займ онлайнкредиты онлайн

Depois de mais de um ano sem voltar a esse lugar maravilhoso, resolvemos passar o ano novo na Ilha. Resolvemos acampar em Abraão, já que esse é o lugar onde tem um pouco mais de agito a noite. Se a primeira ideia que vem à sua cabeça são praias lotadas… Esqueça! Fizemos um roteiro bem interessante, justamente para aproveitar tudo o que o turista típico muitas vezes deixa passar e o melhor, com praias vazias!

Como tínhamos conseguido folga no trabalho na sexta (dia 30/12) e segunda (dia 2/01), resolvemos ir na quinta para a Ilha. Chegamos em Conceição de Jacareí às 22h e para o nosso azar, o último barco tinha acabado de sair. Como teríamos que passar a noite na cidade, resolvemos pegar algumas dicas com alguém que morasse lá. Conhecemos a Camila, que trabalha com os barcos Desiree e fica na agência bem ao lado do píer vendendo o transporte de lancha até a Ilha.  A garota é um Manual ambulante e sabe tudo sobre a Ilha. Ela nos deu várias dicas sobre atalhos nas trilhas e quais os pontos mais legais de se visitar.

O valor da lancha de Conceição de Jacareí até a Ilha Grande foi de R$20,00 (comprados na agência) e em menos de 15 minutos já estávamos na Ilha. Isso porque pegamos uma lancha rápida. A travessia em barco normal leva em torno de 30 minutos. O valor da volta foi R$15,00 (comprados diretamente no barco).

Ficamos acampados no Alfa Camping. Um camping bem bacana ao lado do campo de futebol. O pacote do Ano Novo estava em R$200,00 por pessoa. Fora de época eles cobram R$ 15,00 a diária por pessoa. O único ponto negativo que posso destacar foi na virada do ano, onde colocaram caixas de som com um “DJ” e o som rolou até altas horas da noite. Pra quem estava cansado das trilhas essa não foi uma boa opção.

Sem mais delongas, vamos direto ao roteiro que montamos com o relato e fotos de cada dia.

mapa das trilhas, ilha grande, trilha, T1,T2,T3,T4, aventureiro, lopes mendes, trilha até caxadaço, rio de janeiro, ano novo, camping, fotografia, mapa
Clique para ampliar e acompanhar as trilhas mencionadas ns relatos abaixo

Lopes Mendes

Dia 1 – Sexta-Feira, 30 de dezembro de 2011 – Chegamos na Ilha por volta de 9h30 da manhã. Montamos acampamento e fomos para o cais buscar um barco para irmos até Lopes Mendes. A Camila tinha nos indicado a embarcação chamada Athos. Eles cobram R$30,00 por pessoa para ida e volta. O barco deixa numa praia ao lado de Lopes Mendes, são aproximadamente 15 minutos de trilha bem tranquila para chegar lá. Os horários de saída do barco no cais de Abraão são 9h30, 10h30 e 11h30. Os horários de volta são 14h30, 15h30 e 16h30. Existem outras empresas que também fazem esse trajeto, mas os horários não variam muito.

Chegamos com a praia vazia! O tempo não ajudou muito, mas pelo menos não choveu.
trilha até lopes mendes, lopes mendes, ilha grande, ano novo, praia, paradisiaca, caminho, quanto tempo, ondas, surf, férias, verão, praia deserta, barril lopes mendes

No inicinho da praia, onde é a saída da trilha, existem algumas pessoas vendendo bebidas e biscoitos, mas o preço é absurdo. R$5 por uma água? Pra quem já comprou uma garrafa por menos de R$1,00 na Tailândia? Não…
outex, fotografia, subaquatica, agua, em baixo, nikon d5000, ilha grande, lopes mendes, rio de janeiro

Depois de curtir um pouco a praia, colocamos a capa subaquática na máquina e fomos pra água tirar algumas fotos.

ilha grande, rio de janeiro, fotografia, subaquatica, água, baixo, nikon d5000, lopes mendes, agua cristalina, ondas, waves, fotos, verão, férias, surf,

