займ онлайнкредиты онлайн
Close
passeio-4-ilhas

Railay Beach sem dúvida é um lugar único. Além da península, que fica localizada na província de Krabi possuir praias lindas, vida noturna agitada no lado leste e rochas para diferentes tipos de escalada (para os mais aventureiros), ela também é ponto de partida para passeios às ilhas que  também fazem parte da província.

Os passeios mais famosos são o tour para a Hong Island e o  tour das quatro ilhas (four islands). Embora os dois sejam muito parecidos em termos de horários e preços, são muito diferentes em relação ao que oferecem ao visitante. Já falamos um pouco aqui de como ficamos maravilhados com a beleza da Hong Island, agora vamos contar um pouco de como foi nossa experiência com o Four Island tour.

Praia de Poda Island, passeio das quatro ilhas / four island, saindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia

Passeio e preços

Assim como para aconteceu com a negociação do passeio para a  Hong Island, a primeira opção de passeio que é oferecida ao visitante é com o speedboat. O passeio vai das 9h às 15h pelo preço de 1200bht por pessoa. O valor inclui transfer do hotel (se estiver em Krabi Town ou Ao Nang), parada para almoço e água e refrigerante a bordo. O roteiro inclui visita à Tup Island, Chicken Island, Poda Island e termina na Pranang Beach, em Railay (eles contam a parada em Pranang como um ilha, talvez seja para o nome do passeio ficar mais atrativo).

Passeio das quatro ilhas / four island, saindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia

Mais uma vez optamos por fechar um longtail apenas para nós dois. O valor ficou em 2000bht, ou seja, 1000bht por pessoa (lembrando que na ocasião a cotação era de R$1 = 15bht). Tudo na Tailândia é negociável. Essa é uma regra de ouro quando o assunto são compras seja de produtos ou serviços. Como já tínhamos conhecido a praia de Pranang no dia em que fomos escalar e como ela ficava apenas a 15 minutos de caminhada de onde estávamos hospedados, negociamos o passeio apenas às quatro ilhas, sem a parada em Pranang. Dica que vale para quem resolver se hospedar na Railay.

Algumas agências oferecem também o passeio à cinco ilhas que inclui no roteiro acima descrito uma parada em Sii Island. Não vale a pena, pois como descobrimos já durante o passeio não possível desembarcar em todas as ilhas…

Poda Island

A primeira parada foi em Poda Island. A ilha também é área de proteção ambiental e é preciso pagar 20bht por pessoa como taxa para desembarque. O discurso é que o dinheiro é revertido na manutenção da praia. Por sinal, a ilha possui uma espécie de lanchonete para que não seja necessário desembarcar com comida.  Infelizmente o sol não estava com força total na hora que chegamos, mas mesmo assim a praia estava bem bonita, com água cristalina bem azul, muitos peixes e, é claro, as rochas típicas do país como a da foto abaixo.

Praia de Poda Island, passeio das quatro ilhas / four island, saindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia

Praia de Poda Island, passeio das quatro ilhas / four island, saindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia

Como foi nossa primeira parada, infelizmente ficamos pouco tempo lá. De longe é a melhor parte de todo o tour das quatro ilhas.

Chicken Island

A ilha galinha é assim chamada pelo conjunto de suas rochas e área de terra lembrarem o formato de uma galinha. É feita uma parada ao longe para as famosas fotos em frente à ilha e para snorkeling. Inicialmente não tínhamos negociado a máscara e o snorkel, mas descobrimos que todos os donos de longtails possuem ao menos uma a bordo. O nosso barqueiro nos emprestou as dele sem nenhum problema.

Do outro lado da ilha há um restaurante. Lá é possível desembarcar, mesmo que com certa dificuldade, pois a faixa de terra é mínima e todos os barcos (longtails e speedboats) param na ilha por volta das 12h para o almoço. Ficamos pouco tempo, pois a maré subia mais e mais deixando cada vez menos espaço para se dividir com os barcos (que acham que têm prioridade e quase passam por cima dos banhistas).

