Viajar de low cost pela Europa vale a pena?

Viajar pela Europa é o sonho de muitos brasileiros. A cada ano, mais e mais brazucas desembarcam no velho continente com mil ideias de como conhecer o maior número de países em pouco tempo. Viajar pela Europa de trem, aproveitando as curtas distâncias entre os países e ainda passando por lindas paisagens  é a melhor opção, certo? Errado!!! Se você quiser economizar, a melhor opção são as companhias aéreas low cost, que oferecem passagens a preços incríveis. Mas sem um bom planejamento, alguns detalhes podem passar despercebidos e fazer com que você gaste muito mais do que imaginava.

Diante disso, resolvemos montar um pequeno guia explicando como funcionam essas companhias aéreas, como conseguir passagens ainda mais baratas do que pelo site das próprias e muitas dicas práticas e de planejamento para a sua viagem.

low cost-ryanair-viajando-passagens-baratas-2

Fila no frio para embarcar!

O que são companhias Low Cost?

São companhias aéreas que, como o nome já diz, são de baixo custo. Elas oferecem baixas tarifas eliminando custos vindos de serviços tradicionais oferecidos ao passageiro. Algumas características dessas companhias:

  • Utiliza apenas um tipo de aeronave;
  • São escolhidos aeroportos com custos mais baratos, normalmente longe das capitais;
  • Voam em horários não preferenciais (normalmente de manhã bem cedo), assim reduzindo custos e evitando atrasos devido ao intenso tráfego aéreo;
  • Não há serviço de bordo gratuito, sendo cobrado qualquer servido ao passageiro, como bebidas, alimentação, etc.

Principais companhias Low Cost

As mais conhecidas são a irlandesa Ryanair e a Easyjet, que tem base no Reino Unido. Ambas possuem um grande numero de rotas cobrindo praticamente toda a Europa com preços muito baixos.

Há também outras opções como Wizzair, que trabalha com destinos do Leste Europeu, ou a Vueling, baseada na Espanha. A escolha de uma ou outra vai depender do trecho escolhido, já que, geralmente, não há duas operando no mesmo trajeto.

Regras das companhias

Em geral as companhias aéreas tem rígidas regras sobre bagagens, horários e o bilhete de embarque. Caso esqueça de imprimir seu bilhete, será cobrada uma taxa bem alta para uma simples impressão. E no pior dos casos, se você passar do peso de 10kg em sua bagagem ou a mochila passar das dimensões, você simplesmente não embarca.

Check-in: Deverá ser feito online e o bilhete aéreo deve ser impresso por você.

Bagagem de mão: Pela Ryanair, cada passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão de até 10kg com as dimensões máximas de 55cm x 40cm x 20cm, mais uma bolsa pequena até 35cm x 20cm x 20cm. Para facilitar a ter uma ideia das dimensões, conseguimos viajar com um mochilão Trilhas e Rumos de 48l cheio. Portanto qualquer mochila até esse tamanho irá passar.

Empty Ryanair check in desks at Gran Canaria airport during volcanic ash cancellations.

Liquidos: Todos os liquidos, géis ou pastas não podem ultrapassar o limite de 100ml. E o que conta não é a quantidade de líquido, mas sim o tamanho do frasco. Alguns exemplos de produtos que não podem passar de 100 ml na sua bagagem de mão: Pasta de dentes, baton, protetor labial, base líquida, rímel, desodorante (roll on) e perfume. Todos os produtos com até 100ml deverão estar dentro de um saquinho plástico que é fornecido pela companhia aérea geralmente perto da área de embarque.

Passagens ainda mais baratas (0,49)

Existe uma forma de pagar ainda mais barato pelas passagens aereas que nem todo mundo sabe. Pelo site Edreams.pt você pode achar passagens por até 0,49! Sim, é isso mesmo e eu não digitei errado. Nossa passagem para Paris custou 0,49 cents!


passagens-baratas-ryanair-europa-mochilao-edreams

É claro que não é sempre que eles fazem esse tipo de promoção e só é possível comprar a passagem por esse preço fazendo o pagamento com um tipo de cartão. Além disso, não há nenhum tipo de divulgação sobre as datas em que o preço das passagens estará custando centavos. Vamos aos detalhes:

Normalmente esse tipo de promoção é feita na baixa temporada, onde a procura por voos pela Europa não é tão grande. Final de Janeiro e o mês de fevereiro é a hora certa para você pesquisar passagens com esse preço.

Você deverá marcar a opção “One way” e selecionar o seu destino para iniciar a pesquisa. A única forma de encontrar passagens por 0,49 é buscando um trajeto de cada vez. Se você selecionar a data de ida e volta, você não irá encontrar essas passagens.

Após selecionar sua passagem, você deverá efetuar o pagamento da mesma com o cartão da America Express. Somente dessa forma você conseguirá o desconto que atingirá esse valor. Na época em que compramos nossa passagem, esse desconto era feito através do cartão Entropay da Visa, mas com tantos problemas que estavam ocorrendo, alteraram para a Amex.

Dicas de Planejamento

A vontade de clicar no botão “Comprar” no momento em que você vê a passagem por um preço muito baixo é muita, mas antes disso você deverá se programar para a viagem. Durante esse tempo que estamos morando na Irlanda, vimos muita gente comprando a passagem de volta para um ou dois dias após a data da passagem de ida! Isso é um grande erro, porque além de você não ter tempo suficiente para conhecer nada do país, você irá gastar muito mais tempo nos deslocamentos do que imagina.

Horários: Como já falei no post, os horários das passagens são ruins, muito ruins. Portanto, muitas vezes você não vai conseguir encontrar transporte público no meio da madrugada para ir até o aeroporto e terá que pegar um taxi/transfer, aumentando um pouco mais os custos da viagem.

Bilhete: Não se esqueça de fazer o check-in pelo site e de levar seu bilhete já impresso. Para uma simples impressão, no caso de você esquecer, eles cobram uma tarifa absurda.

Distância do aeroporto ao centro: As companhias low cost trabalham com aeroportos menores e dessa forma, mais afastados do centro da cidade (às vezes até em outra cidade próxima). Veja bem o local onde você vai desembarcar e veja como chegar até o centro da forma mais barata. Em Paris, por exemplo, a Ryanair só trabalha com o aeroporto de Beuvais, a 75km do centro de Paris. O onibus de até o centro custa 16 Euros (32,00 ida e volta), deixando a sua viagem um pouco mais cara.

low cost-ryanair-viajando-passagens-baratas

Onibus que faz o trajeto do aeroporto de Beauvais até o centro de Paris

Bagagem: Outro fator importante a ser considerado.  Na Irlanda, por exemplo (e acredito que em outros países da Europa), as lojas vendem malas “padrão Ryanair” ou “malas de cabine”. São malas de rodinha com o tamanho exato permitido pelas companhias. 

Vale a pena?

Colocando numa balança os pros e contras, na minha opinião vale a pena sim. Se você não tem frescura com as poltronas que não reclinam, com as luzes acesas durante o voo e os comissários de bordo passando com o carrinho pelo corredor tentando vender tudo e com o toque de corneta que anuncia a aterrissagem dos voos Ryanair, realmente vale a pena.

É claro que fazer um mochilão pela Europa só com companhias low cost vai exigir um grande planejamento de viagem, mas o dinheiro que você consegue economizar no final das contas vale o sacrifício de usar o mesmo casaco em todas as viagens ou dormir em aeroportos esperando o seu voo!