займ онлайнкредиты онлайн
Close

Trinity College! Para quem vem estudar nada mais justo do que conhecer uma faculdade, certo? Nem tanto. O motivo pelo qual o Trinity College é tão famoso em Dublin é porque mais do que ser uma das universidade mais bem colocadas no ranking internacional, ele é  um símbolo da complicada relação entre ingleses e irlandeses, entre católicos e protestantes, entre o tradicional e o novo. Além disso , é onde está uma das bibliotecas mais antigas do mundo e o livro de Kells, considerado o mais antigo do mundo.

dublin-trinity-college-biblioteca-harry-potter-irlanda-europa
Interior da Biblioteca do Trinity College (old library)

A fundação do Trinity College

Fundada em 1591 pela então rainha do Reino Unido, Elizabeth I, o Trinity College foi a primeira universidade da Irlanda. É considerada também como uma das mais antigas de toda a Europa. Conta-se que a Rainha teria dito que era preciso educar o povo bárbaro que vivia na ilha, então colônia britânica. Então como gesto de generosidade fundou a faculdade no terreno onde antes funcionava um mosteiro.

dublin-irlanda-europa-trinity-college-campus

Já nessa época havia tensão entre protestantes e católicos e, como uma forma de selecionar os alunos vindos de famílias simpáticas à coroa e exercer pressão sobre os católicos , somente os protestantes (e homens) eram aceitos. Em 1873, essas restrições foram abolidas ao menos no papel. Já as mulheres só puderam frequentar a faculdade em 1903.

A visita

O campus do Trinity College fica em D2, no final da O’Connel Street, uma das ruas mais importantes de Dublin. Ele ocupa 190 ooo m2 entre prédios, galerias e campos de atividade física. A entrada é gratuita, mas o tour guiado é pago. Sempre na entrada principal há um estudante oferecendo o passeio guiado aos turistas e o preço médio é de 10 euros. Confesso que não pagamos pelo tour. Pesquisamos e fomos sozinhos, no estilo sem frescura mesmo.

O Campanário

É a primeira coisa que o visitante vê após passar o portão principal. A lenda é que ele traz má sorte aos estudantes que passam por debaixo dele em época de provas. Como também estamos estudando, não arriscamos e ficamos só nas fotos em frente.

dublin-trinity-college-campanario-campus-irlanda

A esfera

O campus do Trinity é repleto de estátuas tradicionais e modernas, homenagens à alunos ilustres ou doações. Dentre todas uma esfera dourada chama atenção de todos. “A esfera dentro da esfera”, como é chamada, foi criada pelo artista italiano Arnaldo Pomodoro. Outras “esferas” estão espalhadas ao redor do mundo: Vaticano e Roma (Itália); Nova Iorque, Washington, Idianapolis, Ohio, São Francisco, California e Iowa (Estados Unidos); Teerã (Iran); Kanagawa (Japão) e Tel Aviv (Israel).

O significado das esferas é que mesmo um mundo ferido pelos horrores da guerra ainda pode dar origem a outro de paz e tolerância. Não encontramos o motivo pelo qual ela foi colocada no Trinity, mas é muito interessante ver como ela contrasta com os prédios antigo ao seu redor.

dublin-irlanda-europa-trinity-college

dublin-trinity-college-esfera-escultura-campus-irlanda

Biblioteca e Livro de Kells

Uma atração a parte é a Biblioteca do Trinity College. É considerada uma das maiores bibliotecas de pesquisa do mundo com cerca de três milhões de volumes guardados em oito prédios. Também é o prédio (original) mais antigo do campus, tendo sido construído entre 1712 e 1732.

A “old library” funciona mais como um museu hoje e a entrada é paga. São cobrados 6 euros para estudantes e 9 euros para visitantes comuns. A exposição inclui painéis de descrição sobre como era feitos os primeiros livros, os símbolos usados, as formas de ornamento e os materiais.

dublin-trinity-college-interior-biblioteca-harry-potter-irlanda

Esses primeiros livros tinham conteúdo religioso, seu objetivo era preservar e divulgar o evangelho. Eram feitos pelos monges de forma artesanal utilizando pele de animais (como bezerros) para produzir as páginas e madeira queimada e minerais para as tintas. Há outros livros em exposição, mas o mais antigo e famoso é o de Kells (Book of Kells). Ele foi o primeiro a utilizar ricas ilustrações (às vezes de uma página inteira) para torná-lo acessível mesmo aos que não soubessem ler e escrever. É incrível imaginar como conseguiram fazer um trabalho tão detalhado usando materiais impensáveis para nós, da época da impressora a jato.

O livro de Kells foi escrito por volta do século IX (cerca de 600 anos antes da invenção da prensa na China) e é assim chamado devido ao mosteiro de Kells.

No segundo andar do prédio encontra-se a “old library” em si. A Biblioteca é tão grandiosa que foi cenário para a biblioteca de Hogwarts em um dos filmes da série Harry Potter. Ali estão muitos documentos antigos relacionados à época da independência, a arpa mais antiga da Irlanda (símbolo do país) e também outros mais novos como as primeiras publicações do U2. Ao contrário do primeiro andar, aqui já é permitido tirar fotos, mas sem flash.

trinity-college-dublin-biblioteca-arpa-irlanda

Ela é bem bonita, mas uma visita não leva mais do que 40 minutos. Se for possível, vale também evitar sextas e finais de semana, que é quando o Trinity e sua biblioteca ficam lotados de turistas.

Enfim, o Trinity College é uma referência para Dublin. É tão importante que o prédio da entrada sempre é iluminado em algumas datas comemorativas como Halloween e Ano Novo.

dublin-ano-novo-irlanda-reveillon-festas-projecao-3d-trinity-college-virada-2
Trinity College no Ano Novo de 2013-2014

Veja mais sobre Dublin em:

Dublin: uma cidade original e multicultural

Dublin – Primeiras impressões

Vai conhecer Dublin? Confira aqui 200 opções de hospedagem!
banner-booking

 

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.