No final do dia, jantamos num restaurante que eu recomendo muito. Não lembramos o nome, mas é um com mesas e cadeiras brancas e parece ser o mais arrumado dos em frente ao cais. Atendimento excelente e a comida é nota 10! Pedimos uma lasanha de camarão que dá de mil numa lasanha do Spoleto e um Fetuccine ao molho de camarão. Nota 1000!!!

ilha grande, dica de gastronomia, camarão, vila de abraão

Na vila de Abraão também há opções de restaurantes mais baratos. Com R$ 12,00 você consegue jantar bem. No entanto, é sempre bom levar aquele miojão na mochila para qualquer emergência.

ilhagrande[ebook]bannerSite_590x100px

Trilha para a praia de Caxadaço

Dia 2 – Sábado, 31 de dezembro de 2011 – Seguindo as dicas da Camila, resolvemos conhecer Caxadaço por trilha! Na conversa que tivemos ainda em Conceição de Jacareí, ela desenhou um mapa com alguns atalhos para conseguirmos fazer a trilha que dizem ser de quatro horas, em duas. Em vez de pegar a estrada para Dois Rios, você pode pegar a Rua das Flores até o final, e depois virar a direita (veja mapa abaixo). Encontramos uma trilha bem íngreme, que completamos em aproximadamente 30 minutos. A trilha sai na curva da Morte, ou seja, corta um bom caminho da estrada de Dois Rios. Vale a pena? Depende do ritmo de cada um, pois a estrada que corta o caminho não é tão íngreme, mas dá entre 50min a 1h até a curva da morte. Se conseguir fazer o atalho em 30min ou menos, até acho que vale a pena.

ilha grande, mapa, atalhos até caxadaço, atalho, trilha abraão caxadaço, T14, T15, rio de janeiro, ano novo, caminho até caxadaço, quanto tempo caxadaço, férias,  dicas, estrada de dois rios, dois rios, praia
Mapa do atalho da Rua das Flores
Mapa da descida
estrada dois rios, trilha, atalho, ilha grande, até caxadaço, curva da morte, rio de janeiro, visual, vila de abraão, fotografia
Local de saída do primeiro atalho.

Depois de aproximadamente 25 minutos de descida, uma boa pedida é uma pequena queda d’agua que tem a direita da estrada. Um ótimo local pra dar uma descansada, beber uma água e se bobear até dar um mergulho.

cachoeira, caminho de dois rios, trilha, ilha grande, estrada dois rios, rio de janeiro, descanso

A estrada segue e após passar por duas pontes nos deparamos com a placa indicando o início da trilha para Caxadaço. Levamos de 20 a 30 minutos para concluir esse trecho. Do início da trilha de Dois Rios até o inicio da trilha de Caxadaço, são 8km. Pausa para umas fotos e vamos à trilha!!!

trilha, caxadaço, inicio trilha caxadaço, T15, quanto tempo,  abraão, trilha fechada, ilha grande, praia, ferias, rio de janeiro, verão, caminhada, trekking,
Placa indicando o inicio da trilha de Caxadaço
estrada dois rios, trilha dois rios, abraão, ilha grande
Segunda ponte na estrada de Dois Rios
rochas, deixa de frescura, viajando sem frescura, ilha grande, trilha caxadaço, trilha, caxadaço, trilha fechada, sinalização, ilha grande,
A trilha começa após essas pedras

Estávamos bem inseguros, pois a Camila tinha nos avisado para tomar cuidado e não pegar a trilha errada, que daria num pesqueiro. Além disso, a trilha está muito fechada e nos perdemos algumas vezes.  O que nos salvou foram umas fitinhas amarradas nas árvores e uma marcação feita com fita adesiva a cada 50 metros informando a distância percorrida desde a placa.

marcação, trilha, caxadaço, trilha fechada
Pequena marcação indicando a distância
Algumas fitas nos ajudaram.
trilha, praia, caxadaço, ilha grande, trilha fechada, ferias,  rio de janeiro
Trilha para a praia de Caxadaço
trekking, ilha grande, trilha, caxadaço
Uma dica é pegar um galho de bambu para usar como um bastão de trekking

