займ онлайнкредиты онлайн
Close

Depois que postei uma foto no Flickr usando essa técnica, muitos amigos vieram me perguntar como eu tinha feito aquilo. Muitos até acharam que eu tinha feito no photoshop. Então hoje eu vou falar sobre essa técnica de fotografia, o Light Painting!

Hadouken - Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos

Acredito que a maioria das pessoas um pouco interessadas em fotografia já ouviu falar em light paint que, traduzindo literalmente, seria pintura com luz. A técnica consiste em mover uma fonte luminosa diante da câmera durante uma longa exposição. Pode-se mover a câmera também para conseguir outro tipo de resultado, mas a idéia geral é de movimentos interessantes com a luz – riscos, formas, desenhos definidos – ou uma luz peculiar que dá um efeito diferente à imagem. Na internet é possível encontrar todo tipo de imagens com light paint: desde desenhos divertidos que “interagem” com os modelos a paisagens com luzes raras. Há muitas possibilidades de experimentação e onde se chega só depende da criatividade e de quanto se está disposto a ousar e continuar tentando com lugares, modelos e fontes de luz diferentes.

Para pintar com luz você vai precisar de: uma câmera com modo de longa exposição; lanternas, leds ou light sticks; uma roupa preta (para que a luz não reflita em quem estiver “pintando”); um tripé ou outro apoio para a câmera; um local escuro; criatividade. É mais divertido e simples quando se faz em grupo. Se sua câmera tiver o modo de velocidade bulb (em que o obturador fica aberto enquanto se estiver pressionando o disparador), tem-se todo tempo do mundo para desenhar o que se quiser na imagem. É importante que a câmera esteja muito bem apoiada para a foto não ficar tremida.

Passo a passo:
1 – Coloque sua câmera em uma posição estática e firme, de preferência usando um tripé. Se tiver um controle remoto para o modo bulb, use; senão use o timer para que sua câmera não trema.
2 – Marque o tempo de exposição e o diafragma. Deixe o diafragma bem fechado para aumentar a profundidade de campo e garantir que seu desenho sairá em foco. A câmera provavelmente irá reclamar dizendo que há pouca ou muita luz, ignore isso.
3 – Focalize o ponto central do seu desenho. Se sua câmera não tem foco manual, veja se tem a opção de travar o foco a partir de um ponto e faça isso. Foque um objeto na cena, trave e se necessário remova-o.
4 – Deixe a lente no ângulo mais aberto possível (ou usa uma lente grande angular para quem pode), pelo menos nas primeiras tentativas, assim não corre o risco de desenhar pra fora do quadro. Observe bem o quadro da foto, saiba onde são os limites para não ultrapassar na hora de desenhar e perder sua obra de arte.
5 – Apague as luzes (se houver alguma acesa).
6 – Clique e corra para desenhar!

Acho que ficou bem explicado né? Vou deixar ainda algumas fotos, um tutorial (em inglês) e uns videos bem interessantes dessa técnica.

Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
lighLighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos
Lighting Painting pintura com luz como fazer fotos

Fonte: Flickr, Labfoto e Uberfocus 

 

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.