Close
roteiro-ilha-grande-praia-do-aventureiro

O paraíso é aqui! Como já fomos algumas vezes à Ilha Grande, além desse post, onde dou dicas gerais e falo um pouco das principais praias, também temos o De volta à Ilha Grande, que é um relato completo do reveillon que passamos por lá, onde inclusive fizemos a trilha para a praia do Caxadaço e o post sobre a Praia do Aventureiro, que consideramos o lugar mais incrível da Ilha Grande!

Como chegar em Ilha Grande?

Existem algumas formas de chegar em Ilha Grande. Você pode pegar a balsa ou um barco em Mangaratiba-RJ, pode também pegar  uma embarcação em Angra dos Reis – RJ (para quem vem da Região Sul, São Paulo ou Minas Gerais) e também tem a opção de pegar uma embarcação em Conceição de Jacarei.

IMPORTANTE: Evite deixar o carro na rua. No centro de Mangaratiba você encontra vários estacionamentos. Deixei duas vezes lá e não tive problemas. Sem contar que não fica caro.

O tempo que a embarcação leva para chegar à vila de Abraão irá depender do local em que você esta saindo e do tipo de embarcação. A balsa que sai de Mangaratiba leva em torno de 1h30 e o valor é de aproximadamente R$5,00 por pessoa.

balsa mangaratiba vila de abraao
Balsa que sai de Mangaratiba

mapa trilhas ilha grande abraão lopes mendes  aventureiro dois rios angra dos reis palmas bananal

mapa trilhas ilha grande abraão lopes mendes  aventureiro dois rios angra dos reis palmas bananal

Ilha Grande é um lugar que todos deveriam conhecer. É a maior das mais de 300 ilhas de Angra dos Reis. São 106 praias no total, além das cachoeiras, montanhas, rios, lagoas e picos.

Onde Ficar?

Vila de Abraão

É onde fica o principal porto e o lugar onde tem a maior estrutura. Várias pousadas e campings, restaurantes, lojinhas pra comprar lembranças e um mercadinho. Foi la que eu acampei a primeira vez. Então se você nunca acampou, recomendo que comece por lá! Acampamos no Alfa Camping, um lugar com uma boa estrutura. Mas caso sua ideia não seja acampar, confira diversos hotéis em Abraão clicando aqui.

vila de abraao igreja ilha grande angra dos reis 

vila de abraao igreja ilha grande angra dos reis 

vila de abraao igreja ilha grande angra dos reis de cima praia

rua vila abraão ilha grande morador

Praia de Palmas

Sem dúvida um dos melhores lugares que já acampei. A praia é bem roots e com um astral incrível. A energia elétrica é fornecida através de moto-geradores. Não há comércio desenvolvido e nenhum serviço público.

Infelizmente não lembro o nome do camping, mas é um que tinha um barzinho fora com shows forró a noite. Por favor, se alguém souber o nome do camping poste nos comentários também porque eu faço questão de indicar. Boa estrutura, cozinha e banheiros com água quente.

chegada enseada praia de palmas trilha  ilha grande

camping praia de palmas ilha grande rio de janeiro vista

Praia do Aventureiro

Fomos recentemente à praia do aventureiro e constatamos que é a praia mais bonita da ilha! Confiram o post que fizemos: http://deixadefrescura.com/2013/09/praia-do-aventureiro-mais-bonita-ilha-grande-rj.html

Aventureiro - Ilha Grande RJ praia paradisiaca

ilhagrande[ebook]bannerSite_590x100px

O que fazer em Ilha Grande?

Praias
Como eu disse la em cima, são mais de 100 praias. Confira algumas delas:

Praia de Palmas: A praia Grande de Palmas tem cerca de 600 metros de extensão, areia clara e grossa em uma das extremidade onde o mar bate um pouco mais forte e a praia fica mais funda. No outro extremo é bem calmo com areia mais fina. Águas verdes e claras. Nada melhor do que acordar, andar 50m e olhar aquele visual da praia. É a mais procurada pela galera do camping. Tem alguns barzinhos onde se vende bebidas e refeições.

praia de palmas ilha grande rj rio de janeiro mar

Ilha Grande - Palmas escuna rj angra dos reis pier

Lopes Mendes: Uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro e a mais famosa de Ilha Grande. São aproximadamente 3 km de areia branca e muito fina. Apesar do mar bater forte é bem rasa. A transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades. Para chegar nessa praia, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 15 minutos, mas fique atento, porque se tiver chovido, a trilha fica muito escorregadia.

