займ онлайнкредиты онлайн

Lembro que há cerca dois anos, quando estava no Brasil, por acaso encontrei um texto com algumas fotos assustadoras de um tal de Caminito del Rey, localizado na Espanha. Fiquei fascinado com o lugar e o texto até valeu um compartilhamento no facebook. Mas sabe aquele lugar que você vê na internet, nem passa pela sua cabeça em um dia estar lá, mas que fica gravado na sua memória? Pois é… Depois de viagens completamente diferentes, como a de Paris ou Londres, estava eu sentado no sofá de casa pensando em alguma atividade de aventura que só poderíamos fazer aqui na Europa, quando de repente veio na minha cabeça: E aquele tal de Caminito del Rey?

Algumas horas de busca pela internet, verificando como chegar, preços, passagens aéreas, etc e já estava pronto para convencer a Jéssica no dia seguinte. Tarefa fácil! Numa conversa de menos de uma hora a decisão já estava tomada. Iríamos fazer o Caminito del Rey e após a decisão de irmos, em menos de 24h as passagens já estavam compradas!

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura, passeio, selfie
Durante a travessia do Caminito del Rey

História

O Caminito del Rey foi construído para transportar matérias de construção e para ser um caminho de acesso dos trabalhadores às duas centrais da hidroelétrica. A construção teve início em 1901 e foi concluída em 1905. O nome foi-lhe atribuído, quando o Rei da Espanha, Don Afonso XIII,  inaugurou a central em maio de 1921, percorrendo todo o caminho e ficando impressionado com a beleza e com a grandiosidade da obra. Essa é a história oficial, mas na região há quem diga que o Rei teria andando cerca de 5m e logo voltado.

tr-caminito_del_rey-03
Rei da Espanha fazendo a travessia em 1921 – Fonte: Desconhecia

Hoje, com o abandono e a falta de manutenção do governo, o caminho está literalmente caindo aos pedaços. Pelo que pude observar, a maioria das chapeletas que fixam o cabo de aço na rocha estão em bom estado e o cabo em quase todo o trecho está muito bem conservado. Os escaladores da região seriam os responsáveis por essa manutenção, tanto para que não ocorram novos acidentes como para que mais visitantes possam ir até El Chorro para fazer o Caminito del Rey. Em apenas um trecho onde cabo está quase arrebentando, é necessário o uso de corda para aumentar a segurança.

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura, passeio, viagem, piso, destruido
Trecho do Caminito del Rey nos dias de hoje

Reforma do Caminito

Passando por reformas desde março de 2014, o Caminito del Rey foi aberto ao público em janeiro de 2015. Segundo o Diario Sur, o caminho passará a custar cerca de €6, ainda que, nos primeiros meses depois da reabertura, ele continue gratuito.

El Caminito del Rey

O Caminito del Rey é uma passagem cravada nos desfiladeiros de Los Gaitanes, mas se engana quem pensa que a travessia são alguns poucos metros de um caminho caindo aos pedaços pela montanha. De ponta a ponta, o Caminito tem 3km de extensão, sempre beirando o Rio Guadalhorce e passando por lindas paisagens. Mas, sem dúvida, a parte mais emocionante e assustadora são os grandes trechos em que o piso já não existe mais e você tem que passar se equilibrando numa viga de ferro a mais de 100 metros de altura.

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo1

Em 2000, 0 Governo resolveu fechar o caminho após a morte de três escaladores que faziam a travessia colocando um portão de ferro no início do caminho. Não é preciso dizer que isso não impediu impedir ninguém de tentar a travessia e após alguns outros acidentes, o Governo resolveu demolir os 10 metros iniciais do caminho, obrigando a quem quiser fazê-lo, a dar uma pequena volta por uma montanha e descer de rapel até o inicio. Vale lembrar que hoje a travessia do Caminito del Rey é expressamente proibida, sob multa de 6000 euros para o infrator.

Apesar da fama do local, tudo é feito com muita segurança e dificilmente ocorrerão outros acidentes, desde que todos façam o procedimento de segurança de forma correta. Na maior parte do caminho você encontra um cabo de aço para você se prender a ele e as partes onde não tem o cabo, basta ir com bastante cuidado e no seu tempo.

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura
Trecho sem cabo de aço

A Travessia

Mesmo com experiência em escaladas e conhecimento em todo o procedimento de segurança, optamos fazer o Caminito del Rey com um guia e não nos arrependemos. O início do caminho é um pouco escondido e se tivéssemos ido sem alguém que conhecesse o local, perderíamos um bom tempo procurando as chapeletas para fazer o rapel até o início do caminho.

O valor do guia, mais todo o equipamento de segurança foi de 70 euros para cada um. Ouvimos falar que é possível encontrar “guias” mais baratos, mas é sempre mais seguro seguir as indicações da pousada ou hospedagem em que você estiver. O passeio durou o dia inteiro e ele fui muito paciente, esperando a gente para tirar as quase mil fotos e dando as dicas de como passar pelos trechos mais complicados.

