займ онлайнкредиты онлайн
Close

O Rio de Janeiro é um destinos mais procurados do Brasil tanto pelo visitante estrangeiro quanto pelos brasileiros. Porém, a escolha da região onde ficar na cidade é  vital para aproveitar melhor a viagem. Hospedar-se na região certa fará com que você não perca tempo e muito menos dinheiro. Como moradores da cidade maravilhosa, volta e meio recebemos perguntas sobre qual seria essa região. Bom, o bairro ideal depende muito do propósito da sua viagem. O turista que for assistir aos jogos da Copa do Mundo em 2014 no Maracanã, por exemplo, pode sofrer se ficar hospedado fora da região central da cidade.

Portanto, onde ficar no Rio de Janeiro? Pensando nisso, elaboramos um guia rápido com dicas sobre alguns bairros cariocas. Aqui concentramos as atenções nos bairros cujos acessos são mais fáceis,  há mais opções de atividades para o visitante e onde se encontra a maior concentração de pontos turísticos na cidade.

ipanema, onde ficar no rio de janeiro, hospedagem, bairros, rj, copa do mundo, carnaval, praias

Onde ficar no Rio de Janeiro?

Copacabana

O bairro mais famoso do Rio e, consequentemente, a região com mais hotéis e turistas, principalmente estrangeiros. Aqui você irá encontrar hotéis e albergues de todas as categorias. Apesar de não ser um dos meus bairros preferidos no Rio, a região acaba sendo um excelente ponto estratégico para quem quer conhecer outras praias, o centro do Rio e pontos turísticos como o Bondinho do Pão de Açúcar (que fica na Urca, bairro vizinho) e também o Forte do Leme (no Leme, bairro também vizinho). Linhas de ônibus para praticamente todas as regiões do Rio de Janeiro passam por Copacabana, além de contar com três estações de metrô.

Leblon

O bairro mais caro do Rio de Janeiro e o local onde se encontra os melhores restaurantes. A praia é uma das mais tranquilas da Zona Sul e como o bairro é pequeno, em qualquer lugar você for se hospedar estará perto dela. O bairro fica colado com Ipanema e bem próximo ao Jardim Botânico e a Gávea. Assim como Copacabana é bem servido de linhas de ônibus, porém o bairro não conta com nenhuma estação de metrô, apenas a integração de ônibus com as linhas de Copacabana.

Ipanema

É um bairro pequeno que fica entre Copacabana e Leblon e tem boas opções de diversão como bares e boates. O grande número de boates GLS faz com que o bairro seja o destino preferido dos gays. Assim como no Leblon, a praia também é boa e dividida em partes, onde o posto 9 é frequentada pelo publico GLS e no posto 10 se encontra o pessoal mais jovem. Não há shoppings em Ipanema, porém há uma grande quantidade de galerias e nos finais de semana feiras hippies. Uma das grandes vantagens do bairro, além da praia é também a proximidade com a região do Arpoador, de onde é possível ver o por do sol mais bonito do Rio. O bairro conta com uma estação de metrô e também é bem servido de linhas de ônibus.

Botafogo

Bairro com muita oferta de serviços e de transportes, onde você encontrará uma infinidade de bares, cinemas e supermercados. O bairro fica ao lado de Copacabana e da Urca, bairro do famoso Bondinho do Pão de Açúcar, e pode ser uma boa opção de hospedagem para mochileiros, devido o grande número de albergues. Além de diversas linhas de ônibus o bairro também conta com uma estação de metrô.

Santa Teresa

Bairro muito procurado pelos mochileiros. Fica na região central e proporciona uma vista privilegiada da cidade. Com ruas estreitas e de paralelepípedo, o bairro lembra bastante cidades pequenas do interior. Mesmo sendo um bairro tranquilo, Santa também tem boas opções de bares e restaurantes. O grande problema do bairro é em relação ao transporte público. O bairro não conta com nenhuma estação de metro e pouquíssimas linhas de ônibus.

Lapa

O bairro também fica na região central do Rio de Janeiro e é considerado a área boêmia da cidade. As opções durante o dia são bem limitadas, mas de noite o bairro se transforma num dos principais pontos de diversão da cidade. O bairro oferece atividades para todos os gostos e bolsos. De botecos “pé sujos” passando por festas de rock, bares, rodas de samba até grandes casas de shows como Fundição Progresso e o lendário Circo Voador. Na Lapa você encontra todo o tipo de diversão. Pode ser uma excelente opção de hospedagem barata no Rio de Janeiro, já que o local conta com uma infinidade de albergues. Apesar de não ter nenhuma estação de metrô, a estação da cinelândia pode ser usada para visitar o bairro (15 minutos de caminhada). O bairro também conta com muitas linhas de ônibus.

Catete

Outra boa opção barata de hospedagem no Rio de Janeiro sem ficar longe do “burburinho”. Apesar de não ser um bairro bonito e com grandes atrações turísticas, ele fica na região central da cidade com grande oferta de ônibus e com uma estação de metrô.

Se você pretende visitar o Rio de Janeiro durante o Carnaval, vale também dar uma olhada na lista completa de blocos feita pelo Diário do Rio de Janeiro (clicando aqui) para escolher melhor a região em que você vai ficar.


Escolheu seu bairro? Agora confira os hotéis por região clicando aqui!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.