Lopes Mendes  Beach - Ilha Grande • Rio de Janeiro brasil praia  ilha grande paradisiaca agua azul ceu fotografia 

brasil angra dos reis ilha grande lopes mendes paraiso paradisiaca praia agua cristalina 

brasil angra dos reis ilha grande lopes mendes paraiso paradisiaca praia agua cristalina barril areia

Welcome the Paradise brasil angra dos reis ilha grande lopes mendes paraiso paradisiaca praia agua cristalina

brasil angra dos reis ilha grande lopes mendes paraiso paradisiaca praia agua cristalina

trilha lopes mendes lama ilha grande angra dos reis brasil rj

Pegamos a trilha cheia de lama. Vários tombos até chegar!

Praia do Caxadaço: Outra praia que é considerada uma das mais bonitas da Ilha. Minúscula, com cerca 15 metros, fica abrigada e escondida na costeira. Acesso por trilha ou barco. Consegui visitar essa praia somente na última vez em que estive na Ilha. A trilha foi bem difícil, mas a recompensa foi única. Confira o relato completo em De volta à Ilha Grande.

Praia do Caixadaço ilha grande paradisiaca agua cristalina angra dos reis rj brasil 

Praia do Caixadaço ilha grande paradisiaca agua cristalina angra dos reis rj brasil cachadaco caxadaco paraiso

Dois Rios: A praia de Dois Rios possui areia branca e em geral fina, fundo raso, água predominantemente azul. É chamada Dois Rios porque em cada extremidade da praia deságua um rio.

brasil rj angra dos reis ilha grande praia dois rios  arvore barco paraiso paradisiaco

brasil rj angra dos reis ilha grande praia dois rios  arvore barco paraiso paradisiaco vista de cima

Parnaioca: é uma das praias mais isoladas de toda a ilha.  De frente para o Atlântico com sua areia amarelada e grossa tem o mar violento. É funda e com pouca sombra em seus 1000 m de comprimento.

parnaioca brasil angra dos reis ilha grande rj praia paradisiaca paraiso

Aventureiro: Considerado o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens, povo simples e hospitaleiro. O Aventureiro resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir iluminação de lampeão e luz de vela. Aqui o tempo parou! A praia de Aventureiro apresenta 400 m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado. É muito procurada por surfistas que chegam em gupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Na pequena vila de Aventureiro moram pouco mais de 100 pessoas (dado de 2009), povo simples e acolhedor que vive da pesca artesanal, da pequena lavoura de subsistência e da atividade turística voltada para campings rústicos que acolhem os surfistas e fornecem refeições simples. Não existe comércio em Aventureiro e a energia elétrica só através pequenos geradores movidos a gasolina ou diesel que funcionam normalmente até as 22h. Nos restaurantes dos campings é possivel dar uma espiadinha em alguma TV ou ouvir rádio. Telefone celular, dificilmente vai funcionar.

Confiram o post que fizemos sobre a praia na nossa ultima viagem para lá:  http://deixadefrescura.com/2013/09/praia-do-aventureiro-mais-bonita-ilha-grande-rj.html

coqueiro-torto-praia-aventureiro-ilha-grande-angra-dos-reis

Aventureiro - Ilha Grande RJ praia paradisiaca rj brasil

Provetá: Águas claras, areia grossa e amarelada, mar ligeiramente batido. É uma praia bonita, com cerca de 500 metros de comprimento. Provetá é a principal “porta” de acesso terrestre para a praia de Aventureiro no lado oceânico da Ilha Grande.

proveta ilha grande angra dos reis brasil praia

Lagoa Azul: A Lagoa Azul fica no extremo norte da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Água límpida, azul turquesa, com milhares de peixes a sua volta.É possível chegar ao local através de passeio de escuna.

