займ онлайнкредиты онлайн
Close
koh-nang-yuan-tailandia

Há muitas opiniões diversas sobre a Tailândia e qual seria a sua ilha mais bonita (se é que pode-se eleger apenas uma). Basta uma rápida busca pela internet que é possível encontrar diferentes ilhas com esse título. Mesmo assim, duas ilhas sempre estão entre as mais citadas: Koh Tao e Koh Nang Yuan.

Vendo isso não deixamos de colocá-la em nosso roteiro. Por sinal, ninguém pode deixar de fazê-lo! Realmente é um lugar único, principalmente para relaxar e recarregar as baterias.

koh-nang-yuan-koh-tao-tailandia
Praia de Koh Nang Yuan

Como chegar na ilha?

Koh Tao é uma ilha que fica localizada no Golfo da Tailândia ao norte de Koh Phangan, da qual faz parte administrativa do território. Para chegar até ela é preciso antes passar por Phangan e de lá pegar um ferry. A ilha é bastante procurada para quem quer fugir um pouco das agitadas noites de Koh Phangan, embora também existam festas em Koh Tao, mas em escala bem menores.

A dica para quem quiser se hospedar em Koh Tao é para passar ao menos um dia Koh Phangan. Isso porque o pier onde os barcos vindos de Koh Samui desembarcam ficam em um lado da ilha e a estação de onde os ferrys saem para Koh Tao no outro extremo da mesma. Conhecemos um holandês que veio no mesmo voo que nós de Phuket que queria ir direto para Koh Tao, mas como chegamos tarde da noite em Phangan e não havia mais como conseguir um transfer para o outro lado da ilha, ele teve que mudar seus planos.

Contratando o passeio

koh-tao-tailandia (2)
Koh Tao

O passeio até Koh Tao é tão conhecido que é encontrado com facilidade pelas ruas de Phangan. Assim como fizemos em Koh Phi Phi, saímos andando e entrando em todas as agências que encontrávamos. Como Phangan é uma ilha bem movimentada e como fomos próximo à Full Moon Party, os preços estavam bem salgados. Pagamos 2200 baht (1100 por pessoa) para dois tickets para o ferry que leva até Koh Tao, mais um transfer privado para nos levar até a estação, que como dissemos fica no outro lado da ilha.

Tudo saiu perfeitamente. O carro nos pegou no hotel no horário marcado e nos levou até a estação sem problemas. Levamos cerca 20 minutos nesse trajeto. Na estação é preciso trocar os recibos de passeio pelo tickets oficiais. É comum também na Tailândia que o visitante ganhe um adesivo para ser colado na roupa nessas estações. As cores indicam em que barco você irá embarcar e torna o trabalho da tripulação mais fácil, afinal, nem todos sabem falar inglês.

A viagem de ferry dura cerca de 40 minutos e o barco tem até um “mini-bar” que vende refrigerantes, cerveja e macarrão de copo instantâneo que eles faziam na hora (a salvação de qualquer viajante!).

Descobrimos que nem sempre é vantajoso comprar esse bilhetes fechados (de ida e volta da mesma compania), pois há muitas concorrentes fazendo horários diferentes. O ideal é fechar um transfer até o pier e lá verificar os horários. É possível até comprar apenas o bilhete de ida e em Koh Tao comprar o da volta.

Koh Tao

Ao desembarcar em Koh Tao o visitante já é abordado por diversos barqueiros que vendem passeios de volta à ilha e para Koh Nang Yuan. Fechamos por 2000 baht a volta a ilha de longtail com a parada em Koh Nang Yuan no final. Há o mesmo passeio com o speedboat, onde o ticket custa por volta 900 baht por pessoa. Como nesses passeios você não tem muito poder de escolha sobre os lugares que quer parar ou não, preferimos optar por pagar mais caro e ainda conseguirmos incluir Nang Yuan no roteiro.

koh-tao-krabi-railay-beach-tailandia
Acima, Railay Beach. Na foto debaixo, Koh Tao

Navegar por Koh Tao é como estar em um país totalmente diferente. A tonalidade das águas dessa região são totalmente diferentes das encontradas na região sul (Phuket, Koh Phi Phi, Railay Beach). As rochas também que circundam a orla parecem ser mais lisas e muitas chegam a ter formatos engraçados como o macado e o homem com escudo, famosos na região.

koh-tao-pedra-gorila
Pedra Gorila – Koh Tao
koh-tao-tailandia-homem-escudo
Pedra do Homem com o Escudo – Koh Tao

Até os peixes são de espécies diferentes. Durante a volta na ilha o barco faz diversas paradas para snorkeling e o visitante pode conferir os mais impressionantes corais que existem a região. Por sinal, Koh Tao é muito conhecida pela prática do mergulho. É fácil encontrar diversas companhia que oferecem treinamentos completos ou apenas um batismo.

Como tínhamos a passagem de barco de volta para Koh Panghan já comprada, ficamos com pouquíssimo tempo para conhecer Koh Tao. Demos a volta na ilha em apenas 2 horas. Por essa razão, não paramos em todos as praias, o que foi uma pena.

koh-tao-koh-nang-yuan-snorkeling

Koh Nang Yuan

Koh Nang Yuan ou Ko Nangyuan é uma ilha bem pequena que fica apenas a 10 minutos de Koh Tao. É um verdadeiro paraíso com as águas mais cristalinas que encontramos em toda a nossa viagem pela Tailândia. E muito por isso é onde acontecem muitos treinamentos de mergulho.

