alguma dificuldade em encontrar estacionamento, mas é bem tranquilo conhecer as praias de carro. Abraços!

      • Emerson Zaro

        Obrigado….abs..