Close
Maya-Bay-cenário-do-filme-a-praia

Maya Bay sempre foi considerada uma das mais belas praias da Tailândia. Depois das gravações do filme A Praia (The Beach – 2000), com Leonardo di Caprio, serem realizadas lá ficou mundialmente conhecida. Daí em diante, virou parada obrigatória para qualquer visitante. O lugar fica na Ko Phi Phi Leh, há cerca de 20 minutos de long tail da Ko Phi Phi Don.

Como é a ilha mais famosa da Tailândia, há opções de passeios de barcos de diferentes pontos como Krabi e Phuket. Pela proximidade, optamos por Phi Phi (confira aqui nosso roteiro completo da viagem). Chegamos à ilha, nos instalamos no hotel e já partimos para a rua para pesquisar os preços do passeio. Existem muitas opções de passeios com Speed Boat, mas cada barco desse leva em média 30 pessoas. Conseguimos fechar um long tail apenas para nós dois por 2000 bth. Saiu mais caro que o passeio em grupo, mas valeu a pena.

Acordamos bem cedo e fomos encontrar com o barqueiro. Marcamos 7h30 da manhã e ele já estava nos esperando no horário (os tailandeses são muito pontuais). Sem perder tempo fomos direto para Maya Bay. Nossa ideia era chegar o mais cedo possível para aproveitar o local ainda vazio, já que tínhamos lido em blogs que lá fica insuportavelmente cheio.

O tempo estava lindo, com um sol bem forte já de manhã. A cada momento que o barco ia se aproximando da ilha, o visual ficava cada vez mais impressionante. Muitas fotos até que o barqueiro anuncia que estávamos entrando na Maya Bay!  Encontramos um visual lindo e a praia praticamente vazia (tinha apenas duas mulheres que tinham feito o Sleep Aboard). O único problema de chegar muito cedo, é que as rochas em torno da praia tampam o sol e a água não parece tão clara como é, mas ainda sim o local fica muito bonito!

Long tail indo em direção a famosa Maya Bay em Koh Phi Phi
A caminho da Maya Bay

maya-bay-ilha-do-filme-praia

maya-bay-filme-a-praia

maya-bay-praia-vazia

Maya Bay, a praia onde foi gravado o filme The Beach - Koh Phi Phi - Tailândia

Lá para as 9h da manhã, o sol começa a refletir na água e as embarcações maiores também começam a chegar. Quanto mais bonita, mais cheia ficava a praia, mas até as 10h / 10h30 da manhã, dá para tirar excelentes fotos e relaxar nas águas impressionantes da praia sem problemas.

maya-bay-koh-phi-phi

maya-bay-tailandia

Maya Bay - Koh Phi Phi - Tailândia

maya-bay-tailandia-koh-phi-phi-ilha

A praia começa a ficar insuportável a partir das 11h da manhã. Parece que todos os turistas da Tailândia vão para Maya Bay. Gente de todo o canto do mundo disputando um espaço naquele paraíso. Infelizmente a impressão que temos é que os tailandeses ainda não possuem uma real consciência ambiental. Parece que em todas as praias a prioridade é dos barqueiros. Na Maya Bay existe um espaço mínimo que é delimitado por boias onde “é permitido” mergulhar. Como chegamos cedo, estávamos em um outro canto da praia. Mais e mais barcos foram chegando e nós tivemos que sair dali para não sermos atropelados por um deles. O resultado disso é algo como cem pessoas tentando nadar em um espaço de vinte.Maya Bay é considerada área de proteção ambiental e é preciso pagar uma taxa para “estacionar” lá. São 100bth por pessoa para a conservação do local. Hoje a praia já conta também com banheiros e um pequeno bar. Embora exista essa taxa, o que quer dizer que os guardas tem controle sobre quantos barcos chegam à praia, não há limites de embarcações por dia, ou seja, elas lotam a praia até ninguém conseguir mais andar por ela.

