O tempo da sua viagem à Paris vai depender muito do seu estilo e preferências. Se você for um apaixonado por museus e cultura, três dias pela cidade não são suficientes para conhecer os vários museus e os inúmeros monumentos a céu aberto espalhados pela cidade. Agora, se sua ideia é fazer o combo “turistão” Torre Eiffel + Arco do Triunfo + foto com a Monalisa, dois dias são suficientes para isso.

Sempre defendemos no blog que para se conhecer minimamente um lugar, é preciso ficar pelos menos 4 dias. No entanto, dessa vez não tivemos opção. Conseguimos a passagem de ida para Paris por € 8 e a de volta por €0,49! (Confira aqui como aproveitar essas promoções). Teríamos que apertar ao máximo nosso roteiro, já que a Jéssica já tinha feito uma lista de todos os museus que iríamos visitar e que ela não abriria mão.

Como sempre damos a dica no blog, o ponto de início para montar seu roteiro de viagem é a partir da localização do seu hotel / albergue. Nessa viagem ficamos na casa de uma amiga minha e não tivemos custos com hotel. O lugar ficava a 5 minutos a pé da Torre Eiffel, o que facilitou bastante nossa logística. Mas se você não tiver essa sorte, confira aqui hospedagens perto da Torre para tomar como base nosso roteiro de viagem. Sendo assim começamos nosso roteiro conhecendo o principal símbolo da cidade, a Torre Eiffel.

Observação: Vocês irão perceber na descrição de cada dia, que tivemos que adaptar e até alterar várias coisas do roteiro que planejamos, mas com um dia inteiro disponível para visitar os pontos é possível fazer os roteiros que sugerimos em negrito.

roteir-3-dias-paris

Dia 1 – Torre Eiffel – Jardim de Luxemburgo – Grand Palais – Petit Palais – Arco do Triunfo

Chegamos no centro de Paris após o meio dia, nos restando pouco tempo para fazer o roteiro planejado. Como o tempo não estava bom, resolvemos não subir na Torre Eiffel e, após algumas fotos, pegamos o ônibus para o Jardim de Luxemburgo. Como fomos à Paris no inverno (confira o post “Paris no inverno: vale a pena?“) o local não estava tão bonito como vimos nas fotos, mas ainda assim valeu o passeio que durou cerca de uma hora.

Como nosso tempo estava apertado, resolvemos cancelar a visita ao Grand Palais e ao Petit Palais e fomos direto para o Arco do Triunfo. Como estávamos bem cansados da viagem, optamos por subir no terraço do Arco do Triunfo no dia seguinte para aproveitar que o Paris Museum Pass de dois dias que compraríamos.

Para comprar o Paris Museum Pass ou outros ingressos para pular filas e economize tempo na sua viagem a Paris, CLIQUE AQUI.

paris-inverno-vale-a-pena-jardim-de-luxemburgo-maria-de-medicis
Jardim de Luxemburgo

Dia 2 – Museu de Rodin – Palácio dos Inválidos – Ponte Alexandre III – Museu D’Orsay – Pont des Arts (Ponte dos cadeados) –  Jardim das Tulherias – Museu do Louvre – Arco do Triunfo

Concentramos a maioria das atrações no segundo dia, pois estaríamos mais descansados e poderíamos acordar bem cedo para iniciar o tour. A ideia era também aproveitar os benefícios do Paris Museum Pass, que tínhamos comprado com a validade de dois dias.

Começamos o dia bem cedo, visitando o Museu de Rodin. Em seguida partimos para o Palácio dos Inválidos onde visitamos o túmulo de Napoleão. Passamos pela ponte Alexandre III e seguimos em direção ao Museu D’Orsay. No roteiro original iríamos depois para o Museu d’Orangerie, mas como ficamos muito tempo no Inválidos e no Museu das Armas (que não estava em nosso roteiro) seguimos direto para o Louvre passando pela Pont des Arts, a famosa ponte dos cadeados, e pelo Jardim das Tulherias no caminho. Finalizamos o dia retornando o Arco do Triunfo para subir até o terraço de vista panorâmica.

Update! Em  junho de 2015 a prefeitura de Paris começou a remover os cadeados da Pint des Arts. A justificativa é que o peso dos cadeados estava danificando a ponte e aumentando o risco de acidentes como o rompimento de uma das grades e a possibilidade de a mesma cair sob barcos que cruzam o Rio Sena.

louvre-museu-palacio-piramide-de-cristal-noite-iluminada-paris-franca

Dia 3 -Palácio de Versalhes – Catedral de Notre Dame

No nosso último dia em Paris, acordamos bem cedo e pegamos o trem direto para Versalhes, onde passamos toda a manhã e parte da tarde. Ao retornar a Paris fomos conhecer a Catedral de Notre Dame. A ideia de deixar a catedral para esse dia era para também aproveitar e subir na torre (entrada também inclusa no Paris Pass), mas por 15 minutos de atraso não conseguimos. Para finalizar o dia andamos pela Rue de  la Bucherie, comemos os famosos crepes e conhecemos a Praça de Saint Michel.

palacio-de-versalhes-castelo-entrada-frente-rei-sol-franca

Lembrando mais uma vez que esse foi o nosso roteiro de viagem e que ficou muito corrido. Bem cansativo mesmo. Talvez o ideal seja adaptar esse roteiro para 4 ou 5 dias ou então tirar algumas atrações. Mas caso você não tenha outra opção, esse é um roteiro excelente para aproveitar ao máximo e em pouco tempo o que Paris tem de melhor para oferecer!

A França faz parte do Espaço Schengen, onde o seguro de viagem com cobertura mínima de € 30 000 é obrigatório. Clique aqui e garanta desconto de 15% na sua cotação com a Mondial Assistance.

Quer mais roteiros pela Europa? Confira também:

Roteiro em Londres: 4 dias pela cidade

Roteiro pelo Algarve: 5 dias pelas melhores praias de Portugal

Edimburgo – Roteiro de 3 dias pela capital da Escócia

Pensando em ir para Paris? Confira uma lista de hotéis pelo centro!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

• Guilherme Marques

Estou gostando muito do seu blog. Estou programando minha viagem para Europa,para 2017. Mas estou com dificuldades de encontrar voos baratos. Alguma dica de como consigo?

• Oi Guilherme, a dica é ficar de olho em sites de promoção mesmo. Baixe o aplicativo Passagens Imperdíveis no celular que sempre aparece uma promoção boa para Europa =)