Lagoa Azul brasil angra dos reis ilha grande praia passeio de escuna paraiso paradisiaca

Lagoa Azul brasil angra dos reis ilha grande praia passeio de escuna paraiso paradisiaca 

Lagoa Azul brasil angra dos reis ilha grande praia passeio de escuna paraiso paradisiaca estrela do mar

Lagoa Verde: Outro lugar onde você pode chegar através de passeio de barco. Bem parecido com a Lagoa Azul.

Lagoa verde brasil angra dos reis ilha grande praia passeio de escuna paraiso paradisiaca

Gruta do Acaiá:  É uma fenda na pedra, abaixo do nível do mar, dá vazão à água que forma um lago, cujo fundo, reflete a luz solar. Este tipo de fenômeno é causado pela luz do sol que atinge a areia do fundo do mar e ela se reflete em uma falha geológica, iluminando a água que forma o pequeno lago no interior da gruta. Fica próxima ao extremo Oeste da Ilha e logo após a Praia Vermelha. O local pode ser alcançado por uma trilha que liga a Praia Grande de Araçatiba à Gruta do Acaiá, a partir da Praia Vermelha ou de barco. A Gruta do Acaiá tem uns seis metros de extensão e está a uns três metros de profundidade.

gruta acaia brasil angra dos reis rj ilha grande passeio escuna paraiso paradisiaca
Foto de João Paulo Coutinho

Pico do Papagaio: O segundo ponto mais alto da Ilha Grande (990 m de altitude) é um símbolo da Ilha para a vila do Abraão. Olhando da vila do Abraão, é a cabeça de um papagaio; olhando de perto e dependendo do ângulo, podemos imaginar: um cachorro, um rato ou um elefante. Ai vai da imaginação de cada um! Lá do alto é possível avistar a Pedra da Gávea (RJ), Dedo de Deus na Serra dos Órgãos e vários outros locais. Vá se preparado para algumas horas de caminhada.

brasil angra dos reis rj ilha grande pico do papagaio trilha

Guia de viagem: O melhor de Ilha Grande

Ok, eu entendo que você tenha se apaixonado por Ilha Grande. Nós também nos apaixonamos e depois que fomos a primeira vez, sempre arrumávamos um tempo para viajar e passar uns dias na ilha.

Recentemente escrevemos um guia de viagem chamado O melhor de Ilha Grande, onde passamos todas as informações para fazer uma viagem até lá. Além das informações de como chegar, onde ficar, quais passeios fazer e sugestões de roteiros, no guia nós damos as nossas dicas! Dicas pessoais de quem já visitou a ilha por diversas vezes e manja do assunto! Tudo para você aproveitar melhor a sua viagem sem passar nenhum tipo de perrengue! Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre o guia!

ilhagrande[ebook]fanpage_1100px

Sobre o autor

Carioca da gema e flamenguista. Formado em Psicologia mas apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Morando em Dublin, Irlanda desde 2013, teve que deixar um pouco de lado o montanhismo, mas para compensar, roda o mundo em busca de aventuras e lindas paisagens.

  • http://www.blogger.com/profile/18401861710841753171 Marcus

    Esse lugar é o mais lindo do Rio, se não o do Brasil ! Vale a pena visitar este local paradisiaco !

  • Josie

    Ilha Grande é realmente tudo de bom,é um pedaço do Paraíso na terra,vale a pena conhecer,mas vale lembrar aos visitantes que a Ilha Grande é um paraíso ecológico,onde abriga diversas espécies,então,devemos fazer um turismo consciente,sem sujar,recolhendo os lixos que produzimos,não os deixando nas praias e nem nas trilhas.A Ilha é maravilhosa e precisa ser amada e respeitada,então pessoal vamos praticar o turismo ecológico e não o predatório,só quem realmente tem comprometimento com a natureza deve pisar na Ilha,valeu? acho que nome do Camping que vc menciona é o camping Paraíso(http://www.campingparaiso.com)ele fica na praia de Palmas bem perto a Lopes Mendes,acessem o site acima e vcs verão mais detalhes sobre camping.Boa viagem e sejam bem-vindos ao Paraíso que é a linda Ilha Grande.