maya-bay-lotada-turistas

maya-bay-caminho
Barca lotada chegando na Maya Bay no momento em que saímos

E foi nessa hora que chamamos nosso barqueiro para o próximo ponto, que seria um snorkel em outro ponto da Ilha. O lugar para snorkel é impressionante. Foi sem dúvida a água mais cristalina que já vimos e nos rendeu boas fotos. Principalmente quando descobrimos que o barqueiro sabia e gostava de tirar fotos.

maya-bay-snorkel-koh-phi-phi

maya-bay-phi-phi-island

maya-bay-tailandia-snorkel

O passeio termina com o barco dando a volta na ilha e parando em alguns outros pontos, como a Viking Cave, lugar onde se encontram pinturas vikings. Mesmo assim, sem dúvida a Maya Bay e esse ponto para snorkel foram umas das melhores experiências da nossa viagem pela Tailândia.

Muitas pessoas fazem esse tour da Maya Bay saindo de Krabi ou de Phuket. Nesse caso não é possível fazer por long tail. Apenas em speed boats com um grupo grande. Portanto, para ter uma experiência mais agradável e se tiver oportunidade, hospede-se em Ko Phi Phi e tire um dia para fazer o tour da Maya Bay.

Tipos de passeio em Maya Bay

Maya Bay Camping

Antes de sair do Brasil, pesquisamos diversas opções de passeios. Lemos muito sobre o Maya Bay Camping, onde um grupo é levado à ilha por volta das 17h e passa a noite na praia em sacos e dormir fornecidos pela organização do passeio. O ponto alto do passeio era que o participante podia amanhecer na praia e assim ter a sensação de tê-la só para si (algo no se passava no filme A Praia). No entanto, esse passeio foi proibido no final de 2012.

Maya Bay Sleep Aboard

Com a proibição de levar turistas para dormir na praia, as agências logo encontraram uma alternativa. No Sleep Aboard, em vez de dormir na areia da Maya Bay, o participante dorme no convés do barco a 100 metros da praia e pode ir até a costa assim que o sol nasce. O barco oferece café da manhã e os sacos de dormir. Esse passeio sai por volta de 2000 bth por pessoa (com variações de acordo com a época do ano). Quando chegamos à Maya Bay encontramos um desses barcos ancorados, mas apenas duas mulheres já estavam na praia. Assim, se você quiser economizar pode ir até o cais e negociar sair o mais cedo possível, como nós fizemos.

Plankton Tour

Nesse passeio a atração é a Maya Bay à noite. O barco sai em direção à Maya Bay por volta das 15h e retorna a Phi Phi apenas às 8h da manhã do dia seguinte. Os participantes ganham máscaras e snorkelings para mergulhar na área de planktons da baía. Em contato com o movimento provocado pelas pessoas nadando os planktons brilham produzindo um efeito único, difícil de descrever. A vantagem é que, como na Tailândia está sempre muito calor, um mergulho a noite é uma ótima ideia, sem contar o fato de poder assistir ao por do sol na ilha. Esse tour custa entre 1200 a 1600 bath e tem como desvantagem, a obrigatoriedade de um passeio com mais vinte ou trinta pessoas. É o único passeio que nos arrependemos de não termos feito.

Agora que já conheceram mais sobre essa ilha paradisíaca, fiquem com mais algumas fotos de Maya Bay!

Uma das praias mais bonitas que conhecemos. Aqui foi gravado o filme "A Praia" com Leonardo Di Caprio. Maya Bay, Koh Phi Phi - Tailândia

maya-bay-koh-phi-phi-tailandia-praia-long-tail

maya-bay-koh-phi-phi-thailand


Confira as melhores opções de hotéis em Koh Phi Phi:
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Pingback: Koh Phi Phi - A ilha perfeita da Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Hong Island - passeios na Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Fábio Pastorello

    Madrugaram, hein? Mas valeu a pena, depois da praia ficar tão cheia. O problema desses paraísos que ficam cinematográficos é a super população. Mas lugar é lindíssimo, adorei o post, ainda quero conhecer. Abs.

