займ онлайнкредиты онлайн
Close

Hoje o Rotas Cariocas vai explorar a Zona Norte do Rio de Janeiro. Cansados de disputar as vias de escalada esportiva na Urca, fomos conhecer o Parque do Grajaú. O que encontramos foi ótimo local de treino não só para os escaladores, mas um espaço para toda a família.

A Reserva Florestal do Grajaú foi criada em 1978 como resposta às reivindicações dos moradores do bairro. Subiu à Parque Estadual do Grajaú em 2002 e desde 2007 está sob gestão compartilhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Parque do Grajau entrada
Entrada do Parque Nacional do Grajaú

Ao todo são 0,55km2 que se estendem da Serra dos Três rios até o Parque Nacional da Tijuca. O símbolo mais famoso do local é o Pico do Perdido do Andaraí, onde existe o caminho Grajaú-Alto da Boa Vista, que passam pelo pico, pelo pico da Caledônia e vai até ruínas de antigas fazendas de café.

A entrada no Parque é totalmente gratuita. As únicas proibições são a entrada no local de bicicletas, skates, motos e quaisquer veículos automotores. As churrasqueiras que existem também estão temporariamente fechadas para uso. Sendo assim, o lugar se tornou um verdadeiro refúgio para as famílias, casais, escaladores e para os praticantes de slackline.

É muito comum ver pais levando seus filhos para brincarem no Parque. Além de ser um espaço super seguro para as crianças, o local possui um parquinho que faz a alegria da criançada. Também é bastante comum ver casais ou pequenos grupos fazendo piquenique ou apenas se juntando para conversar e tocar violão.

Parque do Grajau - 1

Parque do Grajau - 2

Parque do Grajau - flores

Parque do Grajau - parquinho

Parque do Grajau -boulder

Vias e Boulders

O lugar é uma verdadeira boulderlândia (nas palavras de um amigo escalador). Boulders são rochas menores (bem menores que os morros) onde os escaladores treinam técnicas de escalada.

A altura das pedras permite que se treine apenas com as sapatilhas como equipamento e com o auxílio de um crashpad ou de uma amigo para a segurança. No entanto, em muitas pedras no parque há grampos, o que permite o treino em top ropes, rapel e também de procedimentos de costura, etc.

Existem opções para treinos para aumento de grau (de dificuldade das vias que o escalador é capaz de concluir) e para vias negativas.

Parque do Grajau - escalada esportiva

Slackline

O parque também virou ponto de encontro para os praticantes de slackline. O esporte que foi criado como uma brincadeira por escaladores da Califórnia, vem se tornando uma febre nas praias e parques cariocas. Em dias de sol, por onde se olha tem a famosa corda esticada entre duas árvores e muita gente andando (ou tentando andar) sobre ela. No Grajaú não é diferente. Com bastante espaço e e solo de terra e grama, o lugar fica perfeito para o slackline.

O Parque fica na Rua Comendador Martinele, nº 742, no Grajaú. Está aberto a todos de terça a domingo, das 8h às 18h. É preciso prestar atenção ao horário, pois após as 18h os portões são fechados, independente se ainda há gente dentro do parque ou não.
Mais informações em 2577-3325


Vai conhecer o Rio de Janeiro? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.