    • Anonymous

      E COMO FAÇO PARA CHEGAR ATE LA,TEM BARCO QUE SAI DE ANGRA?

    • http://www.blogger.com/profile/00856521737397984400 Nica Lima

      Sou apaixonada por Palmas e o Campping que ele falou eu não lembro o nome mas é o Adilson e quem toma conta é um cara mega simpático chamado Mário! Bem na frente tem o Bar do Alexandre que tb tem uma área no mesmo campping! Eu indico a todos esse campping é o melhor relacionado a astral e tal! E quanto as barcas.. tem traineiras também que fazem a travessia durante a temporada.. custa em torno de R$25,00 a R$30,00 mas isso vai depender mt do feriado a tal.. vc pode pegar essa balsa pelo preço de R$7,00 em dias normais.

  • Renata

    Uma dica legal pra quem quer curtir as maravilhas da Ilha Grande,quem puder procure visitá-la em período de baixa temporada(março a maio e Agosto a novembro)excluindo os feriados prolongados que provavelmente virá a ter nestes períodos.Na baixa temporada a Ilha não estará entupida de turistas e as pousadas oferecem pacotes bem acessíveis, certamente você ficará bem mais a vontade e economizará bastante.Nota importante(A Ilha Grande não possui agências bancárias e nem caixas eletrônicos)

  • Anonymous

    Meu irmão, estive por duas vezes naquele paraiso sendo que na primeira tentei acampar em tres rios, o que nao foi possivel devido a falhas no planejamento. Agora da segunda vez fiquei numa pousada em Abraão por dois dias com passeio de escuna até a deslumbrante lagoa azul e depois peguei a trilha até a praia de palmas e no regresso da praia ao chegar em Abraão a maré tinha subido e o mar estava irresistível…me joguei.Foi tudo de bom!Valeu!!!

  • http://www.blogger.com/profile/04598294086684405018 Bruno

    @Josie, muito bom seu comentario! É sempre bom lembrar isso pra galera. O camping que eu fiquei não foi esse não. Pelo que me parece, esse ai é bem no inicio da praia né? O que eu fiquei foi no final. Onde tem uma corda que a galera fica subindo!

    @Renata Também prefiro viajar fora de época. Muito melhor pra curtir os lugares!

    @Anonimo Muito bom né? A ilha é muito bonita. Tem muito lugar pra conhecer!

  • Josete

    Muito bom o comentário da Josie,concordo em tudo que ela diz.Já fui na Ilha Grande duas vezes e se Deus permitir estarei retornando agora em maio/2011.Ilha Grande é o meu paraíso.

  • http://www.blogger.com/profile/06925214459005455130 etinho

    A Ilha foi o lugar mais lindo que visitei em toda minha vida, um lugar que tem tudo, praia, água doce e trilhas para treking.
    Se você nunca foi, vá. Não se arrependerá.
    Um abraço.

  • Anonymous

    eu ja fui la pelo menos 3 vezes e ainda nao conheço a ilha toda pois ha muita coisa pra conhecer la vc se emociona com tanta beleza uma a mais q a outra e a respeitos do valor da barca é de 4.50 à 6.50 mas nao chega ser caro e na ilha nao tem caixa eletrônico

  • http://www.blogger.com/profile/01612340000722624660 Nathalia Becho

    Olá! Já estava animada com minha viagem, depois de ler esse post tive certeza de que escolhi o lugar certo!
    Realmente parece o paraíso! Obrigada por compartilhar suas experiências com todos!!
    Essa lagoa azul que alguém comentou, é essa última foto da Praia do Caxadaço?
    Abraçoss

  • Anonymous

    Ilha do medo, pessoas morrem lá.

  • Anonymous

    pessoas morrem em todo os lugares imbeciil.

