займ онлайнкредиты онлайн
Close

O Saint Patrick’s Day é sem dúvida nenhuma a data comemorativa pela qual a Irlanda é mais conhecida em todo o mundo. São Patrício ou Saint Patrick é um santo católico padroeiro da Irlanda. Uma das catedrais mais importantes do país leva seu nome, a Saint Patricks Cathedral de Dublin. A comemoração por seu dia acontece mais em países de língua inglesa e nos lugares que receberam muitos imigrantes irlandeses, como Nova Iorque nos EUA. Mas mesmo para os brasileiros essa data não é tão desconhecida, muitos bares e boates promovem festas usando a dia do Santo, mas o que encontramos aqui é muito melhor do que bebidas verdes.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-parade-parada-desfile-dublin

Quem foi Saint Patrick?

A lenda conta que Saint Patrick nasceu no Norte da Inglaterra, quando o território ainda estava sob o domínio dos romanos. Ele teria sido trazido para a Irlanda como escravo aos 16 anos. Após ouvir a voz de Deus e assim conseguir escapar, ele se tornou um missionário e voltou à Irlanda para ajudar a catequizar os habitantes da ilha. Ainda como parte da lenda, conta-se que Saint Patrick teria usado um trevo para explicar a Santíssima Trindade e por isso o trevo seria tão vinculado à sua figura e visto como símbolo da Irlanda. Mas seu feito mais lembrado é ter expulsado todas as cobras da ilha, muito embora muitos historiadores concordem que a história seria mais uma metáfora para dizer que Saint Patrick foi a figura mais importante na conversão de muitos irlandeses ao catolicismo.

Saint Patrick’s Day – um dia que virou festival

Desde 1995 o governo da Irlanda criou o Saint Patrick’s Day Festival. Nos dias que antecedem ou precedem o dia 17 de março, dia de Saint Patrick em si e feriado nacional, são realizados vários eventos mas, o maior e mais esperado de todos é o desfile ou a “parade”.

Passamos o Saint Patricks’s desse ano em Dublin. Para nossa alegria, o feriado caiu na segunda-feira e o Festival foi realizado dos dias 14 a 17 de março, ou seja quatro dias de muita festa. Embora o Festival seja organizado pelo governo, a maioria das festas são organizadas por iniciativa dos donos dos pubs e hotéis. Uma das atrações oferecidas pelo governo foi um Parque de Diversões montado às margens do Rio Liffey.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-parque-de-diversoes-rio-liffey

Como já falamos aqui em outros posts sobre o país, na Irlanda é proibido tomar bebida alcoólica na rua. Fazer um esquenta com a cerveja comprada no mercado ou um isoporzinho é considerado crime. No entanto, durante os Saint Patrick’s Day Festival estava completamente liberado beber fora dos pubs. As ruas do Temple Bar foram tomadas durante o dia e noite por um multidão com divertidos chapéus de Leprechaum e artistas de ruas tocando rock pop em cada esquina.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-ruas-dublin-temple-bar-party-festa

Saint Patrick’s não é Carnaval!

O Temple Bar é uma área bem turística, vale uma passada mas não fique todos os dias por lá, pois você encontrará de tudo entre brasileiros, venezuelanos…mas bem poucos irish. Aliás, pela grande quantidade de brasileiros que residem em Dublin era possível ouvir nas ruas desde “Lepo Lepo” até pérolas como pessoas se referindo ao evento como “Carnaval”. Na boa, se você quer ouvir música brasileira e se comportar como no Carnaval da Bahia, então vá para lá. Não fique fazendo isso numa festa que é para comemorar o orgulho irlandês. Fiquei com muita vergonha ao ver um brasileiro chegando e puxando umas meninas irish pelo braço como se estivesse numa micareta.

A cidade verde

Voltando às atrações do Festival, durante todos os dias os principais prédios da cidade se iluminam na cor verde. O Trinity College, que no Reveillon também se ilumina, é um dos prédios a ganhar a iluminação verde.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-cidade-verde

Saint Patrick’s Parade

O desfile ou parada não é tão comum para nós brasileiros. Nosso evento do tipo mais famoso é a parada de 7 de setembro, o que não é um boa referência. A Saint Patrick’s Parade acontece no dia do santo e toma conta de toda a O’Connel Street, uma das principais ruas do centro de Dublin.

A cada ano é eleito um tema para o desfile e o de 2014 foi “Lets Make History”.A ideia é que os desfiles de 2015 e 2016 sigam como uma linha única com os respectivos temas “Present” and “Future” Desfilaram as tradicionais bandas de universidades, líderes de torcidas e até simpáticos velhinhos em bicicletas.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-parade-parada-desfile-feriado

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-parade-desfile-parada-2014

A parada começou por volta das 12h e durou um pouco mais de uma hora. As ruas ficam bem cheias especialmente de famílias inteiras.

A semana do Festival com certeza é a melhor época para se estar na Irlanda. Também é uma das épocas mais concorridas com todos os hotéis, hostels e “sofás” (muitos brasileiros alugam seus sofás) lotados. Então, planeje-se, compre seu chapéu de Leprechaum, vista suas melhores roupas verdes e curta bastante porque essa festa vale a pena.

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-evento-parade-parada-desfile-apresentacao-feriado

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-evento-parade-parada-desfile

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-parade-parada-desfile-2014

saint-patrick-day-festival-irlanda-dia-de-sao-patricio-dublin-desfile-parade-parada-apresentacao-2014


Conheça mais de Dublin em:

Dublin: uma cidade original e multicultural

O que se imagina e a verdade sobre os irlandeses

Vai conhecer Dublin? Confira aqui 200 opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Glenda

    Olá…bem legal o relato sobre essa comemoração de Saint Patrick’s Day.
    Mas por favor..onde ficaram hospedados?
    Desde já, Obrigada!

    • Oi Glenda! Nessa época nós estávamos morando em Dublin. O preço das hospedagens por lá aumentam muito e uma boa opção pode ser buscar casas de brasileiros que vivem por lá para alugar um sofá. Procure um grupo no facebook chamado Classificados Dublin. Muitos brasileiros vivendo lá costumam anunciar vagas para o St Patricks =)