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo-espanha

Depois de tomar um café com calma, iniciamos a trilha por volta das 10h30, 11h de uma entrada perto da ponte da represa. São cerca 30 minutos de trilha bem leve e aberta beirando o Rio Guadalhorce, até chegar no início do Caminito em si, o trecho que foi fechado pelo governo. Demos a volta por um caminho de 5 minutos pela montanha e chegamos em 3 chapeletas para o rapel.

O visual dali já era incrível. O vento forte que corria por dentro do desfiladeiro assustava um pouco, mas o início do caminho é bem tranquilo e ainda está bem conservado. Alguns metros mais a frente viria o primeiro desafio para começar o aquecimento, um trecho onde já quase não havia mais piso e também não tinha o cabo de aço de segurança.

caminito-del-rey-trilha-malaga-espanha

Mais alguns metros a frente e o próximo desafio era um trecho de 4 a 5 metros totalmente destruído, apenas com a viga de ferro. Aqui não era possível passar se equilibrando pela viga, teríamos que fazer uma mini escalada pela rocha e depois apoiar os pés na viga de aço. Esse é o trecho em que o cabo de aço está em péssimas condições, mas só é possível ver isso, depois de atravessar todo o trecho. Ponto para o guia que já tinha esse conhecimento e utilizou corda nesse trecho.

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo-jessica

Revezando entre lindas paisagens e fortes emoções com alguns trechos com pequenas escaladas, outros com bastante equilíbrio e sem cabo de aço e outros se equilibrando a mais de 100 metros de altura (dessa vez com o cabo de segurança) chegamos até a primeira parada para comer alguma coisa e tomar água com uma bela paisagem em nossa frente. A esse ponto já era possível ver bem de longe a ponte que ligava os dois desfiladeiros. Caminhamos um trecho de 20 minutos de trilha até voltarmos para o caminho nos desfiladeiros.

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo13

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo11

Essa parte final é sem dúvida a mais emocionante e mais bonita. O desfiladeiro se fecha e o vento que corre entre as rochas te empurra para frente, deixando tudo ainda mais assustador. A quantidade de trechos sem o piso aumenta e passa a ser necessário alguns segundos de concentração e coragem para atravessar as vigas se equilibrando. O visual da ponte que une os dois desfiladeiros a mais de 100 metros de altura, com o Rio Guadalhorce ao fundo é de ficar registrado na memória e na máquina!

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura, passeio, viagem, ponte, hidroeletrica

caminito-del-rey-trilha-mais-perigosa-do-mundo-bruno

caminho-del-rey-espanha-trilha

Após a ponte, vem os dois trechos finais, que eu considero os mais assustadores. Inclusive precisei de alguns segundos para esperar o vento diminuir e para criar coragem para atravessar me equilibrando. Um pouco do que a gente já tinha passado nos trechos anteriores, mas dessa vez a sensação de altura é muito maior. Você tenta se concentrar no ferro que você tem que pisar, mas seu olhar desvia para as águas do rio que estão a mais de 100 metros para baixo.

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura, passeio, viagem, equilibrio

Após os últimos dois trechos vem a parte mais triste, a hora de ir embora! Mais um pequeno rapel e em poucos minutos já estamos com os pés no chão, tentando acreditar na aventura que tínhamos acabado de passar.

Nossa travessia durou cerca de 6 horas. Mas fizemos tudo com muita calma e bem devagar. Sem contar as infinitas paradas para fotografar.

O Caminito del Rey é sem dúvidas uma travessia que vale muito a pena. Acho que posso considerar a maior aventura que já fiz. Mas vale lembrar que tudo deve ser feito com muita segurança, respeitando todos os procedimentos e fazendo uma coisa de cada vez.

el-caminito-del-rey-malaga-espanha-trilha-perigosa-mundo-aventura-passeio-viagem-equilibrio-ferro

el caminito del rey, malaga, espanha, trilha, perigosa, mundo, aventura, passeio, viagem, montanha, casal

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

• J Américo Dornelles

Excelente,mas ainda prefiro fazer um Cruzeiro.Com toda mordomia,claro.

• Bruno Costa

Américo, também não dispenso um Cruzeiro, mas se tiver que escolher entre a mordomia de um Cruzeiro e uma atividade de aventura como essa, nem penso duas vezes! =)

• Gabriel

Iradooooooooooo!!!! Saudades de vocês galera!

• Valeu Gabriel!! Saudades também meu amigo!

• Esse post ficou incrível. Acho que minhas fotos iam sair todas tremidas. kkkkkk… E é bom aproveitar antes que as coisas se modifiquem, ainda bem que vcs fizeram.

• Valeu Fábio! Cara, a maior preocupação era tirar a câmera! Imagina o medo dela cair! rsrsrs

• Roberta Mesquita

vcs tem a empresa do guia?Obrigada

• Oi Roberta! O Caminito del Rey passou por reformas e já foi aberto ao publico no inicio desse ano. Agora eu acredito não precisar mais de guia para fazer esse passeio. De qualquer forma, não tínhamos os contatos. Abs!