  • Anonymous

    ACABEI DE CHEGAR DA ILHA… ESTOU ENCANTADO ESTE LUGAR E MARAVILHOSO. CONHECI CADA LUGAR LINDO, CACHOEIRA DA FEITICEIRA, ILHA DOS MACACOS, A PRAIA DE DOIS RIOS, PRAIA PRETA, LAGOA AZUL, PRAIA DO AMOR,LOPES MENDE E A MAIORIA ATRAVES DAS TRILHAS, ANDA MUITO POREM VALE APENA… ENFIM SO FICOU FALTANDO CAXADAÇO, AVENTUREIRO E LAGOA VERDE(O TEMPO NÃO DEIXOU)RETORNAREI EM BREVE SOMENTE PARA CONHECER-LAS. UM BELISSIMO PASSEIO.

  • Daniele
  • http://www.blogger.com/profile/02397769826362666260 Roberto

    Estou ansioso para conhecer esse paraíso…
    Estarei la´nos próximos dias…

  • Anonymous

    Estarei lá em 17 Fevereiro, para passar o Carnaval. Estou super ansioso para conhecer este lugar. Vamos eu e minha namorada.

  • Anonymous

    E tao bom morar aqui na ilha !
    nao tinha percebido mais agora estou vendo o quanto a ilha mudou …. esta mais linda que antes ..

  • Anonymous

    A ilha Grande,sem falsa modéstia é o lugar mais lindo do Brasil!!!E uma dica,pra quem mora no Rio, o caminho mais econômico pra se chegar na Ilha Grande é indo por mangaratiba,por Angra dos Reis é mais complicado e o custo é maior.

  • Anonymous

    To indo pra la agora , :3 sem mentira meus tios tao vindo me buscar , dia 21 faço niver ja to de mochila pronta aki , meu tio tem uma casa la , em Proveta nessa foto , e mais ou menos a visaão que tem da casa dele , e muiiito bom , recomendo em

  • http://www.blogger.com/profile/05524966225530233785 Ivo André

    FAla meu amigo,
    acho que o camping na praia de Palmas que vc mencionou é o “Camping dos Coqueiros” os donos são o Tunico e sua esposa Carla, camping muito bom e de ótima estrutura! Acampo lá à quase 10 anos.

    Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/18203040909164272705 jean

    como eu faço p/ chegar ?

  • Anonymous

    Caros leitores,

    A Ilha Grande é certamente um paraíso, tem de tudo, e agrada geral, indico as belas praias da Feiticeira, Lagoa azul, Ubatubinha, Lagoa Verde e Freguesia do Santana pelo lado continental, já do outro lado (oceano), praia dos Meros, Parnaioca, Aventureiro e Lopes Mendes, o que falta hoje na Ilha Grande é o senso de preservação, tanto dos turistas, e dos que navegam por lá, eu encontro todo tipo de lixo boiando no entorno da ilha, como também na areia das praias mais desertas que visito, prezados visitantes preservem a ilha, pois ela merece.

  • Anonymous

    Prezados,

    Fiz o comentário acima, não posso esquecer de dizer que o melhor da Ilha Grande começa agora, apesar da água estar mais fria até setembro, a partir de junho o céu fica menos carregado de nuvens, tem muito mais horas de sol disponivel durante o dia, portanto chove muito menos nesses cinco próximos meses, aproveitem e por favor, não toquem nos animais que vivem nas pedras, como estrelas e corais, esses animais são muito sensíveis e talvez morram após a sua sessão de fotos com eles nas mãos.

    Abs, e curtam o paraíso.

  • manoella

    Ótimo site!!! Está de parabéns!!! Adorei as dicas! Já estive em Ilha Grande uma vez e adorei! Voltarei agora em julho com o meu namorado.. Espero explorar ainda mais esse lugar divino e paradisíaco!!!

  • http://www.blogger.com/profile/17565446786904105919 Deixa de Frescura!

