Close

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas da região, a Cachoeira do Buracão é parada obrigatória para quem vai conhecer a Chapada Diamantina (Bahia). São cerca de 85 metros de altura com um volume d’água gigantesco. Como se não fosse o bastante, os cânions que cercam a cachoeira tornam a paisagem espetacular!

Cachoeira do Buracão, uma das mais bonitas da nossa viagem à Chapada Diamantina

A Cachoeira do Buracão fica localizada no município de Ibicoara, 215km distante de Lençóis. Quando visitamos a Chapada Diamantina, tomamos como ponto base Lençóis, portanto tivemos que alugar um carro para ir até Ibicoara.

cachoeira do buracão, chapada-diamantina-ibicoara-viagem-mochilao-brasil-mais-bonita-bahia-alugando-carro

A cidade de Ibicoara em si não tem praticamente nada para fazer. Uma pequena praça com alguns bares em volta e só! As opções de hospedagem também são bem restritas. Encontramos cerca de três ou quatro hotéis sem muito conforto. Quartos pequenos, porém limpos e o principal, tudo bem baratinho.

Dica: Leve dinheiro vivo para lá. São pouquíssimos os lugares que aceitam cartão de crédito ou débito.

Chegamos na cidade já de noite e encontramos o Hotel Raio de Sol, onde ficamos hospedados por três noites. Tempo suficiente para fazer a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha . No hotel, conseguimos o contato do guia de turismo Roney e fechamos com ele as duas trilhas que queríamos fazer, uma em cada dia.

Trilha para a Cachoeira do Buracão

Acordamos bem cedo e fomos no nosso carro em direção ao início da trilha da Cachoeira do Buracão. Para chegar no Buracão é preciso entrar no Parque Natural Municipal do Espalhado, onde só é permitida a entrada com guia O valor da entrada por pessoa é de R$ 3,00. Para chegar ao Parque são cerca de 20 minutos de carro saindo da cidade, após a entrada são mais 30 minutos na estrada onde estão os cafezais e alambiques que sustentam a cidade.

A trilha é bem tranquila, podendo ser feita até com crianças. São no total 1 hora de trilha, sendo os primeiros 45 minutos acompanhando a margem do rio e depois 15 minutos de descida até a Cachoeira do Buracão.

O final da trilha é recompensador. Antes de chegar na Cachoeira do Buracão, a trilha nos leva até a Cachoeira Encantada. As águas dessa cachoeira, ao caírem, se infiltram por entre as rochas, não formando um rio ou qualquer bolsão d’água embaixo da queda. Elas simplesmente desaparecem nas rochas e somente o seu barulho e o limo das pedras acusam a presença de água ali.

Depois da Cachoeira Encantada vem a grande parte! O acesso à Cachoeira do Buracão é feito através de um cânion gigantesco e bem estreito. Você tem a opção de ir nadando entre os cânions, ou caminhando pelas pedras. Como estávamos muito ansiosos para ver uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada Diamantina, optamos por ir pelas pedras.

Caminhada pelos cânions para chegar até a Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina

O final do cânion faz uma curva e ao seguir o caminho, a Cachoeira do Buracão vai aparecendo aos poucos, até você ter a vista completa dela. É de ficar com o queixo caído. Simplesmente incrível!  O cânion ao redor dos 85 metros de altura da cachoeira, com um volume d’água gigantesco, tornam o lugar único! Só quem já foi vai entender o exagero de tantos elogios, mas é um momento para guardar na memória para sempre.

Cachoeira do Buracão, uma das mais bonitas da nossa viagem à Chapada Diamantina

Passado o primeiro impacto de dar de cara com a Cachoeira do Buracão, fomos para água!

Por mais que você saiba nadar e tenha um bom condicionamento físico, indicamos o uso do colete. A força da água é tanta, que a correnteza te empurra para longe das pedras, fazendo com que você tenha que usar uma força extra para nadar até de baixo da cachoeira.

Ficar em baixo da cachoeira e pular atravessando ela é outra coisa que você não pode deixar de fazer! Além disso, ficar boiando na água olhando para cima faz você parecer minúsculo, se comparado com a grandeza do lugar. A visão dos cânions gigantescos ao seu redor é sensacional.

Cachoeira do Buracão, uma das mais bonitas da nossa viagem à Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão, uma das mais bonitas da nossa viagem à Chapada Diamantina

Após quase 2 horas na Cachoeira do Buracão e muitas fotos era hora de voltar! No caminho de volta, após uma subidinha razoável chegamos no ponto em que a cachoeira se forma. O exato local onde acontece a queda d’água. De cima você também consegue ter dimensão de como o lugar é gigantesco, além ter uma visão bem bacana e diferente da cachoeira.

Cachoeira do Buracão vista por cima

Já na estrada, ainda fizemos uma parada no Mirante do Vale do capão Redondo, onde conseguimos fotos bem bacanas!

A Cachoeira do Buracão é realmente muito impressionante. Muitos consideram a cachoeira mais bonita de toda a Chapada Diamantina. A cidade de Ibicoara é um pouco mais distante e acaba saindo um pouco do roteiro mais popular da Chapada, mas belezas como a Cachoeira do Buracão fazem valer a pena!

Cachoeira do Buracão, uma das mais bonitas da nossa viagem à Chapada Diamantina


Quer saber mais sobre a nossa visita à Chapada Diamantina? Confira também:

Cachoeira da Fumacinha – a mais bonita da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina – Roteiro de 10 dias

Chapada Diamantina – Roteiro de 10 dias parte 2

Vai conhecer a Chapada diamantina? Reserve aqui seu hotel!
banner-booking

 

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.