Chiken Island, passeio das quatro ilhas / four island, saindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia

BlogDeixadeFrescura (5)
Praticantes de escalada estilo deep water solo (o nosso psicobloc), bem próximos à Chicken Island.

Tup Island e Sii Island

Da Chicken Island (lado do restaurante) é possível ver duas grandes faixas de terra cercadas de água por todos os lados. Ora, isso significa que são ilhas. Sim! Isso significa que é possível visitá-las? Não. Ambas as ilhas são muito pequenas e não possuem faixa de areia. A única atividade possível é o snorkeling.

A decepção

As agências e os barqueiros incluem essas duas ilhas (Tup e Sii) no roteiro para o tour parecer mais atrativo. Por sinal, eles já contam a parada em Pranang como uma ilha para aumentar esse número, quando na verdade Pranang fica em uma península (a Railay). Ficamos bem decepcionados quando nos demos conta disso. A vida marinha das ilhas de Krabi é incrível e não se deve sair de lá sem fazer snorkeling, mas o que tinham nos vendido era que realmente visitaríamos cada ilha e já estávamos meio cansados de tanto snorkeling. Nosso barqueiro se recusou a ir até Tup e Sii devido ao nível da água e nos ofereceu mais snorkeling só um pouco mais próximo. Resolvemos voltar mais cedo para a Railay e para não perder o resto da tarde, fomos andando até a Pranang Beach e lá ficamos até o sol se por.

Vida marinha de Krabi, passeio four islands, Railay Beach, Tailândia
Peixes típicos da região de Krabi. São lindos e não se assustam com as pessoas.

Dica para os visitantes

Todas as ilhas da Tailândia são lindas! São lugares incrivelmente diferentes do que conhecemos no Brasil e sem dúvida vale a pena visitar todos. No entanto, fica a dica para quem não tem muito tempo de viagem ou não quer gastar tanto em passeios pagos: o tour das quatro (ou cinco) ilhas não é imperdível. Se estiver na situação acima e tiver que escolher apenas um passeio feche o passeio à Hong Island. Esse lugar sim é paradisíaco. Talvez se tivéssemos feito primeiro o tour das ilhas e depois visitando a Hong, nossa impressão teria sido diferente, mas nossas expectativas já estavam bem altas e voltamos para a casa com a sensação de dinheiro perdido e pensando se encontraríamos um lugar que nos surpreendesse novamente. Nossa resposta veio ao logo ao desembarcarmos em Ko Phi Phi, a ilha dos sonhos de quem busca praias intocadas e uma vida noturna pra lá de agitada.

Passeio four islands / quatro ilhas, Railay Beach, Krabi, Tailândia


Planejando sua viagem à Tailândia? Confira as melhores opções de hotéis em Krabi:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Pingback: Hong Island - passeios na Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Railay Beach - A praia mais bonita da Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas! - Deixa de Frescura!()

  • Euclides Netto

    Lendo e anotando tudo. Na net se,acha muita informação de mochileiros e poucas como a que vc relata. Estamos definindo os dias em cada lugar. A cada relato eu vejo que tenho menos tempo que preciso.

    • Bruno Costa

      Valeu, Euclides! Tem bastante conteúdo pra vir ainda. Abs!

  • caru

    Olá! Estou adorando tudo que li aqui no site. Vamos para Tailândia em fevereiro e me surgiu uma dúvida: é possível ir Ao Nang para as outras ilhas de barco, como phi phi e voltar no mesmo dia?

    • Muito obrigado! Olha, é possível sim. Esses passeios para Hong Island e o tour das 4 ilhas são nesse esquema bate e volta, mas Phi Phi é mais longe. É possivel fazer em um bate e volta, mas você não terá tempo de aproveitar muito. A melhor coisa a se fazer é ficar hospedado em Phi Phi por uns dias!