Close

Não é de hoje que a cidade do Rio de Janeiro é cobiçada pelos estrangeiros. E para proteger esse patrimônio o exército brasileiro construiu uma série de bases e fortes estratégicamente localizados nas orlas da cidade. As bases do Rio e de Niterói juntas tinham um poder de fogo que impedia que qualquer embarcação inimiga sonhasse em chegar perto da Baia de Guanabara.

Hoje a maioria desses fortes é aberta a visitação do público e são ótimos pontos para apreciar a cidade maravilhosa com uma visão mais que privilegiada.

Em nosso último passeio de final de semana, fomos ao Forte Duque de Caxias, popularmente conhecido como Forte do Leme. Ele fica exatamente no final da orla do Leme e é totalmente voltado para a Baía. O resultado é um visual único e imperdível para qualquer carioca.

O Forte do Leme e o Caminho Ecológico

Inicialmente era chamado de Forte da Ponta da Vigia por ficar localizado no morro da Vigia , hoje morro do Leme.  São muitas as versões sobre a data de construção e quem a ordenou, mas todas giram em torno de 1776 e 1779 e têm como objetivo a observação e proteção de invasões externas.

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, praia

Como todo forte, é preciso passar por um caminho para chegar às instalações da artilharia. O Caminho Ecológico do Forte tem 800m de extensão de mata atlântica totalmente preservada. A subida não é íngreme e pessoas de qualquer idade conseguem fazer o passeio.

O caminho é feito de paralelepípedos então, para maior conforto, vá de tênis. E leve água, sempre!
Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte,

O caminho é demarcado com pinturas informando os metros percorridos e  esculturas Sacras representando a cruxificação de Cristo. Apesar da mata, em vários locais é possível já ter um “aperitivo” dos visuais que estão por vir no topo do Forte.

Dentro do Forte em si são expostos vários equipamentos originais que eram utilizados para “alimentar” os canhões e para calcular a velocidade e trajetória das balas. Além da exposição de retratos e réplicas de objetos do Duque de Caxias, militar que dá nome ao Forte.

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, canhoes

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte,

A visitação é aberta ao público de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. O ingresso custa R$4 por pessoa, sendo gratuita a entrada para militares e seus filhos portando carteira de identidade militar. Também tem gratuidade pessoas maiores de 65 e menores de 10 anos.

O visual do Forte

Do alto Forte é possível ver toda a Praia de Copacabana, o conjunto de Fortes de Niterói,  a Pedra da Gávea, o Morro dois Irmãos, além de toda a área de proteção ambiental do Leme e do Pão de Açúcar. Confira as fotos:

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, praia copacabana

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, praia copacabana

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, pao de acucar

Rio de janeiro, turismo, guia, leme, forte do leme, Copacabana, visual, Brasil, natureza, caminhada, trilha, forte, pao de acucar

Este é apenas um dentre o grande complexo de fortes que cobrem o Rio de Janeiro e Niterói. Também não conhecemos todos eles. É um pena, pois a grande maioria tem visitação ao público e são ótimas opções de passeio para aquele fim de tarde que você só quer curtir um bela vista sem passar por grandes esforços de trilhas. Outra opção de passeio mais light é uma visita ao Parque da Cidade de Niterói.


O que fazer no Rio de Janeiro – 51 boas ideias para você aproveitar a cidade

Onde se hospedar no Rio de Janeiro – Dicas de bairros e hotéis

10 praias no Rio de Janeiro que justificam o nome “cidade maravilhosa”

Conheça o Parque das Ruínas em Santa Teresa

10 dicas no Rio de Janeiro que vão fazer de você um verdadeiro carioca

Praia do Secreto – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Vai conhecer o Rio de Janeiro? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.