займ онлайнкредиты онлайн
Close
hong-island-tailandia

Já em Railay Beach, na província de Krabi, depois de uma boa noite de sono (chegamos em Railay a noite), pulamos da cama logo cedo para cumprir nosso roteiro. No topo da lista estava o passeio à Hong Island. Nós tínhamos colocado a visita à ilha como prioridade  depois de uma rápida pesquisa no Google images e não nos arrependemos. O lugar é ainda mais bonito que nas fotos e, na minha opinião, faz frente até a ilhas mais famosas como a Maya Bay em Koh Phi Phi.

A ilha Hong

Mais conhecidas já como Hong Island devido a influência do inglês trazida pelo crescente número de turistas, a ilha chama-se Koh Hong em tailandês. Ela localiza-se na província de Krabi, a 25km  ao sudoeste de Ao Nang. Assim como na maior parte da Tailândia, o turismo à região se intensificou após as gravações do filme A Praia, de 2002, mas em épocas de baixa temporada (abril a outubro) é possível visitar a ilha com tranquilidade e por um preço justo.

Passeio em Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia

Contratando o passeio

Como falamos em Railay Beach – A praia mais bonita da Tailândia, antes de viajar ficamos em dúvida se nos hospedaríamos em Ao Nang ou na própria Railay. Seguindo o conselho de uma amiga fomos direto para Railay e foi a melhor escolha que podíamos ter feito. Além de ser bem mais bonita que a praia de Ao Nang, Railay também possui hoteís e agências que oferecem os mesmos passeios com mais a vantagem de ser um lugar menos visado pelos turistas.

Achar um lugar que vendesse os passeios foi a parte mais fácil. Eles estão em todo o lugar: nos próprios hotéis, nos caminhos que ligam a Railay West à East e também  nas lojas do lado leste da praia. Os preços quase não variam e o passeio mais oferecido é o de um dia inteiro com o speedboat.

A “passagem” para o passeio à Hong Island de speedboat custa 1500bht por pessoa e inclui buffet para o almoço. O barco pega os passageiros entre 8h e 9h (depende da praia que você está, se está em Ao Nang, Krabi town ou Railay) e os leva de volta a partir das 15h.  A desvantagem do speedboat é que ele leva cerca de 25  pessoas e os horários são bem marcados. Você tem que seguir a programação que definiram e pronto. Como gostamos de mais liberdade para decidir ficar mais ou não nos lugares e também fugimos de turistada, optamos por um private tour em um tradicional longtail (os barcos tradicionais da Tailândia). Negociando, chegamos ao preço de 3500bht pelo passeio para o casal, ou seja 250 bht a mais por pessoa, pelo mesmo passeio, mas sem direito a comida. Para nós valeu a pena, mas isso varia do perfil de viagem que você pretende fazer (“mão de vaca”, econônomico, equilibrado ou esbanjador).

Lagoa Hong

A primeira parada do passeio é uma lagoa de água bem verde. Ela precisa ser o primeiro lugar a se visitado, pois só é possível mergulhar nela quando a maré está alta, ou seja, entre 9h e 12h. Depois desse horário há o risco do motor do longtail ficar preso às raízes das árvores que nesse horário ficam submersas.

Passeio de longtail pela lagoa / lagoon da Hong Island / Koh Hong vindo de Railay Beach, Krabi, Tailândia
Entrada da Lagoa Hong

DSC_1522

Paradise Island

Não sabemos ao certo o nome dessa “micro-ilha”, mas lá ela era chamada de Paradise Island. Trata-se de uma pequena faixa de areia que forma quase uma península com água dos dois lados. É bonita para mergulhar e tirar algumas fotos, mas não fique muito tempo, pois o melhor ainda está por vir.

 Passeio na paradise island ou landing island da Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia

Paradise island ou landing island da Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia

Praia de Hong Island

A praia de Hong Island é uma unidade de preservação ambiental. Embora haja uma certa estrutura com banheiros e até uma barraca vendendo refrigerantes e biscoitos, não há moradores lá. Diferente de outras ilhas que também são áreas de proteção, não há taxa para desembarcar na ilha.

A praia é bem grande, o que é bom pois mesmo com bastante turistas não dá aquela sensação de superlotada como acontece com a Maya Bay. Além disso, notamos que por volta das 14h30 a maior parte dos speedboats já vai embora. Como estávamos por nós mesmos ficamos até por volta das 16h com a praia vazia, vazia.

praia da Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia

Praia de Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia
Praia de Hong Island após as 14h30

É difícil descrever como era a paisagem da Hong Island. Rochas monumentais cercadas de verde, água cristalina com peixes coloridos… É o tipo de lugar que vemos as fotos e achamos que houve nelas algum retoque de photoshop, mas não! A ilha é assim mesmo.

Alguns visitantes seguem a rota de fuga para o tsunami (todas as ilhas da Tailândia tem placas informando a rota de fuga), pois como são lugares altos, geralmente têm vistas lindas, mas resolvemos só relaxar na água enquanto tentávamos acreditar que realmente estávamos naquele lugar.

Placa com rota de evacuação para tsunami na Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia

A volta foi bem tranquila a bordo do nosso longtail. Mesmo para o que preferem economizar comprando o passeio em grupo, vale separar um dia da viagem para andar em um tradicional longtail. O barco parece não ter segurança alguma, os barqueiros fazem manobras malucas, mas o negócio não vira. É uma delícia andar naquelas águas tão calmas, além de ser muito mais charmoso que as lanchas modernas!

