Já falamos aqui de vários passeios  alternativos como a trilha para a Pedra da Gávea, trilha para o Pão de Açúcar e até um banho de cachoeira no Parque Nacional da Tijuca (Horto), mas carioca que é carioca adora uma praia. E nós não somos diferentes!

Nós não dispensamos um bom dia de sol relaxando e curtindo uma boa praia e aqui no Rio isso não quer dizer apenas banho de mar e bronze na areia. Hoje a cidade oferece mais opções de lazer nos bairros “praianos”. Uma delas é praticar alguma atividade como bicileta ou skate na orla das principais praias cariocas. Toda essas opções são o tema desse Rotas Cariocas.

No último fim de semana colocamos em prática esse roteiro.  Com um pouco de coragem acordamos cedo e às 8h e partimos em direção ao Aterro do Flamengo.

Início  – Aterro do Flamengo

O que hoje chamamos de Aterro do Flamengo, como  o nome indica nem sempre foi assim. Grande parte de seu trecho era composto de pequenas enseadas de forma irregular ao longo da orla. No início do século XX os primeiros trechos começaram a ser aterrados e de 1951 a 1962 foram realizadas as obras definitivas que renderam ao local sua vocação para a prática de diferentes esportes.

construcao, aterro do flamengo

De lá para cá o Aterro ganhou quadras de futebol, tênis, vôlei e basquete além de pistas para corrida; também foram construídos espaços de homenagem, como o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, o museu  Carmem Miranda e o Pavilhão Japonês. Tudo isso em frente à orla!

aterro do flamengo, monumento, mortos, guerra mundial, homenagem

O calçadão é uma maravilha só! São aproximadamente 3km de uma pista larga, ideal para um passeio de bicicleta, longboard ou até uma simples corrida. Tem espaço pra todo mundo. Ao longo do calçadão, passamos por pistas de skate, academias a céu aberto, quadras de tênis, futebol e até um lugar para a prática de aeromodelismo. Tudo isso com aquela vista maravilhosa que todos já conhecem.

aterro do flamengo, rio de janeiro, esportes, praia, long board, longbord, calcadao, bicicleta, itau

Bateu o cansaço? Nada melhor que parar em baixo de uma árvore para dar uma respirada e curtir o visual!

aterro do flamengo, rio de janeiro, esportes, praia, long board, longbord, calcadao, pao de acucar

Sábados, domingos e feriados, a partir das 7h, as pistas de trânsito são fechadas, ou seja, pistas grandes e livres para a prática de skate, long-board, patins… tudo! Até as 11h todas as pistas sentido centro são fechadas.

Próxima Parada – Praia de Ipanema

Depois de percorrer todo o Aterro e de um almoço rápido no Largo do Machado, seguimos para Ipanema. É possível ir de bike subindo a praia de Botafogo. Como estávamos com o horário um pouco apertado optamos por seguir de carro. Grande engano já que a região lota no final de semana e o trânsito fica absurdo.

Chegando, começamos a parte dois, entre um mergulho e outro é possível também praticar um pouco de tudo lá. A praia é uma das que possuem uma das faixas interditada durante o final de semana. São 5 km livres de carros, mas lotados de famílias inteiras. A faixa vai até o a Praia do Arpoador, nosso destino final.
praia, ipanema, arvores, mar, sol, verão,

Último destino – Por do Sol no Arpoador

Depois da orla da praia de Ipanema, só a pé mesmo, pois a calçada é bem estreita e cheia de vendedores. A praia do Arpoador tem a faixa de areia mais estreita em relação às demais praias cariocas, o que não agrada tanta gente, mas é a preferida pelos surfistas.

O clima é mais alternativo com muitos vendedores de acessórios artesanais e coisas do tipo. A pedra que fica no final da praia é o grande atrativo.

É possível subir nela e de lá admirar toda orla da Zona Sul do Rio. Um lugar perfeito para ficar a dois e se esquecer do mundo. Fomos em busca do pôr do sol e não nos decepcionamos. O sol sumindo por trás das montanhas do Rio é um espetáculo daqueles que a gente não cansa de ver.

É não é preciso ir embora junto com o sol. Um poste especial ilumina toda a pedra, prevenindo acidentes, inibindo crimes e permitindo que todos curtam o clima do lugar, mesmo à noite.

rotas, cariocas, arpoador, por do sol, visual, praia, inn, rio de janeiro, ipanema, noite

Vai conhecer o Rio de Janeiro? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.