займ онлайнкредиты онлайн
Close

Contagem regressiva para nosso embarque para a Tailândia! Depois de quatro meses de planejamento, não é preciso dizer o quão ansiosos estamos para chegar a esse paraíso. Mas antes de fazer uma viagem para um país tão distante é melhor ter certeza de todos os documentos (passaporte principalmente) e demais detalhes estarem OK.

Preparamos aqui um check-list para ajudar a todos que pretendem fazer essa viagem. Muitas das dicas valem também para outros países.

Passaporte e documentos

O passaporte é o primeiro documento a ser checado. Se você sequer pensou em fazer uma viagem internacional, já tire o seu. É melhor ter um passaporte guardado do que precisar correr e abrir pedidos de urgências para conseguir tirar o seu a tempo.

A emissão é feita pela Polícia Federal e é preciso pagar uma taxa de R$150. O passo a passo pode ser encontrado aqui.

Se você já tem, fique atendo a validade do documento. É preciso que a validade não acabe antes do retorno de sua viagem.

Além do passaporte você irá precisar levar sua carteira de identidade, o famoso RG. Carteiras de motoristas, militares e de trabalho só são válidas como identificação em território nacional. Para embarque internacional é preciso a identidade original.

Seguro de Viagem

O seguro de viagem está sendo a parte mais complicada para nós. Antes de fechar o seu verifique por onde seu voo vai fazer conexões. Se ele pousar em qualquer país da Europa você é obrigado a ter um. Parece que é uma das obrigatoriedades que o turista precisa cumprir antes de entrar em território europeu (além da comprovação de renda e da passagem de volta já comprada). As agências vão tentar empurrar sempre o seguro específico para a Europa, que é mais caro. Se a sua conexão for de horas e você não pretender sair do aeroporto, nem vale a pena. Feche um seguro “mundo” que é mais barato e cobrirá suas necessidades.

 

Certificado de vacina

No mínimo 10 dias antes de embarcar é preciso tomar a vacina contra a febre amarela. Faz parte das exigências tanto do Brasil quanto da Tailândia. Embora todos os postos de saúde sejam habilitados a oferecer essa vacina, somente alguns emitem o certificado internacional, que é exigido no desembarque.

A lista completa com todos os postos que emitem o certificado no Brasil está aqui.

Basta comparecer ao posto portando um documento de identidade. A vacina é dada na hora e o certificado emitido logo em seguida.

Dinheiro

A moeda oficial da Tailândia é o baht. As casas de câmbio no Brasil não oferecem essa opção para conversão e tampouco na Tailândia aceitam a compra do Real. Assim, observe a cotação do dólar e converta seu dinheiro da viagem todo nessa moeda. Na Tailândia há muitas casas de câmbio e todas aceitam o dólar para conversão em baht. Embora seja de acordo com a cotação do dia, U$1 vale o equivalente a 30 baht.

 

Importante: os travel cards não são aceitos lá e como é tradição do país barganhar em qualquer compra, dê preferência por já levar todo o seu capital destinado a viagem em espécie mesmo.

Cartões de crédito

Os cartões são mais aceitos em hotéis, restaurantes e estabelecimentos mais voltados ao turismo. No comércio de rua, só no dinheiro mesmo. E mesmo assim, é cobrada uma taxa de 6% a cada compra. Mesmo com isso, IOF e etc. é sempre bom levar um cartão para emergências.

O prazo mínimo para o aviso de viagem varia de acordo com a operadora, mas o ideal é desbloquear seu cartão para uso no exterior ao menos duas semanas antes do embarque. Anote os números de protocolo e também os números da central, em caso de algum problema.

Contatos importantes

Não importa para onde você vá, sempre leve consigo o endereço e o telefone da Embaixada do Brasil. No caso da Tailândia é esse aqui:

Embaixada Brasileira em Bangkok,
Representa o Brasil na Tailândia, Camboja e Laos.
Telefones: 02-679-8567 / 02-679-8568 / 02-285-6080 (para atendimentos cotidianos).
Em caso de emergência, ligue para 081-906-4238.
Email: [email protected]

Detalhes resolvidos, agora é a hora de arrumar as malas! Aguardem nosso próximo post.

Não deixe de conferir os outros posts sobre o planejamento da nossa viagem:

Tailândia: Planejando nossa viagem dos sonhos!
Tailândia: Quanto custa?
Tailândia: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Planejando sua viagem à Tailândia? Confira as melhores opções de hotéis:
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Pingback: Tailândia: o que levar na mala? - Deixa de Frescura!()

  • Pingback: Europa - O que preciso para viajar? - Deixa de Frescura!()

  • Mariana Yoshimine

    Bruno, qual seguro viagem vocês contrataram? Vamos pra Tailândia e Cingapura em dezembro e estamos com muitas dúvidas sobre qual seguro fechar!! Obrigada!!!

    • Jessica Veneravel

      Oi Mariana, na época fechamos o seguro com nosso banco. Se vocês tem conta-corrente podem orçar com sua agência. Nós recentemente fechamos uma parceria com a Mondial para os leitores do blog. O link para o orçamento (sem compromisso) é esse aqui http://goo.gl/DR1MfV e divulgamos em nossas redes sociais descontos de 15% sob o valor do seguro. Abs!