    • Bruno Costa

      Hahahaha! Tivemos que madrugar mesmo, Fábio. Não tem outro jeito de conhecer a praia se não for chegando bem cedinho. Valeu pela visita. Abs!

  • Euclides Netto

    Belas fotos. Bruno, vc chegou a ver o barco desse live aboard? Tinha pensado
    em fazer o camp. Onde vc conheceu o barqueiro? Na rua principal msm?
    Veleu pelas dicas.

    • Bruno Costa

      Valeu Euclides. Vimos sim, não era uma lancha moderna não. Era um barco de madeira grande só. O barqueiro nós conhecemos em outro passeio que fizemos (nesse, fechamos com uma agência) e no final desse passeio nós combinamos direto com ele tal hora no dia seguinte no pier. Ele estava lá no horário marcado! Abs!

  • Pingback: Bamboo Island - um paraíso desconhecido na Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas! - Deixa de Frescura!()

  • João Alfredo Santos

    Pergunta, vcs ficaram com algum contato do barqueiro? Alguma forma de encontra-lo? Abcs

    • Bruno Costa

      João, não ficamos com nenhum contato dele não. A dica é ir primeiro numa das agencias e ver quanto está o valor para esse passeio, depois ir até o pier e tentar negociar diretamente com os barqueiros.

      • João Alfredo Santos

        Ok, farei isso!!

  • Fernanda Peres Coppola

    Jessica e Bruno me desculpem por fazer tantas perguntas mais eu e meu marido estamos usando o roteiro de vcs como base para o nosso e chegamos a um roteiro… Queria a opinião de vcs….
    Ficou assim…
    BangKok
    krabi – railay beach
    Railay beach – hong island
    Koh phi phi
    Koh phi phi- maya bay
    Koh phi phi – bamboo island
    Koh phi phi – koh samui
    Koh samui
    Koh samui – koh tao
    Koh tao
    Koh nang
    Bangkok

    O que vocês acham?

    Outra dúvida gostariamos de fazer aquele passeio noturno a maya bay é possivel fazer ele no mesmo dia que formos conhecer a ilha de dia? Tipo já ficar na ilha para fazer o passeio noturno?

    Agradeço muito por sempre tirarem nossas dúvidas….

    • Jessica Veneravel

      Oi Fernanda,
      Pelo que entendi ali estão os passeios por dia, certo? Se você não quiser curtir nada da Railay Beach em si, você pode fazer o passeio da Hong Island saindo de Krabi e depois seguir direto para Phi Phi.
      Se vc pretende ir de Samui direto para Koh Tao, programe-se para pegar o ferry cedo, pois os horários são bem espaçados. Quando fomos, um holandes que estava no mesmo avião que nós teve que se hospedar em Koh Phangan porque não havia mais transfer até o outro lado da ilha para o pier que leva até Koh Tao (mt menos barcos fazendo o trajeto). Nos mais, achamos que ta tudo ok.

      Sobre os passeios noturnos em Maya Bay. É possível fazer no mesmo dia sim, mas não é possível simplesmente ficar na ilha. Vc tem que ir e voltar com seu barco ou logtail e depois em Phi Phi entrar no outro barco que faz o passeio noturno (plankton ou sleep aboard). Essa política faz parte do controle de acesso à ilha. Abs!

  • Alexandra Prates

    ola! estou adorar o vosso blog! mas fiquei com uma duvida nesse post! Maya Bay Sleep Aboard e o Plankton Tour sao a mesma coisa?

    • Olá, Alexandra! Muito obrigado =) O Maya Bay Sleep Aboard e o Plankton Tour são passeios diferentes.

    • Diego Jesus

      Pelo que entendi, o Sleep Aboard também compreende mergulho ” com plâncton “.