Nossa próxima parada é no passeio das quatro ilhas, que na verdade são três, mas isso já é assunto para o próximo post.

Hong Island / Koh Hong, Railay Beach, Krabi, Tailândia


Quer ver mais posts sobre passeios na Tailândia? Veja também:

Railay Beach – A praia mais bonita da Tailândia

Koh Phi Phi – A ilha perfeita da Tailândia

Koh Phangan – Praia, baldinhos e Full Moon Party

Planejando sua viagem à Tailândia? Confira as melhores opções de hotéis em Krabi:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Pingback: Railay Beach - A praia mais bonita da Tailândia - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas! - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Tour das 4 ilhas - dicas para os visitantes - Deixa de Frescura!()

  • Gisele Andrioni

    Oi Jessica, estou AMANDO as dicas! Estou montando o meu roteiro de viagem (vou no final do ano) baseado no de vcs! Mas aqui, tenho umas dúvidas: de long tail leva quanto tempo até Hong island? Eu enjôo fácil! Rsss e outra dúvida, eu posso fazer este passeio de phi phi? Ou fica mto longe? Obrigada pelas dicas!!! Não vejo a hora de ir!!

    • Jessica Veneravel

      Oi Gisele! Obrigada! Que bom que as dicas estão sendo úteis. Então, o passeio até a Hong Island inclui várias paradas. Se você for com um tour leva em média uns 40 minutos. Já se você for de longtail vai depender de quanto tempo vc vai querer ficar em cada parada. Esse passeio só da para fazer de Krabi (incluindo a Railay Beach) ou Ao Nang. Se tiver mais dúvidas é só postar aqui no blog que respondemos. 😀 A Tailândia é um país incrível você vai amar!

    • Marcelo Cruz

      Olá Gisele! Tudo bom? Eu esotu planejando ir em Novembro! Vai nesta mesma época?

  • Antonio

    Oi Bruno/Jéssica
    Parabéns pelo site! Tem excelentes dicas. Vou viajar para Tailandia em novembro e queria tirar umas dúvidas. Vamos lá: Ouvi falar que tem o passeio que vc faz a Hong Island e as 4 ilhas em um só dia. Será que vale a pena? Vi que vc foi pra Koh Lanta mas vc não fez um post. Eu vou pra lá ficar 2 dias e to pensando em explorar a ilha de bicicleta e tuk tuk (Não sei dirigir scooter). ë possível? O que vc recomenda por lá? O passeio combinado pra Bamboo Island dá pra fazer em meio dia? Bem é isso! Muito obrigado
    Um abraço!

    • Fala Antonio! Muito obrigado pelos elogios meu amigo! Cara, eu acho que não dá tempo de fazer o passeio pra Hong Island e depois o das 4 ilhas não. Alias, até deve dar se fizer o primeiro bem cedo e o segundo na parte da tarde, mas eu acho que dessa forma vai acabar nao aproveitando bem nenhum dos dois. Como nós já falamos no blog, se fosse para escolher apenas um desses dois, escolheríamos apenas o da Hong Island. Não chegamos a ir para Koh Lanta não. Nosso planejamento inicial era esse, mas mudamos durante a viagem, mas pelo que pesquisei, a ilha é bem pequena e dá para conhecer de scooter! Eu nunca dirigi uma também, mas todo mundo fala que é ridiculamente fácil! rsrsrs.

  • Talita

    Oie! Gostei bastante de todos os seus posts sobre a Tailândia!! São bem práticos!
    Devido a estes posts agora quero conhecer Hong Island, mas não pretendia ficar hospedada em Ao Nang ou Railay Beach. Vocês sabem se posso conhecer essa ilha saindo direto de Ko Phi Phi?
    Obrigada!!!

    • Olá Talita, não tenho certeza se de Phi Phi é possível fazer esse passeio. Acredito que não. Valeu!

  • Caroline K.

    Com certeza o blog de vcs reune as melhores dicas para a Tailândia. Estou adorando. Uma dúvida: como vocês faziam para negociar os passeios individuais? Direto com o barqueiro? Eles falam ingles? Muito obrigada!

    • Oi Caroline, muito obrigado! Nós nós íamos nas “mini agencias” mesmo. Só em Phi Phi que nós negociamos diretamente com um barqueiro e ele arranhava um pouquinho de inglês.

  • Diego Ferla

    Ola! Muito bom o post! Vcs não visitaram a Lading beach? Ouvi dizer que no passeio em grupo, fazem parada por la, e parece lindissima! Se passaram por ai, gostaria de comentários! 😉

  • Luis Paulo Porto

    Oi Jessica, tudo bem? Eu já estive em Krabi e optei por ficar em Tubkaek, bem mais ao norte de Ao Nang e fiz os passeios de Hong e 4 Island de lá. A vantagem ali era que é bem mais perto das ilhas e portanto o trajeto era menor. Ainda assim, de longtail boat demorou cerca de 45 minutos a 1 hora para chegar em Hong por exemplo. Qto tempo demora de Railay para Hong de longtail? Eu vou voltar a tailandia e estou pensando se ainda vale passar uns 2 dias em Tubkaek e fazer os passeios de lá ou se coloco todos os dias em Railay