O passeio direto para essa ilha saindo de Koh Tao sai por volta de 100 bath por pessoa para ida e mais 100 para a volta. É o que eles chamavam de taxi-boat, onde o longtail deixa o passageiro e depois ele retorna por outro barco. Além do “transfer” há uma taxa de 100 bath para entrar na ilha que é paga ainda no pier logo após o desembarque.

A dica para visitar essa ilha é, assim como na Maya Bay, chegar o mais cedo possível. Isso porque além de Koh Nang Yuan ser muito utilizada para os treinos de mergulho, ela é mínima. A faixa de areia, que já é pequena, fica ainda menor com a quantidade de cadeiras de praia que são colocadas, sem contar as excursões que chegam a seu maior número por volta do 12h.

koh-nang-yuan-koh-tao-tailandia

koh-nang-yuan-koh-tao-tailandia

Apesar de pequena, a ilha tem um resort e um bom restaurantes a beira da praia. Mas o maior atrativo com certeza é a natureza. A praia de Koh Nang Yuan é exatamente dividida em dois por uma estreita faixa de areia (formação que nos lembrou muito da Paradise Island em Hong Island). Esse formato é visto ainda melhor do view-point da ilha.

Para chegar ao view-point basta seguir para o lado oposto da praia. Há uma trilha que mescla uma escada, depois pontes de madeira que vão circundando a pedra e no final é preciso subir nas próprias pedras. Evite ir descalço, pois se a pedra costuma estar bem quente devido ao sol forte. Vá para a trilha de chinelos e, para as mulheres, é bom evitar cangas e vestidos (no trecho final eles podem dificultar a subida). São cerca de 20 minutos de trilha, mas sob o sol forte a subida pode ser cansativa. Mesmo assim vale a pena!

koh-nang-yuan-view-point
View-point Koh Nang Yuan

koh-nang-yuan-tailandia-view-point-ilha

Aos que pretendem visitar a Tailândia, em especial Koh Tao, vale a pena separar ao menos um dia para se hospedar na ilha e conhecer as praias com mais calma. Nós não ficamos em nenhum hotel, e por isso não podemos recomendar diretamente um, mas no Booking é possível encontrar boas opções. Além de tudo, já estando na ilha e sem horário preso é possível conseguir um preço mais em conta com os barqueiros e até combinar de sair mais cedo e não só pegar as praias da própria ilha vazias, como também a de Koh Nang Yuan. Infelizmente não tínhamos mais tempo, mas com certeza é um dos destinos para o qual pretendemos retornar e curtir com mais calma tal como as ilhas merecem.


Programe logo sua viagem à Koh Tao. Confira as melhores opções de hotéis na ilha:
banner-booking

 

 

 

 

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Carol Rodrigues

    “Para chegar até ela é preciso antes passar por Phangan e de lá pegar um ferry.”

    Gente é tanto nome que fiquei perdida nesse trecho… Phangan é o mesmo lugar da Moon Party???

    • Jessica Veneravel

      Oi Carol, é isso sim. O nome completo é Koh Phangan. Koh ou Ko (você vai encontrar as duas formas em várias placas e até em sites) significa ilha, por isso só chamamos de Phangan ali 🙂

      • Carol Rodrigues

        Muito obrigada por todas as respostas!!!!

  • Caroline K.

    Oi gente! Tem como visitar koh tao e nangyuan em 1 dia, saindo de koh phangan?

    • Sim, Caroline, foi exatamente esse o passeio que nós fizemos =) Apesar de achar que vale a pena ficar um tempo hospedado em Koh Tao. Abs!

  • Luisa

    Amando as dicas!! Inicialmente iria só Bangkok, Chiang Mai e Koh Phi Phi mas depois de ver estas fotos apaixonei… e com certeza Koh Tao fará parte do roteiro.
    Gostaria da sugestão, ainda estou montando o roteiro
    Sequência: Bangkok – Chiang Mai – Koh Tao e por último Koh Phi Phi????
    1- Ir na segunda quinzena de janeiro ou segunda quinzena de fevereiro??
    2- Pegarei chuva em Koh Tao em janeiro ou fevereiro??
    3- Quantos dias vc sugere em Koh Tao??
    4- Ficar hospedado em Koh Tao ou Koh Phangan??
    Se tiver como ajudar, agradeço
    Luísa

    • Oi Luisa, valeu =)

      A sequencia pode ser essa ou você pode deixar Koh Tao por ultimo.

      Vou ser bem objetivo nas respostas, ok?
      1 – As duas épocas são boas.
      2 – Não tem como saber, mas você estará viajando fora da época das grandes chuvas.
      3 – Koh Tao é meio afastado dos outros destinos. Se for pra ficar lá, sugiro pelo menos 2 noites.
      4 – depende de quantos dias você tem. Nós ficamos em Koh Phangan e gostamos. Se tivesse mais dias ficaria mais umas 3 noites em Koh Tao.