Após 4km de trilha em quase duas horas, chegamos a praia de Caxadaço. Não é a toa que essa é a praia considerada uma das mais bonitas da Ilha. Todo o esforço é recompensado nesse momento.

praia caxadaço, trilha, ilha grande, linda, paradisiaca, deserta, agua cristalina, foto, fotografia, rio de janeiro, trilha até caxadaço, vila de abraão, fotografia subaquatica, subaquatica, outex, nikon d5000, verao, ferias

A praia é bem pequena, mas pelo difícil acesso, poucas pessoas vão até lá por trilha para ficar o dia intero na praia. Alguns barcos fazem esse passeio, mas o visitante não pode ficar mais do que 30 minutos na praia.  Quando chegamos lá, tinha apenas um grupo de 4 pessoas com um guia. Ou seja, dá pra aproveitar muito o local e tirar belas fotos.

Depois de quase três horas curtindo a praia, era hora de voltar. Mesmo já conhecendo a trilha, é sempre bom ficar atento para não se perder ou se deparar com algum bicho.

peçonhento, cobra, trilha caxadaço, perigo, trilha fechada, até caxadaço, animais,  praia, dois rios, caxadaço, ilha grande

Cachoeira e Praia da Feiticeira

Dia 3 – Domingo, 1 de janeiro de 2012– Após comemorar bastante o Ano Novo, resolvemos fazer um passeio mais light. Fizemos o circuito de Abraão (T1) que engloba a Praia Preta, as Ruínas do Lazareto, Poção  e o Aqueduto.  Esses são pontos turísticos bem visitados principalmente devido à pouca distância e facilidade do percurso. Não há trilha e sim um caminho bem definido.

Visitamos esses locais e seguimos para a trilha da Cachoeira da Feiticeira.  Não lembro quantos quilômetros são até lá, mas contanto desde a Praia Preta levamos aproximadamente 1h30m (parando pra tirar fotos, etc). Estava chovendo e a trilha estava muito escorregadia. Vimos muita gente voltando no meio do caminho. A grande dica que eu posso dar é: vá de tênis!!!!

trilha até cachoeira da feiticeira, cachoeira, feiticeira, ilha grande, 15 metros, rio de janeiro,  T1, circuito abraão

Após uns 40 minutos de caminhada, chegamos a uma placa indicando a Cachoeira da Feiticeira.

cachoeira da feiticeira, placa indicando, sinalização, trilha, ilha grande

A trilha é basicamente uma escada bem alta, mas tranquila e depois mais um pequeno trecho descendo. Não são mais de 15 minutos até chegar a bela queda de  15 metros!
fotografia, cachoeira da feiticeira, ilha grande, vila abraão, 15 metros, cachoeira

Depois de uma hora e meia curtindo o local iniciamos a trilha em direção à Praia da Feiticeira. Existem dois caminhos,  ou você volta, desce a escada e retorna para a trilha principal ou pode pegar um atalho na saída da cachoeira. O problema de ambos os caminhos é que, por serem bem visitados a trilha se tornou basicamente terra o que na chuva quer dizer apenas uma coisa: lama! Depois de 15 minutos chegamos à praia que estava um pouco cheia. Tinha um rapaz com isopor vendendo cerveja (R$ 4,00) e sanduíches (R$ 4,00) e o principal, uma moça vendendo o transporte de volta de barco até Abraão no valor de R$ 10,00.

Ainda é possível seguir pela trilha e depois de mais 2h chegar à Praia do Saco, mas a fome falou mais alto e voltamos à Abrão.

ilhagrande[ebook]bannerSite_590x100px

Praia de Dois Rios

Dia 4 – Segunda-Feira, 2 de janeiro de 2012 – Acordamos cedo, pois nosso barco já estava comprado para às 16h e ainda queríamos conhecer a praia de Dois Rios. No dia anterior tivemos a idéia de alugarmos uma bicicleta.

