Close

Quem só está acostumado a andar pelo metrô das capitais brasileiras pode tomar um susto ao ver o mapa do metro de Londres, mas sem dúvida, é a maneira mais prática de se locomover pela capital Inglesa. Ao todo são mais de 270 estações que te deixarão em qualquer ponto da cidade. Para quem tem pouco tempo para conhecer Londres, essa é a melhor opção.

Metro de londres-big-ben-torre-relogio-

Muitos amigos nos perguntam se é muito difícil usar o metrô londrino e confesso que mesmo ficando em um hostel de excelente localização, (Confira aqui a nossa hospedagem) a 5 minutos da estação South Kensimgton, o medo de não conseguir entender para que lado teríamos que ir, nos fez planejar um roteiro onde faríamos tudo a pé, afinal, o hostel não era longe das principais atrações turísticas e também seria mais barato. O problema é que no final do segundo dia, já tínhamos caminhado cerca de 30 km (não, eu não digitei errado, foram 30 km em dois dias). Foi então que decidimos: no terceiro teremos que pegar o metro.

A conclusão que chegamos foi que andar no metro de Londres é muito simples e sem duvida foi a melhor coisa que fizemos, compramos o Travelcard de um dia, que dava direito a andarmos quantas vezes quiséssemos no metro dentro das zonas 1 e 2. Ideal para conhecer os pontos turísticos de tarde e de noite!

Mapa do metro de Londres

O metro de Londres fui inaugurado em 1863 e é o mais antigo do mundo. O mapa do metro de Londres serviu de inspiração para praticamente todos os outros construídos em outros países, apresentando as estações de forma simples e tentando se manter fiel às distancias entre um ponto e outro.

Mapa metro de Londres - Inglaterra
Clique para ampliar

Tickets e preços

O transporte público em Londres no geral é bem caro. Para economizar, há a opção de comprar alguns tickets especiais:

Oyster Pass: É um cartão no valor de 5 libras (que não contam como crédito para viagens, mas ão reembolsáveis quando você devolver o cartão) que pode ser recarregado. Usando esse cartão, cada viagem sai por 1,90 Libras em qualquer horário com limite de 8 libras por dia. Se usado nos horários de pico ou 6,60 por dia fora dos horários de pico. Ou seja, após atingir esse limite dentro de um dia, as próximas viagens sairão de graça.

Travel Ticket: Ticket usado para 1 ou 7 dias de viagem sem nenhum limite por dia. O ticket de 1 dia para usar a qualquer momento do dia custa 9 libras e para usar fora do horário de pico custa 7,30 libras. Já o ticket para 7 dias custa 31,40 libras. Esses valores são para você andar nas zonas 1 e 2, mas não se preocupe pois quase todos os pontos turísticos não nessas zonas.

ATENÇÃO: Não compre esses tickets no aeroporto, assim que vocês chegar, pois o aeroporto de Heathrow por exemplo, fica na zona 6 e você irá utilizar apenas as zonas 1 e 2 para conhecer os principais pontos turísticos. Do aeroporto até o centro, pegamos o Heathrow Connect. Um trem de 9,50 libras que demorou cerca de 25 minutos para chegar a estação final de Paddington, próxima ao Hyde Park.

Vale a pena antes de embarcar no avião, checar o site oficial da TFL (site do oficial do metro de Londres) , pois esses preços constantemente sofrem alterações.

Estação de metro de Londres

Qual é o melhor ticket para comprar?

Diante da facilidade de comprar o Travel Ticket sem se preocupar em pegar o reembolso do Oyster, optamos pelo primeiro. Como usamos apenas em um dia, acabou valendo a pena para a gente.

Uma observação importante a ser feita, é que o Travel ticket de 7 dias sempre vai valer mais a pena se você for ficar de 4 a 7 dias em Londres.

Horário de Funcionamento

O metro de Londres funciona das 5h até a meia noite. Aos domingos todas as linhas param mais cedo, por volta das 23h. Depois desses horários, só usando os ônibus noturnos.

Estações dos principais pontos turísticos

Para facilitar seu planejamento de viagem, montamos uma lista com os principais pontos turísticos de Londres, qual linha e estação de metro é a mais próxima:

Big Ben: Estação Westminster – Linha verde ou amarela.
Palácio de Westminster: Estação Westminster – Linha verde ou amarela.
London Eye: Estação Westminster – Linha verde ou amarela ou Estação de Waterloo – Linha cinza ou preta.
Abadia de Westminster: Estação Westminster – Linha verde ou amarela.
Palácio de Buckingham: Estação Victoria – Linha verde, amarela ou azul.
Tower of London: Estação Tower Hill – Linha verde ou amarela.
Tower Bridge: Estação Tower Hill – Linha verde ou amarela.
British Museum: Estação Holborn – Linha azul ou vermelha.
Museu de Cera Madame Tussaud: Estação Baker Street – Linha roxa, rosa ou amarela.
Piccadilly: Estação Piccadilly Circus – Linha azul ou marrom.
Camden Lock Market: Estação Camden Town – Linha preta
Portobello Road Market: Estação Notting Hill Gate – Linha amarela, verde ou vermelha
Trafalgar Square: Estação Charing Cross – Linha preta ou marrom.

Pronto! Agora é só montar o roteiro.


Vai viajar para Londres? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.