займ онлайнкредиты онлайн
Close

A cultura irlandesa nasceu da mistura de muitos povos. Dos Celtas até o domínio do território pelos ingleses, foram muitas as invasões. No entanto, os mais famosos invasores com certeza são os Vikings.

Os escandinavos invadiram vários territórios na Europadestituíram reis, mas em muitos casos acabaram se casando e formando família entre os dominados.  Na Irlanda isso também ocorreu, mas nem tudo na história aconteceu tão pacificamente.

batalha-clontarf-battle-festival-evento-milenio-encenacao-brian-boru-rei-vikings-dublin-irlanda
Encenação da Batalha de Clontarf no dia 19 de abril

Em 23 de abril de 1014, aconteceu em uma das mais sangrentas batalhas da história irlandesa: de um lado os Vikings invasores e de outro Brian Boru, supremo rei da Irlanda. A batalha que ficou conhecida como Batalha de Clontarf (nome do local onde a mesma ocorreu) chegará nessa semana ao seu milésimo aniversário. Para comemorar a data, está sendo realizado um grande festival dos dias 19 a 20 de abril. Assisti ao Festival no sábado, dia 19, e conto agora um pouco de como foi.

A Batalha de Clontarf

Mas o que afinal foi essa batalha e porque ela é tão importante para os irlandeses? Brian Boru é uma verdadeira lenda entre os irlandeses, um exemplo de guerreiro e homem de estado. Ele chegou ao trono após a morte de seu irmão Mathgamain. Nessa época a Irlanda era dividida entre reinos e ainda sofria com as invasões Vikings (sim, eles de novo! Sabia que por causa deles que o Louvre foi inicialmente construído?). À frente do reino de Dál Cais, Brian Boru fez alianças e batalhou até conseguir unificar os reinos e se autoproclamar Rei Supremo da Irlanda em 1002.

Mas manter um reino unido não é tão fácil e, em 1013, Máel Mórda, Rei de Leinster se uniu a guerreiros vikings para destituir Brian Boru do trono. As tropas se encontraram na sexta-feira santa e começaram a sangrenta batalha. Os homens de Brian Boru venceram, mas o Rei, já com 70 anos, morreu ao ser decapitado por um machado. A batalha é celebrada até hoje, pois simboliza para os irlandeses o espírito e disposição de se sacrificar tudo por uma Irlanda unida.

O Festival

batalha-clontarf-battle-festival-evento-medieval-vikings-milenio-dublin-irlanda-entrada

O evento está sendo realizado no Saint Anne’s Park Raheny, em Clotarf (D3). São cerca de 30 minutos de ônibus do centro da cidade (D1) até o parque.

Na extensa área verde foram montadas várias barracas com atividades típicas de um vilarejo do século XI. É possível ver como se talhavam moedas, como eram vendidos os couros de animais, as roupas dos guerreiros da época e até como se cozinhava. O mais interessante é que os participantes do eventos que ficam nessas tendas ficam o dia inteiro em seus personagens. Mesmo os que não estão conversando com nenhum dos visitantes, continuam costurando ao fundo das tendas ou fazendo alguma atividade típica da época.

batalha-clontarf-battle-festival-evento-milenio-medieval-vikings-tendas-dublin-irlanda

batalha-clontarf-battle-festival-evento-milenio-vilarejo-medieval-vikings-dublin-irlanda

O evento é ainda mais divertido para as crianças que tem a chance de aprender a atirar de arco e flecha, podem construir sua espada e escudo e praticar o gaélico.

batalha-clontarf-battle-festival-evento-medieval-vikings-milenio-dublin-irlanda-arco-flecha

batalha-clontarf-battle-festival-evento-medieval-vikings-tendas-dublin-irlanda

As tendas ficam abertas à visitação durante todo o dia, mas a grande atração do evento é a encenação da grande batalha. Duas vezes por dia (às 13h e às 16h) as tropas dos Vikings enfrentam Brian Boru em uma encenação que dura aproximadamente uma hora.

A entrada no evento é totalmente gratuita e para os que gostam de souvenirs, existem muitas tendas vendendo desde brincos e pingentes medievais até machados e facas. Há também uma área bem grande voltada para alimentação com comidas e bebidas para todos os gostos.

batalha-clontarf-battle-festival-evento-milenio-encenacao-brian-boru-vikings-dublin-irlanda

batalha-clontarf-battle-festival-evento-guerreiros-medieval-vikings-dublin-irlanda

Horário

O evento começa oficialmente às 11h e termina às 19h. A encenação da Batalha ocorre às 13h e às 16h na arena principal. Se seu objetivo é não perder nada da briga, vale chegar mais cedo e guardar um lugar em volta da arena, pois o lugar enche muito e todos querem ficar com celulares e máquinas erguidos para tirar fotos e filmar.

Como chegar?

batalha-clontarf-battle-festival-evento-medieval-vikings-dublin-irlanda

O City Council divulgou que as linhas que levam até o Festival vão operar normalmente. Saindo da Abbey Street é possível pegar o 29, 31a, 31b e o 130.  Se você pretende ver a encenação programe-se, pois os ônibus estão saindo bem cheios já ponto final. Hoje, sábado, tive que esperar dois ônibus passarem para conseguir embarcar.

No retorno também está acontecendo o mesmo. Opte por andar um pouco mais e pegar o ônibus de volta nos pontos mais distantes da saída do evento. Quando eles passam por lá já estão absurdamente cheios e o motorista nem para. O valor da passagem é a tarifa normal do trajeto de 2,60.

Mais informações  no site oficial do evento.

batalha-clontarf-battle-festival-evento-milenio-medieval-vikings-dublin-irlanda

batalha-clontarf-battle-festival-evento-medieval-vikings-coruja-dublin-irlanda

batalha-clontarf-battle-festival-evento-mapa
Mapa do evento – link para a fonte

Veja mais eventos de Dublin em:

Saint Patrick’s Day – A melhor época para estar na Irlanda

Oktoberfest 2013 em Dublin!

Dublin: uma cidade original e multicultural

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.