Procurei saber e apenas uma empresa fazia esse serviço, a Sudoeste Turismo Receptivo, que fica numa galeria quase em frente ao cais. Pensamos 10 vezes antes de pagarmos R$50,00 pelo dia inteiro de aluguel (também é possível alugar a hora a R$10), mas, e agora eu posso falar, essa foi a melhor decisão que a gente tomou!

placa, ilha grande, inicio dois rios, dois rios, inicio da trilha, distancia, vila de abraão, rio de janeiro

O início da trilha foi pesado. Além de estarmos cansados dos outros dias, a chuva não parou um minuto sequer.  Assim, muita terra acabou caindo deixando muitos cascalhos e galhos de árvores no caminho.

vila de abraão, vista, ilha grande, curva da morte, estrada dois rios

Depois de 50 minutos subindo empurrando as bikes, chegou a hora mais esperada. A descida foi uma das partes mais divertidas da viagem! Muita lama na roupa e algumas derrapadas… Foram apenas 20 min até chegar à Vila. Se fizéssemos o mesmo trecho a pé levaríamos no mínimo mais 50 minutos a 1 hora.

ilha grande, estrada de dois rios, trilha, bike, lama, trilha, vila de abraão até dois rios, deixa de frescura

Assim que chegamos na Vila de Dois Rios a chuva parou completamente. Tiramos algumas fotos na praia e fomos conhecer a antiga prisão.

ilha grande, dois rios, praia, fotografia, bikes, nikon d5000, verao, ferias,

ilha grande, dois rios, praia, fotografia, bikes, nikon d5000, verao, ferias

Como o museu estava fechado, o que sobra para ver são ruínas, literalmente. A prisão foi implodida em 1994 e o que sobrou foram alguns muros e muitos destroços. Não dá para identificar muita coisa e, se é para sermos sinceros, não gostamos muito do que sobrou da prisão. Tiramos algumas fotos e fomos para a praia de Dois Rios.

antiga prisão ilha grande, ilha grande, dois rios, antiga prisão, prisão de dois rios, ruinas, rio de janeiro

A praia estava quase deserta e é linda. Ao final de cada lado ainda existe um rio  – daí o nome da Vila. Curtimos pouco tempo o local, pois tínhamos que voltar cedo por causa do barco que sairia às 16h.

ilha grande, praia, dois rios,  trilha, T14, dicas, informações, fotografia, rio de janeiro, praia deserta, praia paradisiaca

Assim que subimos na bicicleta a chuva voltou a cair com força. Mais 1h20 até o camping e a maior correria pra levantarmos acampamento.  Acho que nem preciso falar que perdemos a lancha…

O jeito foi comprar outro bilhete e nos despedirmos desse paraíso. Ouvi isso uma vez e hoje posso afirmar: Ilha Grande é o único lugar que vale a pena visitar mesmo com chuva!

chuva, lama, deixa de frescura, blog, ilha grande, viajando sem frescura

Bom, então é isso. Acho que consegui provar que da para passar o Ano Novo em Ilha Grande sem pegar praias muito lotadas e turistas chatos. Montando um roteiro bacana, dá pra curtir bem o lugar!
Confira também em Ilha Grande – Roteiro Completo mais dicas e muitas fotos de todas as atrações da Ilha.

Guia de viagem: O melhor de Ilha Grande

Recentemente escrevemos um guia de viagem chamado O melhor de Ilha Grande, onde passamos todas as informações para fazer uma viagem inesquecível até lá. Além das informações de como chegar, onde ficar, quais lugares visitar, etc, damos dicas pessoais, dicas de quem já esteve na ilha por diversas vezes e manja do assunto! Tudo para você aproveitar melhor a sua viagem sem passar nenhum tipo de perrengue! Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre o guia!

ilhagrande[ebook]fanpage_1100px

Vai conhecer a Ilha Grande? Confira as melhores opções de hospedagem.
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

• Bem bacana o post! Preciso urgentemente conhecer Ilha Grande! Abraços!

• Anonymous

A inveja tá me corroendo aqui … belas fotos!