    Pessoal, inicio desse ano voltei com a minha namorada à Ilha Grande e fizemos outro relato! Fomos a Cachadaço, Dois Rios à Cachoeira da Feiticeira. Varias dicas com muitas fotografias!

    http://www.deixadefrescura.com/2012/01/de-volta-ilha-grande.html

    Abs!

  • Gisely

    Fiquei na Ilha hospedada no Aquário Hostel, ao lado tem também o Tche Lagarto, são hostels, super em conta, lotados de gringos. Como estava na Vl. do Abrãao decidi fazer a trilha para Lopes Mendes a partir de lá e durou 2 horas e meia, mas voltei de barco. Realmente é a praia mais linda que já vi…

    • Ju

      Aquário Hostel é o melhor lugar pra se hospedar na Ilha Grande. Pessoal gente fina, hostel limpo, comida boa, piscina natural e mta festa! Eu recomendo 😉

  • Anonymous

    Olá!!!Já fui a Ilha Grande,realmente é um paraíso na terra!Fiquei no Alfa camping.Muito limpo,organizado!Gostei bastante de lá.Mas não existem só a opção de chegar lá por Mangaratiba ou Angra não…Vc pode ir um pouco mais a frente de Mangaratiba,para Conceição de Jacareí e pegar uma escuna ou qualquer embarcação que estiver disponível!De Conceição até Ilha Grande são apenas 40 a 50 minutos,e acredite,vale a pena pagar um pouco a mais e chegar mais rápido na Ilha!Da última vez que eu fui,dia 12/10/12,eu parti de Mangaratiba e peguei a barca (R$4,50) e levei 2 horas para chegar na Ilha,fora o fato de que,principalmente em alta temporada,o pessoal da Barcas S/A não respeita a lotação!Vai gente em pé e se (DEUS ME LIVRE) acontecer alguma coisa não tem colete para todo mundo!Pra voltar,depois de muito conversar com a Fátima do Caiçara Turismo (http://www.caicarailhagrande.com.br/),ela me indicou essa rota alternativa para Conceição.De Ilha Grande pra lá fui de escuna(R$20,00).
    Um conselho,faça amizade com os ilhéus!Ninguém melhor para conversar sobre a Ilha se não quem mora lá!Procure a Fátima do Caiçara Turismo.Além de ser um amor de pessoa,os passeios dela são maravilhosos!Boa viajem!!!
    Abs
    Daniela Andrade – Petrópolis-RJ

  • Ana Cristina

    Cara, adorei o site… Parabéns, estou indo a Ilha Grande dia 19/11/12 e anotei todas as dicas. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/16109965282974043899 Laierys Zaccari

    para final de ano qual será a media de preços dos camping?

    • Bruno Costa

      Olá Laierys,

      Depende da região que vc quer ir. Passamos o Ano Novo em Abraão e pagamos um pacote de R$200 por 4 dias. Veja aqui o roteiro http://deixadefrescura.com/2012/01/de-volta-ilha-grande.html

      Abs!

      • cynthia

        fui em janeiro e a lagoa azul ñ tava legal,tava verde e escura.em que mês vc acha melhor pra ir ,pra água ficar cristalina?

  • http://www.facebook.com/marcos.tricolor.73 Marcos

    Estive lá uma vez, vou voltar nesse próximo domingo dia 06/01….
    Expectativas mil!!! Outra cabeça, outro momento, outro tudo!!! Devo aproveitar bem mais, essa paradisíaca, Ilha Grande!
    Abraço!

    Marcos Tricolor

  • Fábio

    Para quem gosta de trilhas e quer conhecer os segredos de Ilha Grande é só procurar o guia João pontes (ver no face)..o cara conhece picos que vc nunca iria ver sem ele…

  • FNT

    Desde 2009 eu volto à ilha pelo menos 2 vezes por ano. É show de bola.
    Tem infraestrutura completa para Turismo, o atendimento na maioria dos locais é excepcional! Sou de São Paulo – SP. Achei vantajoso deixar o carro em Conceição de Jacareí, pois o estacionamento é mais barato que Angra e a Travessia de barco é mais rápida. Já fiquei em pousadas, Hostels e Campings… Não tenho reclamações! Perfect place!

