займ онлайнкредиты онлайн
Close
escalada-railay-beach-tailandia-krabi

Durante nosso planejamento de férias, tínhamos uma coisa em mente: não poderíamos deixar de escalar. E foi assim que começamos a pesquisar mais sobre a Railay Beach. Enormes paredões rochosos fazem do local um grande paraíso para os amantes do esporte.

No nosso segundo dia em Railay Beach, fomos até a “walking street” procurar uma agência especializada nessa atividade e não tivemos dificuldade em encontrar. Um pouco de negociação e fechamos meio dia de escalada por 1.500bht para cada um. Como nossa intenção era escalar uma via inteira de no mínimo uns 150 metros, ficamos um pouco desapontados quando soubemos que as escaladas seriam em top rope, com vias de no máximo 35 metros,  mas ainda assim topamos.

railaybeach, orla

Recomendamos bastante o local que fechamos a escalada. O guia era muito bom e o atendimento foi excelente. Além da escalada de meio dia, você também pode fechar um dia inteiro de escalada, um dia de Psicobloc (ou Deep Water Solo, como eles chamam lá), ou se você for um escalador mais experiente, também tem a opção de alugar o equipamento para escalar com sua dupla.

rock-climbing-railay-beach

Nosso guia de escalada!
Nosso guia de escalada!

Escalando na Tailândia

No dia seguinte de manhã fomos até o local combinado e lá estava o nosso guia Chai com o seu filho (que estava aprendendo a escalar). Partimos para a Pranang Beach, local com inúmeras vias de diversas dificuldades. Não é preciso se preocupar se você nunca escalou na vida, pois antes de iniciar o guia ensina procedimentos básicos como dar e recolher corda, retirar costuras, etc.

Via equipada, vamos à escalada! A primeira via que fizemos foi um 4º grau que olhando de baixo, não parecia ser difícil, mas como estávamos completamente fora de forma e com noites mal dormidas, passamos alguns apertos em lances mais complicados. E por falar em graduação, os tailandeses utilizam a tabela de graduação francesa. Assim, se você pretende escalar lá, não se esqueça de pesquisar antes a equivalência das tabelas brasileira e francesa.

rock-climbing-railay-beach01 escalando em pranang beach - tailandia

escalada, tailandia, railay, pranang beach, tock climbing

rock climbing railay beach - thailand

Depois fomos para uma via ao lado que eu achei uma das melhores. Um 4º sup que exigia um pouco mais dos braços com um pequeno lance em negativo, depois uma mini chaminé e um lance onde tínhamos que usar movimentos que não estamos acostumados com as rochas que escalamos aqui no Rio de Janeiro.

escalada-railay-beach-tailandia

Saímos de Pranang beach (que já estava cheia de turistas) e fomos para um outro ponto de escalada bem perto da praia. A dica é fechar a escalada para de manhã, pois a maré ainda está alta e o visual fica mais bonito.

Iniciamos um top rope de 4ª grau que fizemos sem dificuldade, depois outro de 4º sup que conseguimos subir mesmo já bem cansados e fomos para a última via. Essa era a que chegava a 35 metros de altura e os últimos 10 metros eram um 5º sup que assustou a gente! Primeiro porque atualmente nós escalamos até 5º grau, e segundo que o 5º sup que já tentamos aqui, é totalmente diferente de lá. Aqui são agarras bem pequenas que exigem muito das pernas e do quanto você aguenta dor no dedão. Lá a pedra era completamente lisa, com agarras grandes, mas muito distantes uma da outra.

climbing railaybeach tailandia escalada

Eu fui primeiro e não encontrei muita dificuldade no início, o problema foi quando cheguei ao 5º sup. Pausa para descansar um pouco os braços antes de iniciar a parte crítica. De lá o visual já estava lindo, mas aqueles 10 metros seriam uma grande vitória e a recompensa seria além do visual, uma pequena caverna confortável para apreciar a vista. Fui para a primeira tentativa e após subir uns 3 metros… Queda!!! Mais uma pausa descansando e tirando fotos e vamos para a segunda tentativa. Dessa vez foram uns 5 metros e… Quedaaaaa!!! O braço já não estava mais aguentando e o sol forte que batia, fazia aumentar ainda mais o desgaste. Fui para a terceira tentativa já desacreditado e não consegui vencer esse 5º sup.

Após a minha tentativa frustrada era a vez da Jéssica. Também sem muitas dificuldades para chegar até o  maldito o 5º sup, iniciou a parte mais difícil da via.  Alguns escorregões e um tempo depois lá estava ela no final da via curtindo o visual e me sacaneando por não ter conseguido terminar a via.

rockclimb-railay-beach

Lá de cima é incrível! É possível ver toda a praia de Railay East  e a vontade é de não sair de lá de cima.

A experiência de escalar na Tailândia foi muito boa. Um tipo de rocha completamente diferente do que estamos acostumados e o visual é recompensador. Portanto, mesmo que você nunca tenha escalado na vida, não deixe passar essa oportunidade!


Planejando sua viagem à Tailândia? Confira as melhores opções de hotéis em Krabi:
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.