Abraços,

Rodrigo Moreno – BH

• Anonymous

muito legal a sua postagem, sempre visito a ilha mas minhas ferias, mas nunca consegui ir até caxadaço, mas com essa sua dica, esse ano eu vou, vou segui as fitas. valeu pela dica.

dia 12 de dezembro eu meu esposo minha filha de 7 e meu filho de 2 anos,fomos pra praia de leste ficamos alguns dias e fomos pra ilha do mel visitamos algumas praias da ilha que são um verdadeiro paraíso,fizemos poucas trilhas,mas subimos até o farol que são 150 degraus aproximadamente. Com criança no colo,não deu pra andar muito elas se cansam.Mais foi um passeio maravilhoso!recomendo.AMEI SUA POSTAGEM MUITO LEGAL VIAJEI JUNTO COM VOCES,FOTOS LINDAS.PARABÉNS!

AH!MEU NOME É ELIANA C.S ALMEIDA PR

• Uau, achei as praias bem vazias, do jeito que eu gosto, rs. Irei nos dias 20 e 21 pra lá com minha esposa, nos hospedaremos em Palmas e pretendemos conhecer as praias de Lopes Mendes, Cachadaço, Santo Antônio e Dois Rios… Abraão, só pra um almocinho antes de ir embora e olhe lá! Espero encontrar as praias do mesmo mode que você as encontrou – apenas mudaria um pouco a temperatura 🙂

Abs, muito legal seu blog.

• Anderson

Ja fui….é muito lindo…simplesmente top…..quero voltar..

• O lugar mais perfeito do mundo. Moro em Mangaratiba, às vzs quando tenho uma semana estressante no trabalho, é só pegar a barca e ir embora! Mais do que perfeito… amo a Ilha!

• Anonymous

alguem sabe dizer , quantos km aproximadamente, tem a volta a ilha grande ???

to indo pra ilha grande amanha, 22/01/2012, futuramente postarei mais fotos.

• Muito legal. Valeu! Espero um dia ir lá…

• Partindo pra Ilha Grande em 26/10.
    Alguma dica de trilha/praia diferente que não seja Feiticeira, Lopes Mendes e Dois Rios?

As que citei acima já conheço.

Um abraço!

• Nossa pessoal muito bom vêr e saber que as dicas que eu passei para vocês foi de bom aproveito!!! Pois a minha função aqui é de indicar e ajudar todos os turístas que querem conhecer a Ilha!! Estou muito feliz pelo trabalho que tiveram de divulgar o que tanto dou minha vida para satisfazer as pessoas do mundo inteiro que passam por mim qui em Conceição de Jacareí…
    Meu nome é Camila Saisse
    sou Agenciadora na área do turismo da costa verde e prezo antes de tudo… que todos curtem a maravilha que é a Ilha Grande

Contato: 21 9111 8642/ 21 2685 6208/ 21 9851 8145
    email: [email protected][email protected]

• Oi Camila! Conseguiu ajudar muito sim. Fizemos um roteiro bem bacana nessa viagem!! A trilha para Caxadaço que estava BEM fechada, mas conseguimos chegar lá. Proximo objetivo nosso agora é ir para Aventureiro!! Faremos um novo post sobre a praia. Provavelmente iremos precisar de mais dicas rsrs!!

Aproveitando a oportunidade, recomendo muito a agência em que a Camila trabalha para transportes até Ilha Grande!

• Pingback: Ilha Grande - Roteiro Completo - Deixa de Frescura!()

• asdfg

Como é o barco que faz a lancha rápida?

• Bruno Costa

Não entendi a sua pergunta. Nessa viagem pegamos uma lancha e chegamos em 20 minutos na Ilha. Abs!

• Ronald Harari

Existem barracas para alugar ? muitos borrachudos ? pretendo passar uma semana este mês

• Em alguns camping sim, mas não são todos não Ronald! Abs!

• Mauro Reis

Eu e esposa estivemos na ilha ano passado e estaremos retornando em outubro, amamos demais !!!!

• Ilha Grande é incrível! Estou fazendo planos para voltar lá esse ano ainda.

• gostaría de fazer uma visita a esta ilha