займ онлайнкредиты онлайн
Close

Bray é uma cidade localizada no condado de Wiclow no litoral da Irlanda. Apesar de ser mais conhecida pela praia, assim como outras cidades de Wiclow, Bray também possui uma imensa área verde, montanhas e trilhas!

Um pouco antes de arrumar as malas e partir para a Irlanda puxei assunto com uma antiga amiga que tinha morado em Dublin alguns anos antes. Fiz as perguntas que todo mundo faz: como era o dia a dia, as pessoas, as outras cidades… Ela me respondeu muita coisa e comentou que um dos seus maiores arrependimentos era ter conhecido bem pouco a Irlanda. Falou que ficou muito na capital e não visitou nem Galway, Howth ou mesmo os Cliffs of Moher. Seguindo nosso plano de não deixar isso acontecer e conhecer o máximo que conseguirmos, depois de Malahide e Clontarf, aproveitamos um dos raros dias (inteiros) de sol e calor na ilha para conhecer a famosa praia de pedras e ainda matar as saudades das trilhas.

irlanda-pria-bray-wiclow-pedras-mar-trilha-sol-litoral-verao

A praia de Bray

Esqueça tudo o que você pensa sobre praia, principalmente a areia. Em Bray, a “faixa de areia”(por falta de termo melhor) é composta de pedras. Apensar de serem bem lisas, não são exatamente muito confortáveis. Talvez por isso a grama seja o local favorito dos irlandeses para pegar sol.

irlanda-wiclow-litoral-praia-bray-pedras-mar-sol

Em toda a orla o gramado era o espaço mais disputado por grupos de amigos, famílias inteiras e pessoas de todas as idades. No lugar do frescobol ou da “altinha”, bolas gigantes e até um parque de diversões com pula-pula dominavam o lugar transformando-o numa espécie de parque que lembrava a Quinta da Boa Vista no Rio com o mar ao fundo.

Apesar do calor, era possível contar nos dedos o número de pessoas que se aventuravam a entrar na água. Isso porque gelada é apelido para a temperatura do mar aqui. Mas se você já foi à Arraial do Cabo ou às cachoeiras do Sana (no inverno!) vai se sentir em casa.

Update! Por sinal, uma semana depois de visitarmos Bray a vontade de ir a praia era tanta que pegamos o DART e descemos em Killiney, um pouco antes da estação de Bray, e lá mesmo com a água gelada, as benditas pedras no lugar da areia e até águas vivas ao redor, mergulhamos. O que brasileiros não fazem quando ficam sem praia por quase um ano, né?

irlanda-bray-wiclow-praia-pedras-sol-mar-verao

Trilha Bray – Greystones

Como não estávamos muito confiantes no tempo, nosso principal objetivo em Bray não era curtir a praia e sim fazer a trilha que liga a cidade à Greystones.

São 6,2km de trilha seguindo a linha do trem (chamado DART). O caminho começa bem largo e aberto, lembrando bastante a subida do Forte do Leme. Embora em alguns trechos a  estrada se torne bem estreita com passagem suficiente para apenas uma pessoa, ainda assim é um trilha bem fácil de se fazer. A paisagem de tirar o fôlego também ajuda bastante a manter o ânimo durante o caminho.

irlanda-bray-wiclow-trilha-greystones-caminhada

irlanda-bray-wiclow-litoral-mar-vista-trilha-greystones

A caminhada leva em torno de 45 minutos, já considerando as paradas para as fotos, e estava sendo feita por muitos idosos (então nada de desculpas!). E chegando em Greystones, a volta pode ser feita pelo DART.

irlanda-bray-wiclow-caminhada-trilha-greystones-paisagem

Mirante de Bray

Logo no início da trilha para Greystones, à direita há uma escada que leva a outra trilha que sobe até o topo de uma montanha. De lá dá para ter uma visão de toda a praia de Bray. Infelizmente optamos por não subir porque ficamos muito tempo na praia e precisávamos voltar logo para Dublin. Os dias de verão aqui  podem enganar bastante. O sol (quando tem) só esquenta mesmo por volta das 16h e só se põe às 21h.

irlanda-bray-wiclow-praia-vista-mirante-trilha

Como chegar?

A forma mais prática de chegar a Bray e, para falar a verdade, para viajar pela Irlanda, é pelo DART. Já usamos esse trem em nossa visita à Malahide. Saindo da Tara Station, no centro de Dublin, é só pegar o trem em direção à Greystones. O valor do ticket incluindo o retorno (sem horário marcado) foi de € 6,4.

Bray é a penúltima estação e a viagem toda leva cerca de 30 minutos. Para os que mesmo assim preferem os ônibus, a linha é a 145.

irlanda-bray-wiclow-vista-linha-trem-trilha-greystones

Então, para quem está morando ou apenas passando alguns dias em Dublin, vale a pena se aventurar por outras cidades, que por serem menos turísticas tem uma atmosfera completamente diferente. E se é preciso mais algum incentivo a cidade possui um dos mais animados festivais de verão, o Bray Summerfest.

irlanda-bray-greystones-litoral-wiclow-visita-viagem-trilha-caminhada-trem


Vai viajar para a  Irlanda e ainda não tem o seguro de viagem? Clique aqui para conseguir 15% de desconto para leitores do blog pela Mondial Assistance.

Quer saber mais sobre passeios próximos a Dublin? Confira também:

Howth – de volta às trilhas na Irlanda

Malahide – castelo e praia na Irlanda

O que se imagina e a verdade sobre os irlandeses

 Vai conhecer Bray? Confira aqui as opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.