  • Bruno

    Boa noite, estou indo para ilha grande e gostari de saber quanto custa em media um guia, pois ainda nao conheco a ilha.

  • Pingback: De volta à Ilha Grande - Diário de Reveillon - Deixa de Frescura!()

  • Joyce Ribeiro

    em novembro eh recomendavel ir? digo em relação a chuvas….

    • Bruno Costa

      Acho que sim, Joyce! Mas sempre dê uma conferia na previsão do tempo quando estiver chegando bem pertinho da sua viagem.

      • Anonima

        Alguém sabe me informar se no comercio local de Ilha Grande aceita cartão débito/crédito?

        • Bruno Costa

          Alguns restaurantes e mercados aceitam sim, mas não são todos.

  • cynthia

    em que meses do ano as águas ficam tranparentes; pois fuiem janeiro e ñ dava nem pra ver os peixes.

    • Bruno Costa

      Cynthia, não existe uma data específica. As vezes as chuvas do dia anterior podem ter alterado um pouco a cor da água, já que a ilha é cercada por montanhas.

  • Grazielle Oliveira

    Boa Noite,
    Parabéns por este site e post’s são excelentes.
    Então estou planejo conhecer a famosa Ilha Grande no carnaval, ir ao sábado e voltar na segunda feira, estou vendo no Camping ao qual vc’s indicaram a cima,(sera minha 1º vez acampando na vida)rs, sei que não é o suficiente mais em 2 dias da pra conhecer os picos ilarios da ilha? Os passeios de Escuna acabam compensando, ou com as mais diversas informações traçar as propiás trilhas, agradeço pelo retorno.

    • Jessica Veneravel

      Oi Grazielle,
      Não se assuste que os campings são super tranquilos e dá para conhecer bastante gente legal. Particularmente não gostamos muito desses passeios de escuna, pois em geral são caros e você fica pouco tempo em cada parada. No entanto, se você só tem dois dias, talvez valha a pena, pois você conseguirá conhecer muitas praias. E o segundo dia você pode deixar para fazer a trilha até a cachoeira da Feiticeira ou ir à Lopes Mendes. Abs!

  • Rodrigo Tiago Spilare

    Eu não sei o nome do camping mas é só perguntar onde é o camping do seu mario, todos o conheçem

  • Guest

    Poxa tiraram a postagem “De volta à Ilha Grande” do blog.
    Eu estava me baseando nessa postagem, para montar meu roteiro. =/
    Se puderem, coloquem novamente, pois estava sendo muito útil!
    Fico aguardando.

    • http://www.deixadefrescura.com Bruno Costa

      Olá! Na verdade não tiramos do ar não! Ocorreu um erro no link mas já consertamos! Caso ainda não consiga entrar, basta acessar por esse link: http://deixadefrescura.com/2012/01/de-volta-ilha-grande.html Valeu! =)

      • viviane

        Olá, estou me organizando pra ir de carro agora no carnaval 13/02/15, alguém sabe me informar mais ou menos o valor da diaria dos estacionamentos em Mangaratiba e se vale a pena ir de carro pra la ???

        • http://www.deixadefrescura.com Bruno Costa

          Olá Viviane, os estacionamentos são na média de R$ 10,00 a diaria, mas em alta temporada esse valor deve aumentar. Em fevereiro, antes do carnaval iremos lançar nosso Guia de viagem para Ilha Grande, será uma boa opção para você planejar sua viagem! Abs!

          • viviane

            Muito obrigado, vou ficar de olho.
            Ja fui duas vezes sendo uma de van que foi uma experiência muito chata e outra de micro-ônibus que foi maravilhoso porem muito caro . Sem contar que é preciso pagar uma autorização pra entrar em Mangaratiba, que ta na faixa de $200,00 quando o transporte é combi, micro-ônibus e van que é super difícil conseguir…Mais td vale a pena quando chego em Abraão…sem palavras pra expressa o que sinto nesse pedaço do céu na terra.
            Enviado pelo meu Windows Phone